...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Noticias / Lula e ministros acompanham desfile; público entoa “sem anistia”

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa “sem anistia”

Secom estima em 45 mil o número de pessoas na Esplanada

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/09/2025 — 11:16
Brasília
Brasília (DF), 07/09/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do desfile do Dia da Independência. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Aos gri­tos de “sem anis­tia” e “sobera­nia não se nego­cia”, por parte do públi­co, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va abriu neste domin­go (7) o des­file cívi­co-mil­i­tar do Dia da Inde­pendên­cia, na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília. O even­to começou por vol­ta das 9h20. De acor­do com a Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca (Sec­om), o públi­co esti­ma­do foi de 45 mil pes­soas em toda a Esplana­da.

Lula e a primeira-dama Jan­ja da Sil­va chegaram à Esplana­da em car­ro aber­to, o Rolls-Royce pres­i­den­cial tradi­cional­mente usa­do em cer­imô­nias ofi­ci­ais, após pas­sar em revista as tropas próx­i­mo ao Palá­cio do Planal­to.

Ao desem­bar­car na tri­buna das autori­dades, o pres­i­dente e a primeira-dama foram rece­bidos pelo min­istro da Defe­sa, José Múcio Mon­teiro, e pelos coman­dantes das três Forças Armadas (Exérci­to, Mar­in­ha e Aeronáu­ti­ca).

Este ano, o des­file ocorre em meio à crise bilat­er­al entre Brasil e Esta­dos Unidos, provo­ca­da pelo pres­i­dente norte-amer­i­cano, Don­ald Trump, que impôs tar­i­fas com­er­ci­ais aos pro­du­tos brasileiros para pres­sion­ar o país a favor do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, que está sendo jul­ga­do pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) pelos crimes de ten­ta­ti­va de golpe e abolição do Esta­do Democráti­co de Dire­ito. O jul­ga­men­to deve ser con­cluí­do esta sem­ana.

Ali­a­dos bol­sonar­is­tas e par­tidos de oposição ten­tam, a todo cus­to, pau­tar um pro­je­to de lei de anis­tia no Con­gres­so Nacional para livrar o ex-pres­i­dente, ali­a­dos e par­tic­i­pantes dos atos de 8 de janeiro de 2023 de qual­quer respon­s­abi­liza­ção pela tra­ma golpista.

Por causa desse con­tex­to, o prin­ci­pal tema do des­file deste ano é jus­ta­mente a sobera­nia do país. Out­ros três eixos temáti­cos com­põem out­ras alas da para­da, dois deles inti­t­u­la­dos Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro. Um ter­ceiro eixo tra­ta da 30ª Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas (COP30), a ser real­iza­da em Belém, em novem­bro, e do Novo Pro­gra­ma de Acel­er­ação do Cresci­men­to (PAC).

A orga­ni­za­ção do even­to dis­tribuiu bonés com a frase Brasil Sober­a­no, e a dec­o­ração das tri­bunas tam­bém trazia a mes­ma men­sagem.

A segu­rança na Esplana­da e na Praça dos Três Poderes tam­bém foi reforça­da, tan­to para o des­file quan­to para garan­tir o anda­men­to do jul­ga­men­to da tra­ma golpista no STF.

Sába­do (6), véspera do Dia da Inde­pendên­cia, o pres­i­dente Lula desta­cou, em pro­nun­ci­a­men­to à nação, a importân­cia da sobera­nia nacional e da união dos brasileiros na defe­sa da democ­ra­cia, do meio ambi­ente e das insti­tu­ições do país. O pro­nun­ci­a­men­to foi trans­mi­ti­do em rede nacional de rádio e tele­visão.

O des­file na Esplana­da dos Min­istérios, encer­ra­do com a tradi­cional exibição da Esquadrilha da Fumaça, durou cer­ca de 2 horas. Além de diver­sas alas mil­itares, des­file aéreo, a apre­sen­tação con­tou com estu­dantes de esco­las públi­cas e forças de segu­rança do Dis­tri­to Fed­er­al.

Ao final do des­file, antes de ir emb­o­ra, o pres­i­dente Lula desceu da tri­buna para cumpri­men­tar o públi­co nas arquiban­cadas mais próx­i­mas.

Brasília (DF), 07/09/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do desfile do Dia da Independência.Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: Pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e min­istros acom­pan­ham o des­file do Dia da Inde­pendên­cia na Esplana­da dos Min­istérios — Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Presenças

Ao lado de Lula, o vice-pres­i­dente, Ger­al­do Alck­min e o pres­i­dente da Câmara, Hugo Mot­ta, mar­caram pre­sença. O pres­i­dente do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Luís Rober­to Bar­roso, não com­pare­ceu este ano, porque está em viagem ofi­cial à França. Out­ra ausên­cia é a do pres­i­dente do Sena­do, Davi Alcolum­bre, que está no Amapá, seu esta­do de origem. Nen­hum out­ro min­istro do STF mar­cou pre­sença neste ano, em meio ao jul­ga­men­to de Bol­sonaro.

Dos min­istros do gov­er­no fed­er­al, a maio­r­ia par­ticipou do des­file: Rui Cos­ta (Casa Civ­il), Simone Tebet (Plane­ja­men­to), Ricar­do Lewandows­ki (Justiça e Segu­rança Públi­ca), Cami­lo San­tana (Edu­cação), Alexan­dre Padil­ha (Saúde), Fred­eri­co Siqueira (Comu­ni­cações), Cel­so Sabi­no (Tur­is­mo), André Fufu­ca (Esporte), Renan Fil­ho (Trans­portes), Waldez Góes (Desen­volvi­men­to Region­al), Anielle Fran­co (Igual­dade Racial), Sônia Gua­ja­jara (Povos Indí­ge­nas), Luciana San­tos (Ciên­cia e Tec­nolo­gia), Gleisi Hoff­mann (Relações Insti­tu­cionais), Mari­na Sil­va (Meio Ambi­ente), Vini­cius Mar­ques de Car­val­ho (Con­tro­lado­ria Ger­al da União), Sidônio Palmeira (Comu­ni­cação Social), Jorge Mes­sias (Advo­ca­cia Ger­al da União (AGU), Már­cio Macê­do (Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia), Alexan­dre Sil­veira (Minas e Ener­gia), André de Paula (Pesca e Aqui­cul­tura), Jad­er Fil­ho (Cidades), Macaé Evaris­to (Dire­itos Humanos), Már­cia Lopes (Mul­heres), Már­cio França (Micro e Peque­nas Empre­sas), Mar­gareth Menezes (Cul­tura), Mau­ro Vieira (Relações Exte­ri­ores), Paulo Teix­eira (Desen­volvi­men­to Agrário), Welling­ton Dias (Desen­volvi­men­to Social), Wol­ney Queiroz (Pre­v­idên­cia) e Mar­cos Amaro do San­tos (Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional).

Os min­istros Car­los Fávaro (Agri­cul­tura), Fer­nan­do Had­dad (Fazen­da) e Luiz Mar­in­ho (Tra­bal­ho) não com­pare­ce­r­am na edição deste ano, segun­do divul­gou a Presidên­cia.

Veja gale­ria de fotos

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …