...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Comitiva chega a Roraima para ouvir lideranças Yanomami

Comitiva chega a Roraima para ouvir lideranças Yanomami

Repro­dução: © Igor Evangelista/ MS

Grupo do Ministério dos Direitos Humanos fará diagnóstico da situação


Pub­li­ca­do em 29/01/2023 — 22:26 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

comi­ti­va do Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia que vai apu­rar a situ­ação da crise human­itária que atinge o povo Yanoma­mi chegou hoje (29) a Roraima.

A secretária exec­u­ti­va do min­istério, Rita Oliveira, disse que a expec­ta­ti­va é con­seguir faz­er um diag­nós­ti­co das vio­lações de dire­itos humanos que estão afe­tan­do a pop­u­lação indí­ge­na Yanoma­mi. “É um tra­bal­ho bas­tante amp­lo de diag­nós­ti­co fazen­do escu­ta públi­ca da sociedade civ­il e das lid­er­anças indí­ge­nas. E, a par­tir dessas infor­mações, voltar em um segun­do momen­to para imple­men­tar as ações emer­gen­ci­ais que estão sendo plane­jadas pelo min­istério”, afir­mou a secretária.

Entre as ativi­dades da comi­ti­va, ela desta­cou o mapea­men­to de equipa­men­tos públi­cos em que seja pos­sív­el imple­men­tar políti­cas de dire­itos humanos para essa pop­u­lações e o mapea­men­to de infor­mações com relação a pes­soas que pre­cisam ser ime­di­ata­mente incluí­das no sis­tema de pro­teção do min­istério. “Tudo isso artic­u­la­do com o Cen­tro Opera­cional de Emergên­cia em Saúde que já está atuan­do na região”, afir­mou

Aman­hã (30), a comi­ti­va chega, pela man­hã, no Dis­tri­to San­itário Espe­cial Indí­ge­na Yanoma­mi onde ouvirá os líderes indí­ge­nas para con­hecer as prin­ci­pais deman­das. À tarde, haverá uma reunião na Casa Civ­il do Gov­er­no de Roraima para alin­hamen­to de medi­das em prol da comu­nidade indí­ge­na. Às 17h, está mar­ca­da uma reunião na Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil (OAB) de Roraima para ouvir as neces­si­dades do Con­sel­ho Estad­ual da Cri­ança e do Ado­les­cente, dos con­sel­hos munic­i­pais, e con­sel­hos tute­lares.

A comi­ti­va é for­ma­da pela secretária exec­u­ti­va do Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia, Rita Cristi­na de Oliveira; pelo secretário Nacional dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente, Ariel de Cas­tro Alves; pela secretária Nacional de Pro­moção e Defe­sa dos Dire­itos Humanos, Isado­ra Brandão Araújo e pelo Ouvi­dor Nacional de Dire­itos Humanos, Bruno Rena­to Nasci­men­to Teix­eira.

O tra­bal­ho da comi­ti­va em Roraima segue até o dia 2 de fevereiro.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d