...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / G20: Brasil vai priorizar temas como saúde, tecnologia e meio ambiente

G20: Brasil vai priorizar temas como saúde, tecnologia e meio ambiente

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Encontro das 20 maiores economias será nos dias 30 e 31 em Roma


Pub­li­ca­do em 22/10/2021 — 21:34 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

As áreas da saúde, tec­nolo­gia, pro­dução de ener­gia e meio ambi­ente serão as pri­or­i­dades do Brasil no próx­i­mo encon­tro do G20, grupo for­ma­do pelas 20 maiores econo­mias do mun­do, nos dias 30 e 31, em Roma, cap­i­tal da Itália.

Segun­do o secretário de Comér­cio Exte­ri­or e Assun­tos Econômi­cos do Ita­ma­raty, Sar­quis José Sar­quis, serão trata­dos assun­tos sobre econo­mia e saúde glob­al, mudanças do cli­ma e desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el.

“Eles terão uma dis­cussão divi­di­da, estru­tu­ra­da em três sessões. A primeira sobre econo­mia glob­al e saúde glob­al. A segun­da sobre mudança do cli­ma e meio ambi­ente. A ter­ceira sobre desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el. Tam­bém terão tro­cas infor­mais de impressões, comen­tários sobre dois grandes temas que estarão em even­tos para­le­los, que tratarão de apoio a peque­nas e médias empre­sas coman­dadas por mul­her”, disse o secretário. Out­ro even­to para­le­lo, segun­do Sar­quis, será sobre o papel do setor pri­va­do na luta con­tra a mudança do cli­ma.

Em entre­vista à Voz do Brasil, Sar­quis afir­mou ain­da que out­ro pon­to em dis­cussão será um comér­cio inter­na­cional com menos bar­reiras tar­ifárias. Além das reuniões do G20, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro e os min­istros vão par­tic­i­par de encon­tros bilat­erais.

“Alguns país­es como os da União Europeia, Esta­dos Unidos e mes­mo país­es emer­gentes como Chi­na e Índia, que são grandes econo­mias, têm pro­gra­mas de apoio domés­ti­co que visam a sub­sidiar a pro­dução agrí­co­la. Alguns dess­es sub­sí­dios são jus­ti­fi­ca­dos quan­do apli­ca­dos à pop­u­lação car­ente e assim suces­si­va­mente. Mas out­ros acabam dis­torcendo as condições de mer­ca­do, acabam reduzin­do preços de ali­men­tos de for­ma arti­fi­cial, o que faz com que país­es que são muito com­pet­i­tivos em ali­men­tos, em pro­du­tos agrí­co­las como Brasil, Argenti­na e out­ros país­es da Améri­ca do Sul, não ten­ham condições de se ben­e­fi­ciar dess­es mer­ca­dos”, argu­men­tou.

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

Cúpula do G20

O G20 irá ante­ci­par alguns debates pre­vis­tos para a COP26, a Cúpu­la sobre Mudanças Climáti­cas da ONU, mar­ca­da para 31 de out­ubro a 12 de novem­bro, na cidade de Glas­gow, na Escó­cia.

Nes­ta sex­ta-feira (22), rep­re­sen­tantes do gov­er­no brasileiro e da União Europeia fiz­er­am uma reunião vir­tu­al sobre o cli­ma. O chefe de gabi­nete do Min­istério das Relações Exte­ri­ores, Achilles Zalu­ar, afir­mou que a ideia é con­stru­ir con­sen­so sobre o assun­to.

A Cúpu­la do G20 vai mar­car a retoma­da das reuniões pres­en­ci­ais do grupo. No ano pas­sa­do, o encon­tro foi vir­tu­al por causa da pan­demia de covid-19. Parte da comi­ti­va que rep­re­sen­ta o Brasil embar­ca neste domin­go.

*Com infor­mações de Vic­tor Ribeiro, da Rádio Nacional

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d