...
sábado ,18 maio 2024
Home / Noticias / Uruguai envia helicóptero para ajudar nos resgates no RS

Uruguai envia helicóptero para ajudar nos resgates no RS

Repro­du­ção: © Foto: Ricar­do Stuc­kert / PR

Em todo o estado foram resgatadas das enchentes quase 18 mil pessoas


Publicado em 05/05/2024 — 12:11 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O gover­no do Uru­guai dis­po­ni­bi­li­zou um heli­cóp­te­ro e uma equi­pe para auxi­li­ar nos res­ga­tes de pes­so­as ilha­das pelas chu­vas do Rio Gran­de do Sul (RS). A aero­na­ve da For­ça Aérea do Uru­guai con­ta com uma equi­pe de oito pes­so­as, entre pilo­tos, copi­lo­tos, téc­ni­cos e socor­ris­tas. A pre­vi­são é que o gru­po ope­re nos res­ga­tes em San­ta Maria (RS) a par­tir da tar­de des­te domin­go (5).

“O Bra­sil agra­de­ce pela rápi­da e efi­ci­en­te res­pos­ta do gover­no do Uru­guai nes­ta #Assis­tên­ci­aHu­ma­ni­tá­ria cru­ci­al para apoi­ar as comu­ni­da­des gaú­chas afe­ta­das pelas inun­da­ções”, infor­mou, em uma rede soci­al, a Agên­cia Bra­si­lei­ra de Coo­pe­ra­ção (ABC) do Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res (MRE).

A enti­da­de liga­da ao Ita­ma­raty acres­cen­tou que a equi­pe uru­guaia está em Bagé (RS), já abas­te­ci­da, aguar­dan­do melho­res con­di­ções mete­o­ro­ló­gi­cas para seguir para San­ta Maria. “A ação é fru­to de nego­ci­a­ções entre Uru­guai e Bra­sil, sob coor­de­na­ção das chan­ce­la­ri­as dos 2 paí­ses”, com­ple­tou.

Em nota, a For­ça Aérea do Uru­guai infor­mou que res­pon­deu “de manei­ra ime­di­a­ta ao pedi­do de cola­bo­ra­ção inter­na­ci­o­nal rea­li­za­do pelo Bra­sil para fazer fren­te as catas­tró­fi­cas inun­da­ções”.

Resgates

O núme­ro de res­ga­ta­dos em meio a ala­ga­men­tos che­gou a 17,9 mil, segun­do bole­tim divul­ga­do pelo gover­no do esta­do às 22h de sába­do (4). Só na ser­ra gaú­cha, 431 pes­so­as foram res­ga­ta­das, sen­do 145 por heli­cóp­te­ro.

Uma for­ça tare­fa for­ma­da por 3,3 mil ser­vi­do­res, entre bom­bei­ros, poli­ci­ais civis e mili­ta­res e mem­bros das For­ças Arma­das, estão atu­an­do no res­ga­tes, com equi­pes do gover­no fede­ral e de outras nove uni­da­des da fede­ra­ção, como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janei­ro.

De acor­do com o gover­no do Rio Gran­de do Sul, a fro­ta para res­ga­tes é for­ma­da por 1,4 mil veí­cu­los, entre aero­na­ves, via­tu­ras e embar­ca­ções. De acor­do com o gover­no fede­ral, há 29 heli­cóp­te­ros das For­ças Arma­das mobi­li­za­dos para as ope­ra­ções, além de qua­tro aero­na­ves.

Já o núme­ro de pes­so­as mor­tas pelas for­tes chu­vas que atin­gem o Rio Gran­de do Sul che­gou a 66, de acor­do com o últi­mo bole­tim da Defe­sa Civil divul­ga­do às 9h des­te domin­go. Outros seis óbi­tos ain­da estão em inves­ti­ga­ção e outras 155 pes­so­as estão feri­das. Há ain­da 101 desa­pa­re­ci­dos.

O núme­ro de mor­tes supe­rou a últi­ma catás­tro­fe ambi­en­tal do esta­do em setem­bro de 2023, quan­do 54 pes­so­as per­de­ram a vida. As auto­ri­da­des afir­mam que este é o pior desas­tre cli­má­ti­co da his­tó­ria gaú­cha.

As chu­vas tam­bém obri­ga­ram 95,7 mil pes­so­as a aban­do­na­rem suas casas, entre 80,5 mil desa­lo­ja­dos e 15,1 mil desa­bri­ga­dos. Ao todo, as chu­vas já afe­ta­ram 707,1 mil pes­so­as no esta­do. Dos 497 muni­cí­pi­os gaú­chos, 332 foram afe­ta­dos pelas for­tes chu­vas, o que repre­sen­ta 66% do total.

O gover­no gaú­cho pede aju­da para a popu­la­ção. Os itens mais neces­sá­ri­os são col­chões, rou­pa de cama, rou­pa de banho, cober­to­res, água potá­vel, ração ani­mal e ces­tas bási­cas, pre­fe­ren­ci­al­men­te fecha­das, para faci­li­tar o trans­por­te. Sai­ba como doar.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no RS

Repro­du­ção: © Lau­ro Alves/Secom Boletim aponta que 90% dos municípios do estado foram atingidos Publicado …