...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Sonia Guajajara aciona governador do MS após prisão de indígenas

Sonia Guajajara aciona governador do MS após prisão de indígenas

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Ministra diz que detenção de lideranças pela PM foi arbitrária


Pub­li­ca­do em 04/03/2023 — 16:23 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A min­is­tra dos Povos Indíg­ne­nas, Sonia Gua­ja­jara, noti­fi­cou o gov­er­nador do Mato Grosso do Sul, Eduar­do Riedel, pedin­do providên­cias sobre o caso envol­ven­do três lid­er­anças indí­ge­nas Kaiowá Laran­jeira Nhan­deru. Os indí­ge­nas foram pre­sos em ação da Polí­cia Mil­i­tar no municí­pio de Rio Bril­hante, ao ocu­parem a região da Fazen­da de Inho. A área está em proces­so de reg­u­lar­iza­ção fundiária pela Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai).

De acor­do com a pas­ta, os indí­ge­nas Clara Bar­bosa, Adau­to Bar­bosa e Luci­mar Cen­turião foram deti­dos sob acusação de esbul­ho pos­sessório, resistên­cia e des­obe­diên­cia e, mes­mo após audiên­cia de custó­dia, seguem pre­sos. Uma equipe da Funai que foi até o local teria sido impe­di­da de acom­pan­har ação pela própria PM, diz o min­istério, que clas­si­fi­ca a medi­da como incon­sti­tu­cional.

“É inad­mis­sív­el que uma ação como esta avance sob cor­pos e ter­ritórios indí­ge­nas com taman­ha vio­lên­cia, como foi relata­do. Os Guarani-Kaiowá estão ali lutan­do pelo dire­ito que lhes é garan­ti­do por lei e sabem que podem con­tar com o apoio e res­guar­do tan­to do MPI, quan­to da Funai, que foi impe­di­da de acom­pan­har a ação. Por isso, aguar­do retorno urgente do gov­er­nador Eduar­do, cer­ta de que ele não com­pactua com isso e não será conivente com desas­troso desen­ro­lar des­ta ação”, declar­ou a min­is­tra dos povos indí­ge­nas, de acor­do com sua asses­so­ria.

A reportagem procurou a asses­so­ria da Polí­cia Mil­i­tar de Mato Grosso do Sul (PMMS) para pedir esclarec­i­men­tos sobre a oper­ação e a prisão dos indí­ge­nas e aguar­da retorno.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d