...
sábado ,18 maio 2024
Home / Cultura / Bienal do Livro Rio presta homenagem ao escritor Zuenir Ventura

Bienal do Livro Rio presta homenagem ao escritor Zuenir Ventura

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Evento começa hoje no Riocentro


Publi­ca­do em 03/12/2021 — 07:30 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A Bie­nal do Livro Rio, con­si­de­ra­da a mai­or fes­ta lite­rá­ria do país, terá sua 20ª edi­ção aber­ta hoje (3), às 10h, no Rio­cen­tro, Bar­ra da Tiju­ca, zona oes­te da capi­tal flu­mi­nen­se. A sole­ni­da­de de aber­tu­ra pres­ta­rá home­na­gem ao escri­tor Zue­nir Ven­tu­ra pela impor­tân­cia de sua obra e por ter mar­ca­do pre­sen­ça em toda a his­tó­ria da Bie­nal.

Duran­te a cerimô­nia, tam­bém será home­na­ge­a­da pelo Sin­di­ca­to Naci­o­nal dos Edi­to­res de Livros (Snel) e pela GL events, rea­li­za­do­res da Bie­nal, a minis­tra do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) Cár­men Lúcia, com a entre­ga do Prê­mio José Olym­pio que, des­de 1983, reco­nhe­ce per­so­na­li­da­des e ins­ti­tui­ções com notá­veis con­tri­bui­ções ao mer­ca­do edi­to­ri­al bra­si­lei­ro. O pre­si­den­te do Snel, Mar­cos da Vei­ga Perei­ra, dis­se que a minis­tra, “com seu his­tó­ri­co voto cala boca já mor­reu, garan­tiu aos auto­res do país a ple­na liber­da­de de publi­car bio­gra­fi­as não auto­ri­za­das, per­mi­tin­do que os lei­to­res conhe­çam melhor a his­tó­ria”.

A 20ª edi­ção da Bie­nal do Livro Rio vai fes­te­jar o reen­con­tro do públi­co apre­ci­a­dor de livros. A pro­gra­ma­ção foi espe­ci­al­men­te ela­bo­ra­da por um cole­ti­vo cura­dor, visan­do a aten­der aos mais dife­ren­tes gos­tos e esti­los, com o obje­ti­vo de pro­por­ci­o­nar refle­xões e deba­tes, de for­ma demo­crá­ti­ca, sobre o tema “Que his­tó­ri­as que­re­mos con­tar a par­tir de ago­ra?”.

Todos os pro­to­co­los sani­tá­ri­os serão obser­va­dos para pre­ser­var o bem-estar dos visi­tan­tes. Have­rá limi­te de capa­ci­da­de de públi­co por tur­no; será neces­sá­ria apre­sen­ta­ção de com­pro­van­te de vaci­na­ção, além de uso obri­ga­tó­rio de más­ca­ra.

Programação

Para dis­cu­tir o que as pes­so­as têm vivi­do e par­ti­ci­par da cons­tru­ção des­sas novas nar­ra­ti­vas, a Bie­nal vai lan­çar a Esta­ção Plu­ral, reu­nin­do auto­res, artis­tas e for­ma­do­res de opi­nião. Este ano, estão con­fir­ma­dos 85 edi­to­ras e 140 selos, além de livra­ri­as, dis­tri­bui­do­res e lojas de comér­cio ele­trô­ni­co, como Sub­ma­ri­no.

A pro­gra­ma­ção con­ta com deba­tes sobre juven­tu­de e fé, poe­sia, desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, polí­ti­ca e demo­cra­cia, femi­nis­mo, jor­na­lis­mo inves­ti­ga­ti­vo, adap­ta­ções audi­o­vi­su­ais, cul­tu­ra geek (fãs de tec­no­lo­gia) e pop, LGBTQIAP+, saú­de men­tal, ances­tra­li­da­de e ten­dên­ci­as do mer­ca­do lite­rá­rio, além da cone­xão de músi­ca e stre­a­ming (tec­no­lo­gia de trans­mis­são de dados pela inter­net, sem bai­xar con­teú­do).

Entre os auto­res inter­na­ci­o­nais, esta­rão os nor­te-ame­ri­ca­nos Matt Ruff, Julia Quinn e Beverly Jen­kins, a argen­ti­na Mari­a­na Enri­quez, a aus­tra­li­a­na Moni­ca Gagli­a­no e o japo­nês Jun­ji Ito, um dos mais con­cei­tu­a­dos no uni­ver­so dos man­gás. A Bie­nal rece­be­rá ain­da nomes como Con­cei­ção Eva­ris­to, Ita­mar Viei­ra, Aíl­ton Kre­nak, Caco Bar­cel­los e Láza­ro Ramos, entre outros.

Crianças

Para os peque­nos lei­to­res, o pro­gra­ma Petro­bras Cul­tu­ral ofe­re­ce o Espa­ço Meta­mor­fo­ses, ins­pi­ra­do nas mudan­ças do mun­do e da lei­tu­ra, que traz uma expo­si­ção imer­si­va com cená­ri­os inte­ra­ti­vos e lúdi­cos, que pro­por­ci­o­na­rão a cada visi­tan­te mirim a pos­si­bi­li­da­de de viven­ci­ar uma via­gem lite­rá­ria em diver­sas lin­gua­gens.

Nes­se espa­ço, cri­an­ças com defi­ci­ên­cia visu­al pode­rão fazer uma visi­ta gui­a­da. Além dis­so, todas as ses­sões da pro­gra­ma­ção ofi­ci­al terão tra­du­ção simul­tâ­nea em libras. A Bie­nal des­te ano terá for­ma­to híbri­do, com o con­teú­do trans­mi­ti­do em tem­po real pelo site www.bienalrio.com.br.

Os ingres­sos podem ser adqui­ri­dos no site e tam­bém esta­rão dis­po­ní­veis em bilhe­te­ria físi­ca, com núme­ro limi­ta­do, duran­te o fes­ti­val. A dire­to­ra da GL events, res­pon­sá­vel pela Bie­nal, Tati­a­na Zac­ca­ro, dis­se que essa edi­ção da Bie­nal é mui­to espe­ci­al por­que, ao mes­mo tem­po que demons­tra a res­pon­sa­bi­li­da­de que o momen­to atu­al, ain­da de pan­de­mia, exi­ge, traz “a ener­gia do reen­con­tro e a potên­cia das cone­xões com o uni­ver­so lite­rá­rio e as dife­ren­tes lin­gua­gens e temas. Nos­so pro­pó­si­to de esti­mu­lar a lei­tu­ra para trans­for­mar o país está ain­da mais pre­sen­te, com uma pro­gra­ma­ção plu­ral e de bas­tan­te qua­li­da­de”, afir­mou.

Serviço

A Bie­nal se esten­de­rá até o pró­xi­mo dia 12, nos horá­ri­os das 9h às 21h, de segun­da a quin­ta-fei­ra; das 9h às 22h, às sex­tas-fei­ras; e das 10h às 22h, aos sába­dos e domin­gos. O ingres­so cus­ta R$ 40 (intei­ra) e R$ 20 (meia-entra­da).

De acor­do com os orga­ni­za­do­res, a meia-entra­da é váli­da para estu­dan­tes, ido­sos, por­ta­do­res de neces­si­da­des espe­ci­ais e acom­pa­nhan­tes, jovens de 15 a 29 anos per­ten­cen­tes a famí­li­as de bai­xa ren­da, meno­res de 21 anos e pro­fes­so­res e pro­fis­si­o­nais da rede públi­ca de ensi­no do Rio de Janei­ro. Cri­an­ças com até um metro de altu­ra terão direi­to à gra­tui­da­de, além de gui­as de turis­mo com car­tei­ra emi­ti­da pelo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Turis­mo ( Embra­tur) e acom­pa­nha­dos de cara­va­nas de turis­tas e gru­pos esco­la­res. Auto­res, bibli­o­te­cá­ri­os, pro­fis­si­o­nais de livros e pro­fes­so­res tam­bém terão direi­to à gra­tui­da­de no dia e tur­no esco­lhi­do para visi­ta à fei­ra, medi­an­te cadas­tro onli­ne pré­vio no site ofi­ci­al da Bie­nal.

A sole­ni­da­de de aber­tu­ra terá com a pre­sen­ça do pre­fei­to do Rio, Edu­ar­do Paes, e dos secre­tá­ri­os esta­du­ais e muni­ci­pais da Cul­tu­ra e da Edu­ca­ção.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Repro­du­ção: © REUTERS/Adriano Macha­do Projeção aponta nível de até 5,50 metros, 20 centímetros acima Publicado …