...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Cultura / Rio abre nesta sexta-feira maior mostra imersiva sobre Frida Kahlo

Rio abre nesta sexta-feira maior mostra imersiva sobre Frida Kahlo

Repro­dução: © MIDIORAMA /Divulgação

Mostra retrata momentos marcantes na vida da artista mexicana


Pub­li­ca­do em 30/06/2023 — 06:32 Por Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A maior exposição imer­si­va em torno da vida da artista mex­i­cana Fri­da Kahlo abre as por­tas para o públi­co nes­ta sex­ta-feira (30)na cidade do Rio de Janeiro. A exposição, cri­a­da na Espan­ha, já pas­sou por Sal­vador e por São Paulo, soman­do mais de 250 mil vis­i­tas no Brasil. Ago­ra, Fri­da Kahlo – Uma Biografia Imer­si­va chega ao Museu Históri­co do Exérci­to e Forte de Copaca­bana, cartão-postal da cidade, local­iza­do na pra­ia de Copaca­bana.  

A exper­iên­cia imer­si­va con­ta com 13 ambi­entes com filmes, obras dig­i­tais e insta­lações artís­ti­cas que retratam os momen­tos mais rel­e­vantes da vida da artista. Os vis­i­tantes poderão con­ferir tam­bém fotografias históri­c­as de Fri­da, répli­cas das roupas que ela usa­va e que a alçaram como ícone da moda, além de col­orir desen­hos de Fri­da e pro­jetá-los em um painel dig­i­tal

“As exposições imer­si­vas são acessíveis a difer­entes idades, a difer­entes com­preen­sões e níveis cul­tur­ais. Uma cri­ança e sua avó podem ter a mes­ma exper­iên­cia, é muito mais sen­so­r­i­al, mais emo­cional”, diz Horário Brandão, relações públi­cas da mostra.

Rio de Janeiro (RJ) – A maior exposição imersiva em torno da vida da artista mexicana Frida Kahlo abre as portas hoje (30) para o público na cidade do Rio de Janeiro. Foto: MIDIORAMA /Divulgação
Repro­dução: Mostras imer­si­vas são acessíveis a difer­entes idades, diz Horá­cio Brandão, relações públi­cas do even­to — Midiorama/Divulgação

Fri­da viveu ape­nas 47 anos e teve uma história mar­cante.  “Não tem como errar, vemos a sil­hue­ta daque­las sobrancel­has emoldu­radas por um coque dec­o­ra­do com flo­res e sabe­mos se tratar dela. A super­fí­cie (camise­tas, bol­sas, todos os tipos de acessórios, pôsteres, ímãs de geladeira e até a pele) não impor­ta nem o lugar do mun­do: Fri­da Kahlo é hoje um ícone em todos os can­tos do plan­e­ta”, resume um dos painéis da exposição.

Mag­dale­na Car­men Fri­da Kahlo y Calderón nasceu em 6 de jul­ho de 1907, em Coyoacán, no Méx­i­co e é con­sid­er­a­da um ícone fem­i­ni­no das artes. Pin­tou retratos, autor­re­tratos, e obras inspi­radas na natureza e artefatos do Méx­i­co. Muito do que viveu, Fri­da colo­cou nas obras. A história da artista é atrav­es­sa­da por uma poliomielite ain­da na infân­cia, que atrofiou os mús­cu­los da per­na dire­i­ta e por um aci­dente de ônibus, aos 18 anos, que provo­cou múlti­plas frat­uras e a deixou em uma cama por um lon­go perío­do. Ela, então, começou a pin­tar, usan­do um cav­alete adap­ta­do à cama. A vida de Fri­da pas­sa tam­bém por luta políti­ca, amores e paixões, pelo casa­men­to com o artista mex­i­cano Diego Rivera e por via­gens ao exte­ri­or.

O obje­ti­vo da mostra é que os vis­i­tantes per­cor­ram os prin­ci­pais momen­tos dessa tra­jetória e tam­bém ten­ham exper­iên­cias lúdi­cas. Segun­do Brandão, exposições imer­si­vas, mes­mo não mostran­do fisi­ca­mente as obras orig­i­nais dos artis­tas, podem ser uma por­ta de entra­da para o mun­do das artes. “É uma por­ta de entra­da para mui­ta gente no uni­ver­so das artes, que, para a maio­r­ia das pes­soas, é algo de elite. Então, tem-se uma for­ma de chegar para todo mun­do e faz­er com que mais pes­soas sejam treinadas no seu olhar, no seu gos­to. para que desen­volvam essa cul­tura artís­ti­ca.”

O dire­tor-ger­al e curador da exposição, Rafael Reis­man, que já real­i­zou out­ras mostras imer­si­vas, como a Space Adven­ture, Beyond Van GoghVan Gogh Live 8K e The Art of Banksy, ressaltou a escol­ha dos locais para tais exposições. “Estão de fato num local onde as pes­soas já vão cor­riqueira­mente e aproveitam para ir à exposição”, diz. Essa lóg­i­ca, no entan­to, acabou se inver­tendo, segun­do Reis­man. Por onde pas­saram, as exposições imer­si­vas é que acabaram atrain­do o públi­co para os locais. Para ele, esse for­ma­to tende a crescer: “Vai ser uma tendên­cia ain­da maior e maior”, diz.

Fri­da Kahlo – Uma Biografia Imer­si­va foi cri­a­da pela Fri­da Kahlo Cor­po­ra­tion e pela empre­sa Lay­ers of Real­i­ty. A exper­iên­cia pas­sou pela Europa, Améri­ca do Norte e Améri­ca Lati­na. A exposição pode ser vis­i­ta­da até 27 de agos­to, de terça a domin­go, das 10h às 20h. Os ingres­sos vari­am de R$ 60 a R$ 150 – preços da entra­da inteira –, depen­den­do do dia da sem­ana e da modal­i­dade de agen­da­men­to e estão disponíveis em Fridakahlorio.com.br.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d