...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Agência Brasil explica como limpar CPF negativado

Agência Brasil explica como limpar CPF negativado

Repro­dução: © Divulgação/ Recei­ta Fed­er­al

Cadastro de empresas especializadas mostra como está seu nome


Pub­li­ca­do em 04/04/2022 — 07:02 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo
Atu­al­iza­do em 04/04/2022 — 06:28

Ser impe­di­do de faz­er com­pras a pra­zo, não con­seguir emprés­ti­mos em ban­co, ter um cartão de crédi­to nega­do são algu­mas das con­se­quên­cias para quem está com o CPF neg­a­ti­va­do. Para saber se o seu nome está nes­sa condição, é pre­ciso con­sul­tar o cadas­tro de empre­sas espe­cial­izadas nesse serviço, que reg­is­tra a inadim­plên­cia de con­sum­i­dores. Os dados são repas­sa­dos por empre­sas que con­trataram a con­sul­to­ria, for­man­do um ban­co de dados. 

“No momen­to em que algu­ma empre­sa for con­ced­er um crédi­to, ela faz con­sul­ta ao CPF e ver­i­fi­ca o históri­co do con­sum­i­dor nos últi­mos cin­co anos. Quan­to mais dívi­das ele tiv­er no históri­co, pior pagador ele é clas­si­fi­ca­do e menos crédi­to no mer­ca­do vai con­seguir”, expli­ca Aline Maciel, ger­ente da Serasa, uma das empre­sas que prestam o serviço espe­cial­iza­do.

Enquan­to as empre­sas que con­tratam o serviço podem con­sul­tar qual­quer CPF, o con­sum­i­dor pode checar nas platafor­mas disponíveis ape­nas a sua situ­ação. Para saber se está neg­a­ti­va­do, é pre­ciso faz­er um reg­istro infor­man­do nome com­ple­to e data de nasci­men­to, que vai ger­ar um login e uma sen­ha. Gra­tuita­mente, além da Serasa, é pos­sív­el con­sul­tar a condição de aces­so a crédi­to no Serviço Cen­tral de Pro­teção ao Crédi­to (SCPC), que é admin­istra­do pela Boa Vista. No SPC Brasil, o serviço é pago.

Ao aces­sar a platafor­ma, o con­sum­i­dor fica saben­do se é con­sid­er­a­do bom ou mau pagador, além dis­so pode nego­ciar a dívi­da com a inter­me­di­ação da empre­sa de con­sul­ta de crédi­to. O perío­do para ser neg­a­ti­va­do depende do esta­do — em São Paulo são 20 dias, mas em out­ros o pra­zo é menor, de dez dias. As dívi­das podem ser con­sul­tadas, liq­uidadas ou parce­ladas. A Serasa, por exem­p­lo, tem um cadas­tro com quase 65 mil­hões de CPFs inadim­plentes, o que soma mais de 200 mil­hões de dívi­das.

Aline Maciel expli­ca que a pre­scrição da neg­a­ti­vação do CPF, que ocorre após cin­co anos, diz respeito ao nome con­star no cadas­tro. “Aque­la dívi­da não restringe mais o crédi­to do con­sum­i­dor, mas ele con­tin­ua deven­do”, afir­ma. No cadas­tro da Serasa, por exem­p­lo, o con­sum­i­dor, mes­mo ten­do saí­do da restrição de crédi­to, pode con­sul­tar as dívi­das e nego­ciá-las.

A ger­ente aler­ta para os riscos de fraude, com envios de bole­tos fal­sos para nego­ci­ação de dívi­das. “Os frau­dadores acionam as pes­soas pelo What­sApp, dão uma condição super baixa, e as pes­soas que já estão deven­do acabam pagan­do ess­es bole­tos fraud­u­len­tos. O con­sum­i­dor deve olhar o bole­to para ter certeza que ele é ver­dadeiro”, desta­ca. Ela ori­en­ta ain­da que sejam procu­radas as platafor­mas ou as empre­sas onde se con­traiu a dívi­da para con­fir­mar a ofer­ta de nego­ci­ação.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d