...
sábado ,18 maio 2024
Home / Entretenimento / CCBB do Rio tem cortejo de carnaval neste sábado para a garotada

CCBB do Rio tem cortejo de carnaval neste sábado para a garotada

Repro­du­ção: @Agência Bra­sil / EBC

Ação é gratuita, voltada para famílias e público em geral


Publi­ca­do em 04/02/2023 — 10:24 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Nes­te sába­do (4), com iní­cio pre­vis­to para 13h, tem cor­te­jo de car­na­val para a garo­ta­da no Cen­tro Cul­tu­ral do Ban­co do Bra­sil do Rio de Janei­ro (CCBB RJ). A brin­ca­dei­ra se repe­ti­rá no pró­xi­mo dia 11, no mes­mo horá­rio. É uma ação gra­tui­ta, vol­ta­da para toda a famí­lia. “É só che­gar e par­ti­ci­par. Pode vir fan­ta­si­a­do, pode tra­zer con­fe­te, ser­pen­ti­na. A gen­te vai ter tam­bém para dis­tri­buir”, dis­se à Agên­cia Bra­sil o coor­de­na­dor da CCBB Edu­ca­ti­vo do Rio, Ale­xan­dre Diniz. “A ideia é fazer uma gran­de come­mo­ra­ção de car­na­val para as famí­li­as e o públi­co em geral do CCBB”, afir­mou.

Segun­do o coor­de­na­dor, o cor­te­jo do cen­tro cul­tu­ral é dife­ren­te de outras cele­bra­ções, por­que traz infor­ma­ções sobre a ori­gem do car­na­val e sua his­tó­ria. “Além de brin­car, a famí­lia vai poder enten­der um pou­qui­nho des­te movi­men­to e perío­do do ano, curi­o­si­da­des, his­tó­ri­as. Vai ter mui­ta dan­ça de lun­du, maxi­xe, mar­chi­nha de car­na­val. E o visi­tan­te vai conhe­cen­do um pou­qui­nho de cada rit­mo.”

CCBB RJ tem cortejo de carnaval e atividades gratuitas para a garotada neste sábado
Repro­du­ção: Car­ro-che­fe do cor­te­jo é a mar­chi­nha Ô abre-alas, de Chi­qui­nha Gon­za­ga

Os edu­ca­do­res esta­rão uni­for­mi­za­dos, mas com ade­re­ços de car­na­val. O con­du­tor do cor­te­jo esta­rá fan­ta­si­a­do tam­bém, inte­gran­do-se ao tema. A fes­ta terá dura­ção de uma hora, divi­din­do-se entre o segun­do andar e o tér­reo do cen­tro cul­tu­ral. Ao todo, serão toca­das dez mar­chi­nhas car­na­va­les­cas, por músi­cos con­tra­ta­dos, que são anti­gos edu­ca­do­res. O car­ro-che­fe é Ô Abre Alas, com­pos­ta por Chi­qui­nha Gon­za­ga para a aber­tu­ra do car­na­val cari­o­ca de 1900 e que, des­de então, se tor­nou suces­so nos bai­les car­na­va­les­cos de todos os tem­pos. “Vai ser uma fes­ta mui­to gos­to­sa”, ava­li­ou o coor­de­na­dor.

Férias

Para as féri­as de feve­rei­ro, a equi­pe ofe­re­ce ati­vi­da­des do Ate­liê Aber­to para toda a famí­lia. O Labo­ra­tó­rio de Artes, por exem­plo, ocor­re no tér­reo do CCBB e ofe­re­ce ate­liê de pin­tu­ra dife­ren­te. No lugar da tin­ta, luz colo­ri­da, e no lugar dos pin­céis e telas, obje­tos, papéis e teci­dos. O Labo­ra­tó­rio de Artes é o espa­ço de expe­ri­men­ta­ções esté­ti­cas, onde visi­tan­tes de todas as ida­des colo­cam a “mão na mas­sa” para desen­vol­ver ati­vi­da­des prá­ti­cas de artes visu­ais.

As ati­vi­da­des serão aos sába­dos, domin­gos e feri­a­dos, às 12h e às 16h, com uma hora de dura­ção. Ain­da em feve­rei­ro, as ofi­ci­nas serão rea­li­za­das nos dias de sema­na, às segun­das, quar­tas, quin­tas e sex­tas às 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 18h.

A equi­pe de con­ta­do­res de his­tó­ri­as esco­lheu um reper­tó­rio espe­ci­al para as cri­an­ças, que é a Hora do Con­to, den­tro do Ate­liê Aber­to. As his­tó­ri­as levam o públi­co para luga­res dis­tan­tes, para conhe­cer outras cul­tu­ras e visões de mun­do, acom­pa­nha­das, por vezes, de ins­tru­men­tos musi­cais e bone­cos. A Hora do Con­to ocor­re aos sába­dos, domin­gos e feri­a­dos, às 13h e 15h, na sala do CCBB Edu­ca­ti­vo, no 1º andar.

Aos domin­gos, o horá­rio das 15h tem inter­pre­ta­ção em Libras. No mês de feve­rei­ro, a Hora do Con­to será nos dias de sema­na, às segun­das, quar­tas, quin­tas e sex­tas às 13h e 17h, no tér­reo do CCBB.

Há ain­da vivên­cia para cri­an­ças de 2 a 3 anos, inti­tu­la­da Peque­nís­si­mas Mãos, e para a fai­xa de 3 a 6 anos, o Peque­nas Mãos. As ati­vi­da­des de expe­ri­men­ta­ção são rea­li­za­das, res­pec­ti­va­men­te, aos domin­gos, às 11h, e aos sába­dos e feri­a­dos, no mes­mo horá­rio. Há ain­da visi­tas medi­a­das às expo­si­ções em car­taz no CCBB, com dura­ção de uma hora. Os ingres­sos podem ser reti­ra­dos gra­tui­ta­men­te no site do CCBB ou dire­ta­men­te na bilhe­te­ria.

Outra atra­ção é o Livro Vivo, des­ta­can­do que a lei­tu­ra com­par­ti­lha­da é um dos pri­mei­ros pas­sos na for­ma­ção de lei­to­res. Edu­ca­do­res fazem a lei­tu­ra em voz alta de livros afi­na­dos com os con­teú­dos das expo­si­ções em car­taz, sen­do uma ati­vi­da­de vol­ta­da para cri­an­ças e suas famí­li­as. O Livro Vivo acon­te­ce aos sába­dos, domin­gos e feri­a­dos, às 10h e às 14h, na Bibli­o­te­ca do CCBB, no 5º andar.

Eva Klabin

Devi­do ao suces­so regis­tra­do no mês de janei­ro, a Casa Museu Eva Kla­bin deci­diu man­ter em feve­rei­ro a pro­gra­ma­ção gra­tui­ta, com ati­vi­da­des edu­ca­ti­vas para cri­an­ças e fami­li­a­res, e visi­tas medi­a­das ao acer­vo, um um dos mais impor­tan­tes acer­vos de arte do país.

Ins­ta­la­da na Lagoa, bair­ro da zona sul do Rio de Janei­ro, a Casa Museu Eva Kla­bin reú­ne em expo­si­ção per­ma­nen­te um acer­vo com cer­ca de duas mil peças, que abran­ge 50 sécu­los de his­tó­ria da arte, des­de o Egi­to Anti­go ao Impres­si­o­nis­mo. O espa­ço man­tém, em feve­rei­ro, a gra­tui­da­de nas ati­vi­da­des edu­ca­ti­vas para cri­an­ças e nas visi­tas medi­a­das.

A pro­gra­ma­ção de féri­as para o públi­co infan­to­ju­ve­nil e suas famí­li­as ofe­re­ce ati­vi­da­des que des­per­tam cada vez mais a pre­fe­rên­cia do públi­co. O Dete­ti­ves no Museu, por exem­plo, tra­rá novas aven­tu­ras para a garo­ta­da nos dias 4, 12 e 25 des­te mês, enquan­to o Arte com bolhas de sabão ocor­re­rá no domin­go (5) e os Peque­nos res­tau­ra­do­res, no dia 26. Os ingres­sos têm reti­ra­da na bilhe­te­ria do museu dez minu­tos antes de cada ati­vi­da­de.

No dia 11, não have­rá ati­vi­da­de edu­ca­ti­va. Duran­te o mês de feve­rei­ro, a casa tam­bém ofe­re­ce gra­tui­da­de para as visi­tas medi­a­das à sua cole­ção, de quar­ta a sex­ta-fei­ra nos horá­ri­os de 11h, 14h, 15h, 16h e 17h, e aos sába­dos e domin­gos, às 14h, 16h e 17h.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

 

 

Você pode Gostar de:

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

Repro­du­ção: © Gil­van Rocha/Agência Bra­sil Há risco de inundação severa nos vales do Taquari e …