...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Morre Paulo de Tarso Sanseverino, ministro do STJ, aos 63 anos

Morre Paulo de Tarso Sanseverino, ministro do STJ, aos 63 anos

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Magistrado estava internado para tratamento de um câncer


Pub­li­ca­do em 08/04/2023 — 19:27 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro do Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça (STJ), Paulo de Tar­so Vieira San­sev­eri­no, mor­reu neste sába­do (8), aos 63 anos. San­sev­eri­no esta­va inter­na­do em um hos­pi­tal de sua cidade Natal, Por­to Ale­gre, no Rio grande do Sul, dev­i­do a um câncer. Ele era casa­do e deixa dois fil­hos.

Bacharel em Dire­ito pela PUC-RS (1983), Paulo de Tar­so San­sev­eri­no foi pro­mo­tor de Justiça e desem­bar­gador do Tri­bunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Em 2010, foi nomea­do ao STJ pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va para vaga des­ti­na­da a mem­bros dos tri­bunais estad­u­ais. Des­de novem­bro de 2021, era min­istro sub­sti­tu­to do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE).

Manifestações

A pres­i­dente do STJ, min­is­tra Maria Thereza de Assis Moura, hom­e­na­geou o cole­ga de corte. “[San­sev­eri­no] teve uma car­reira admiráv­el, e seu lega­do como jurista, mag­istra­do e pro­fes­sor é uma inspi­ração. Ele deixa um exem­p­lo de inte­gri­dade, de amor à família, de amizade, de seriedade profis­sion­al e de pre­ocu­pação ver­dadeira com a justiça em seu sen­ti­do mais pro­fun­do”.

O min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al e pres­i­dente do TSE, Alexan­dre de Moraes expres­sou seu pesar por uma rede social. “Em nome da Justiça Eleitoral, expres­so pro­fun­do pesar e sol­i­dariedade aos famil­iares e ami­gos do Min. Paulo de Tar­so San­sev­eri­no, que nos hon­rou com sua com­petên­cia, leal­dade e amizade. Um grande mag­istra­do, ami­go e ser humano”.

Velório

O velório será neste domin­go (9), a par­tir das 10h, na capela do Cemitério São José, no Cre­matório Met­ro­pol­i­tano de Por­to Ale­gre (aveni­da Oscar Pereira, 584, bair­ro Azen­ha).

Na segun­da-feira (10), o cor­po seguirá para velório, a par­tir das 7h30, no auditório do Cre­matório Met­ro­pol­i­tano. A cer­imô­nia final está pre­vista para 15h.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d