...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Noticias / Uruguai envia helicóptero para ajudar nos resgates no RS

Uruguai envia helicóptero para ajudar nos resgates no RS

Repro­dução: © Foto: Ricar­do Stuck­ert / PR

Em todo o estado foram resgatadas das enchentes quase 18 mil pessoas


Publicado em 05/05/2024 — 12:11 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O gov­er­no do Uruguai disponi­bi­li­zou um helicóptero e uma equipe para aux­il­iar nos res­gates de pes­soas ilhadas pelas chu­vas do Rio Grande do Sul (RS). A aeron­ave da Força Aérea do Uruguai con­ta com uma equipe de oito pes­soas, entre pilo­tos, copi­lo­tos, téc­ni­cos e socor­ris­tas. A pre­visão é que o grupo opere nos res­gates em San­ta Maria (RS) a par­tir da tarde deste domin­go (5).

“O Brasil agradece pela ráp­i­da e efi­ciente respos­ta do gov­er­no do Uruguai nes­ta #Assistên­ci­aHu­man­itária cru­cial para apoiar as comu­nidades gaúchas afe­tadas pelas inun­dações”, infor­mou, em uma rede social, a Agên­cia Brasileira de Coop­er­ação (ABC) do Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE).

A enti­dade lig­a­da ao Ita­ma­raty acres­cen­tou que a equipe urugua­ia está em Bagé (RS), já abaste­ci­da, aguardan­do mel­hores condições mete­o­rológ­i­cas para seguir para San­ta Maria. “A ação é fru­to de nego­ci­ações entre Uruguai e Brasil, sob coor­de­nação das chance­lar­ias dos 2 país­es”, com­ple­tou.

Em nota, a Força Aérea do Uruguai infor­mou que respon­deu “de maneira ime­di­a­ta ao pedi­do de colab­o­ração inter­na­cional real­iza­do pelo Brasil para faz­er frente as cat­a­stró­fi­cas inun­dações”.

Resgates

O número de res­gata­dos em meio a alaga­men­tos chegou a 17,9 mil, segun­do bole­tim divul­ga­do pelo gov­er­no do esta­do às 22h de sába­do (4). Só na ser­ra gaúcha, 431 pes­soas foram res­gatadas, sendo 145 por helicóptero.

Uma força tare­fa for­ma­da por 3,3 mil servi­dores, entre bombeiros, poli­ci­ais civis e mil­itares e mem­bros das Forças Armadas, estão atuan­do no res­gates, com equipes do gov­er­no fed­er­al e de out­ras nove unidades da fed­er­ação, como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

De acor­do com o gov­er­no do Rio Grande do Sul, a fro­ta para res­gates é for­ma­da por 1,4 mil veícu­los, entre aeron­aves, viat­uras e embar­cações. De acor­do com o gov­er­no fed­er­al, há 29 helicópteros das Forças Armadas mobi­liza­dos para as oper­ações, além de qua­tro aeron­aves.

Já o número de pes­soas mor­tas pelas fortes chu­vas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 66, de acor­do com o últi­mo bole­tim da Defe­sa Civ­il divul­ga­do às 9h deste domin­go. Out­ros seis óbitos ain­da estão em inves­ti­gação e out­ras 155 pes­soas estão feri­das. Há ain­da 101 desa­pare­ci­dos.

O número de mortes super­ou a últi­ma catástrofe ambi­en­tal do esta­do em setem­bro de 2023, quan­do 54 pes­soas perder­am a vida. As autori­dades afir­mam que este é o pior desas­tre climáti­co da história gaúcha.

As chu­vas tam­bém obri­garam 95,7 mil pes­soas a aban­donarem suas casas, entre 80,5 mil desa­lo­ja­dos e 15,1 mil desabri­ga­dos. Ao todo, as chu­vas já afe­taram 707,1 mil pes­soas no esta­do. Dos 497 municí­pios gaú­chos, 332 foram afe­ta­dos pelas fortes chu­vas, o que rep­re­sen­ta 66% do total.

O gov­er­no gaú­cho pede aju­da para a pop­u­lação. Os itens mais necessários são colchões, roupa de cama, roupa de ban­ho, cober­tores, água potáv­el, ração ani­mal e ces­tas bási­cas, pref­er­en­cial­mente fechadas, para facil­i­tar o trans­porte. Sai­ba como doar.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Falta de chuvas deixa em alerta cidades da região metropolitana do Rio

Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do Cedae pede aos consumidores que usem água de forma equilibrada …