...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministério da Saúde declara emergência em saúde em território yanomami

Ministério da Saúde declara emergência em saúde em território yanomami

Repro­dução: Brasília — Indí­ge­nas de todo o Brasil chegam à Brasília para o Acam­pa­men­to Ter­ra Livre.

Objetivo é combater crise sanitária que já matou mais de 500 crianças


Pub­li­ca­do em 21/01/2023 — 10:45 Por Andréia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde declar­ou Emergên­cia em Saúde Públi­ca de Importân­cia Nacional para com­bate à desas­sistên­cia san­itária dos povos que vivem no ter­ritório indí­ge­na Yanoma­mi, em Roraims. A por­taria foi pub­li­ca­da na noite des­ta sex­ta-feira (20) em edição extra do Diário Ofi­cial da União.

A pas­ta tam­bém instalou o Cen­tro de Oper­ações de Emergên­cias em Saúde Públi­ca (COE – Yanoma­mi), que estará sob respon­s­abil­i­dade da Sec­re­taria de Saúde Indí­ge­na (SESAI), e anun­ciou o envio ime­di­a­to de ces­tas bási­cas, insumos e medica­men­tos.

Entre out­ros, o comitê será o respon­sáv­el por coor­denar as medi­das a serem empre­gadas durante o esta­do de emergên­cia, incluin­do a mobi­liza­ção de recur­sos para o resta­b­elec­i­men­to dos serviços de saúde e a artic­u­lação com os gestores estad­u­ais e munic­i­pais do Sis­tema Úni­co de Saúde.

Des­de a últi­ma segun­da-feira (16), equipes do Min­istério da Saúde se encon­tram no ter­ritório indí­ge­na Yanoma­mi. A região tem mais de 30,4 mil habi­tantes. “O grupo se deparou com cri­anças e idosos em esta­do grave de saúde, com desnu­trição grave, além de muitos casos de malária, infecção res­pi­ratória agu­da (IRA) e out­ros agravos”, infor­mou a pas­ta.

As equipes devem apre­sen­tar um lev­an­ta­men­to com­ple­to sobre a críti­ca situ­ação de saúde dos indí­ge­nas. A ter­ra indí­ge­na Yanoma­mi é a maior do país, em exten­são ter­ri­to­r­i­al, e sofre com a invasão de garimpeiros. O povo da região vive uma crise san­itária que já resul­tou na morte de 570 cri­anças por desnu­trição e causas evitáveis, nos últi­mos anos.

Lev­an­ta­men­to feito pelo Min­istério da Saúde reg­istrou três óbitos de cri­anças indí­ge­nas nas comu­nidades Keta, Kunia­ma e Lajahu entre 24 e 27 de dezem­bro de 2022. No ano de 2022, foram reg­istra­dos 11.530 casos con­fir­ma­dos de malária na ter­ra Yanoma­mi.

Neste sába­do, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e min­istros de Esta­do visi­tam Roraima, para ver de per­to a situ­ação dos indí­ge­nas. Tam­bém na noite de ontem (20), Lula insti­tui o Comitê de Coor­de­nação Nacional para Enfrenta­men­to à Desas­sistên­cia San­itária das Pop­u­lações em Ter­ritório Yanoma­mi. O obje­ti­vo do grupo é dis­cu­tir as medi­das a serem ado­tadas e aux­il­iar na artic­u­lação inter­poderes e interfed­er­a­ti­va.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d