...
sábado ,11 maio 2024
Home / Noticias / Hoje é Dia: Tom Jobim e Bossa Nova são destaques

Hoje é Dia: Tom Jobim e Bossa Nova são destaques

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Confira as principais datas da semana entre 23 e 29 de janeiro


Publi­ca­do em 23/01/2022 — 08:15 Por Thi­a­go Gui­ma­rães — Esta­giá­rio Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

Nes­ta sema­na, do dia 23 ao dia 29 de janei­ro, o Hoje é Dia relem­bra um dos mai­o­res nomes da músi­ca popu­lar bra­si­lei­ra: Antô­nio Car­los Jobim, o Tom Jobim. Além do maes­tro, o pin­tor nor­te-ame­ri­ca­no Jack­son Pol­lock, o Dia Naci­o­nal da Bos­sa Nova e o Dia da Visi­bi­li­da­de Trans tam­bém são des­ta­ques.

Nascimento de Tom Jobim

Nes­te dia 25 de janei­ro, o maes­tro Antô­nio Car­los Jobim, mais conhe­ci­do por Tom Jobim, faria 95 anos. Sen­do um dos expo­en­tes da bos­sa nova, Tom mar­cou a músi­ca bra­si­lei­ra com ele­men­tos do jazz e com­po­si­ções que até hoje são lem­bra­das por mui­tos no mun­do. Entre elas estão Águas de Mar­çoSó Tinha de Ser com Você, ambas com a sau­do­sa Elis Regi­na, e a eter­na Garo­ta de Ipa­ne­ma, regra­va­da inclu­si­ve pelo nor­te-ame­ri­ca­no Frank Sina­tra, que o con­si­de­ra­va um gênio.

Víti­ma de uma para­da car­día­ca, Tom Jobim fale­ceu aos 67 anos de ida­de, em 1994. Con­fi­ra abai­xo o pri­mei­ro de três epi­só­di­os do pro­gra­ma De Lá Pra Cá, da TV Bra­sil, dedi­ca­do à vida e à obra des­se gênio da músi­ca bra­si­lei­ra.

Dia Nacional da Bossa Nova

Tam­bém no dia 25 de janei­ro é come­mo­ra­do o Dia da Bos­sa Nova. O gêne­ro musi­cal é deri­va­do do sam­ba e sur­giu na déca­da de 1950 a par­tir das deman­das de uma gera­ção de jovens que esta­va em bus­ca de uma músi­ca mais de acor­do com o que eles vivi­am no Rio de Janei­ro daque­la épo­ca. Ide­a­li­za­da por Antô­nio Car­los Jobim, Viní­cius de Mora­es e João Gil­ber­to no rit­mo, a bos­sa nova trou­xe uma sim­pli­fi­ca­ção do sam­ba cari­o­ca, com ele­men­tos do jazz nor­te-ame­ri­ca­no e com­po­si­ções com letras mais leves quan­do com­pa­ra­das às do sam­ba.

A músi­ca que mar­cou o come­ço da bos­sa nova é de auto­ria de Tom Jobim e Viní­cius de Mora­es e é con­du­zi­da pela belís­si­ma voz de Eli­za­beth Car­do­so, além de con­tar com João Gil­ber­to no vio­lão. Che­ga de Sau­da­de, de 1958, foi regra­va­da pos­te­ri­or­men­te na voz de João Gil­ber­to, ganhan­do mais noto­ri­e­da­de. Na déca­da de 1960, a bos­sa nova con­quis­tou o Bra­sil e o mun­do.

Con­fi­ra abai­xo o docu­men­tá­rio fei­to pela TV Bra­sil na oca­sião dos 60 anos da bos­sa nova.

Nascimento de Jackson Pollock

No dia 28 de janei­ro é come­mo­ra­do o ani­ver­sá­rio de vida do pin­tor esta­du­ni­den­se Jack­son Pol­lock. Ele é con­si­de­ra­do um dos pin­to­res mais influ­en­tes do sécu­lo 20 com o seu esti­lo artís­ti­co um tan­to quan­to dife­ren­te dos padrões da épo­ca. Nes­se con­tex­to, as pin­tu­ras do nor­te-ame­ri­ca­no depen­di­am mui­to do seu movi­men­to cor­po­ral, cri­an­do figu­ras dinâ­mi­cas e dis­tin­tas. Ele é con­si­de­ra­do um dos pre­cur­so­res do acti­on pain­ting, tipo de pin­tu­ra deri­va­da do sur­re­a­lis­mo. Pol­lock fale­ceu aos 44 anos, em 1956, víti­ma de um aci­den­te auto­mo­bi­lís­ti­co enquan­to diri­gia alco­o­li­za­do.

Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

Já em 28 de janei­ro é lem­bra­do o Dia Naci­o­nal do Com­ba­te ao Tra­ba­lho Escra­vo. A data faz memó­ria a três audi­to­res fis­cais do tra­ba­lho que foram assas­si­na­dos em uma fazen­da de Unaí (MG) enquan­to inves­ti­ga­vam denún­ci­as de tra­ba­lho escra­vo. Só em 2020, qua­se mil pes­so­as foram res­ga­ta­das de tra­ba­lho aná­lo­go à escra­vi­dão. Des­sa for­ma, essa data vem lem­brar e aler­tar que milha­res de pes­so­as, de acor­do com o Minis­té­rio Públi­co, ain­da são for­ça­das a fazer esse tipo de tra­ba­lho e que isso ain­da é uma rea­li­da­de no Bra­sil.

Dia da Previdência Social

O 24 de janei­ro é o Dia da Pre­vi­dên­cia Soci­al. Esta data foi ins­ti­tuí­da em home­na­gem à Lei Eloy Cha­ves, que foi apro­va­da em 24 de janei­ro de 1923. A lei fun­dou a base do sis­te­ma pre­vi­den­ciá­rio bra­si­lei­ro a par­tir da cri­a­ção da Cai­xa de Apo­sen­ta­do­ri­as e Pen­sões para os empre­ga­dos das empre­sas fer­ro­viá­ri­as. Hoje, a cober­tu­ra pre­vi­den­ciá­ria no Bra­sil é bas­tan­te ele­va­da.

Con­fi­ra abai­xo a repor­ta­gem do Agro Naci­o­nal, pro­gra­ma da TV Bra­sil, sobre como o tra­ba­lha­dor rural pode usu­fruir de bene­fí­ci­os da Pre­vi­dên­cia Soci­al.

Dia da Visibilidade Trans

No dia 29 de janei­ro, é o Dia da Visi­bi­li­da­de Trans. A data foi ins­ti­tuí­da em 2004 por con­ta da cam­pa­nha “Tra­ves­ti e Res­pei­to”. Esta ini­ci­a­ti­va é um mar­co na luta pelo reco­nhe­ci­men­to des­ta clas­se no Bra­sil. O Dia da Visi­bi­li­da­de Trans tam­bém foi cri­a­do para recor­dar a impor­tân­cia de cri­ar opor­tu­ni­da­des para a popu­la­ção trans e tra­ves­ti. Recen­te­men­te o Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral (TSE) garan­tiu que o nome soci­al pode­rá ser uti­li­za­do no títu­lo de elei­tor nas pró­xi­mas elei­ções, assim como é fei­to des­de 2018.

*Com super­vi­são de Ales­san­dra Este­ves

Confira na tabela do Hoje é Dia outros fatos e datas que marcaram a semana

23 a 29 de Janei­ro de 2022
24

Dia da Pre­vi­dên­cia Soci­al — a data é uma home­na­gem à publi­ca­ção da Lei Eloy Cha­ves, em 24 de janei­ro de 1923, que ins­ti­tuía a base do sis­te­ma pre­vi­den­ciá­rio bra­si­lei­ro, por meio da cri­a­ção da Cai­xa de Apo­sen­ta­do­ri­as e Pen­sões para os empre­ga­dos das empre­sas fer­ro­viá­ri­as

25

Nas­ci­men­to do advo­ga­do, pro­fes­sor, polí­ti­co e ex-pre­si­den­te do Bra­sil, sul-mato-gros­sen­se Jânio Qua­dros (105 anos)

Nas­ci­men­to do can­tor flu­mi­nen­se Antô­nio Car­los Jobim, o Tom Jobim (95 anos)

Mor­te do gangs­ter esta­du­ni­den­se Al Capo­ne, Alphon­se Gabri­el Capo­ne (75 anos)

Nas­ci­men­to do joga­dor por­tu­guês Eusé­bio (80 anos) — con­si­de­ra­do um dos melho­res fute­bo­lis­tas de todos os tem­pos pela Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal de His­tó­ria e Esta­tís­ti­cas do Fute­bol (IFHHS), espe­ci­a­lis­tas e fãs. Rece­beu a alcu­nha de “Pan­te­ra Negra”

Nas­ci­men­to do ex-joga­dor de fute­bol minei­ro Edu­ar­do Gon­çal­ves de Andra­de, o Tos­tão (75 anos)

Dia do Car­tei­ro — a data res­ga­ta a memó­ria da cri­a­ção em 25 de janei­ro de 1663 do Cor­reio-Mor no Bra­sil, cujo pri­mei­ro titu­lar foi Luiz Gomes da Mat­ta Neto, que já era o Cor­reio-Mor do Rei­no, em Por­tu­gal

Dia da Bos­sa Nova

26

Mor­te do radi­a­lis­ta flu­mi­nen­se Rena­to Mur­ce (35 anos) — foi pro­du­tor da Rádio Naci­o­nal

27

Dia Inter­na­ci­o­nal em Memó­ria das Víti­mas do Holo­caus­to

Dia Inter­na­ci­o­nal do Con­ser­va­dor Res­tau­ra­dor

28

Mor­te do polí­ti­co cea­ren­se José Linha­res (65 anos) — foi pre­si­den­te do Bra­sil duran­te três meses e cin­co dias

Nas­ci­men­to do pin­tor esta­du­ni­den­se Jack­son Pol­lock (110 anos) — foi refe­rên­cia no movi­men­to do expres­si­o­nis­mo abs­tra­to. Ele se tor­nou conhe­ci­do por seu esti­lo úni­co de pin­tu­ra por gote­ja­men­to

Dia Naci­o­nal de Com­ba­te ao Tra­ba­lho Escra­vo — a data relem­bra a cha­ci­na come­ti­da em Unaí — MG da equi­pe de audi­to­res que esta­va indo inves­ti­gar uma denún­cia de tra­ba­lho escra­vo numa fazen­da local

Dia Inter­na­ci­o­nal da Pri­va­ci­da­de de Dados

Dia Mun­di­al dos Corais da Amazô­nia

Fun­da­ção no Reci­fe do Ins­ti­tu­to Arque­o­ló­gi­co, His­tó­ri­co e Geo­grá­fi­co Per­nam­bu­ca­no (160 anos)

29

Dia da Visi­bi­li­da­de Trans

Cri­a­ção da Região Admi­nis­tra­ti­va da Fer­cal — RA XXXI — por meio da Lei nº 4.745, de 2012 (10 anos)

 

Edi­ção: Ales­san­dra Este­ves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

PF vai investigar fake news sobre ações de socorro ao RS

Repro­du­ção: © Polí­cia Federal/ Divul­ga­ção Ministério da Justiça pediu investigação após solicitação da Secom Publicado …