...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Yanomami pedem água potável e dizem que garimpo ilegal contamina rios

Yanomami pedem água potável e dizem que garimpo ilegal contamina rios

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Pesquisadores buscam solução para comunidades


Pub­li­ca­do em 17/02/2023 — 06:42 Por Vitor Abdala — Envi­a­do espe­cial — Boa Vista (RR)

ouvir:

“A água está doente em toda a ter­ra indí­ge­na yanoma­mi”. Assim o líder indí­ge­na Júnior Heku­rari Yanoma­mi apre­sen­ta mais um dra­ma de seu povo: a fal­ta de água potáv­el para con­sumo pelas comu­nidades locais, no oeste de Roraima e norte do Ama­zonas.

Boa Vista (RR), 14/02/2023, O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana - Condisi-YY, Júnior Hekurari Yanomami, fala sobre a questão dos indígenas Yanomami no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yek'uana - DSEI YY.
Repro­dução: Pres­i­dente do Con­sel­ho Dis­tri­tal de Saúde Indí­ge­na Yanoma­mi e Ye’kua­na — Con­disi-YY, Júnior Heku­rari Yanoma­mi — Rove­na Rosa/Agência Brasil

Pres­i­dente do Con­sel­ho Dis­tri­tal de Saúde Indí­ge­na Yanoma­mi e Yek’uana (Codisi-YY), Júnior expli­ca que os cor­pos hídri­cos da ter­ra yanoma­mi estão con­t­a­m­i­na­dos por metais pesa­dos, usa­dos pelos garimpeiros no proces­so de extração ile­gal de ouro. Segun­do ele, a fal­ta de água é um prob­le­ma grave neste momen­to para os indí­ge­nas.

“A água é o prin­ci­pal para a vida das comu­nidades. E não há água, como a gente vê, porque está toda con­t­a­m­i­na­da. Não temos mais água, só lama. Esta­mos falan­do só em garan­tir ali­men­tação, mas a gente pre­cisa tam­bém de um sis­tema de água para as comu­nidades”, afir­ma.

Surucucu (RR), 10/02/2023 - Ivo Yanomami, liderança da Maloca de Xerimifique, em Surucucu, Terra Indígena Yanomami. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Ivo Yanoma­mi, lid­er­ança da Mal­o­ca de Xerim­i­fique, em Suru­cu­cu, Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Em visi­ta à região de Suru­cu­cu, na sem­ana pas­sa­da, a equipe de reportagem da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) encon­trou indí­ge­nas pedin­do água limpa. “Mui­ta água suja. Nós ‘toma’ e bar­ri­ga dói”, reclam­ou Ivo Yanoma­mi, tux­aua, líder da comu­nidade de Xir­im­i­fik.

Recla­mação semel­hante foi relata­da por um indí­ge­na que esta­va em Boa Vista, para atendi­men­to médi­co. “Água suja para com­er, estra­ga o peixe. Cri­anças muito fra­cas. Água, bebe-se suja e bar­ri­ga dói muito”, disse o jovem Enenexi Yanoma­mi.

Segun­do Júnior Yanoma­mi, o gov­er­no pre­cisa cri­ar algum pro­je­to urgente para aten­der às comu­nidades. “É impor­tante a água chegar à comu­nidade. São muitas e não há onde bus­car essa água”, con­tou. “A água pre­cisa ser cura­da. As comu­nidades pre­cisam ser curadas.”

A Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) iden­ti­fi­cou a relação entre desnu­trição e con­sumo de água em condições impróprias em duas comu­nidades yanoma­mi, no esta­do do Ama­zonas. Os pesquisadores estão bus­can­do uma solução que ofer­eça água potáv­el para essa pop­u­lação.

Em nota, o Min­istério do Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Família e Com­bate à Fome (MDS) infor­mou que “téc­ni­cos estão anal­isan­do a mel­hor for­ma e tec­nolo­gia de armazena­men­to de água viáveis para a região. Ela deve ser efi­ciente para a real­i­dade local e respeitar os saberes e cos­tumes do povo yanoma­mi”.

Ain­da segun­do a nota, o min­istério infor­mou que, des­de o iní­cio das ações emer­gen­ci­ais de atendi­men­to aos indí­ge­nas, tem agi­do para “elim­i­nar as situ­ações de inse­gu­rança hídri­ca e ali­men­tar” da pop­u­lação e que já entre­gou quase 80 toneladas de man­ti­men­tos e medica­men­tos aos indí­ge­nas.

“O MDS, como estru­tu­ra do gov­er­no fed­er­al, tra­bal­ha em con­jun­to para que essa tragé­dia human­itária não se repi­ta mais em nos­so país. É dev­er do Esta­do acol­her e via­bi­lizar condições para que o povo yanoma­mi pos­sa ter condições dig­nas de existên­cia e que sejam respeitadas sua ter­ra e cul­tura”, acres­cen­ta a nota.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d