...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / MDS facilita saída de quem recebe Bolsa Família indevidamente

MDS facilita saída de quem recebe Bolsa Família indevidamente

Repro­dução: © 29 17:31:47

Pasta divulgou passo a passo de como sair do programa


Pub­li­ca­do em 17/02/2023 — 13:07 Por Karine Melo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Pes­soas que recebem o Bol­sa Família de for­ma inde­v­i­da podem solic­i­tar sua exclusão do Cadas­tro Úni­co vol­un­tari­a­mente. A remoção pode ser solic­i­ta­da no aplica­ti­vo do Cadas­tro Úni­co de segun­da a sex­ta, das 7h às 21h.

Segun­do a pas­ta, a medi­da é des­ti­na­da a “quem foi induzi­do a se inscr­ev­er de for­ma incor­re­ta para rece­ber o Auxílio Brasil”, nome que sub­sti­tu­iu o Bol­sa Família ado­ta­do durante o gov­er­no de Jair Bol­sonaro (PL). Podem se reti­rar do cadas­tro pes­soas que declararam morar soz­in­has, mas que moram com a família. A cat­e­go­ria é con­sid­er­a­da pelo gov­er­no como a maior fonte de fraudes no Bol­sa Família. A esti­ma­ti­va do Min­istério é que 2,5 mil­hões de pes­soas este­jam receben­do o bene­fí­cio inde­v­i­da­mente. Durante 2023, 5 mil­hões de pes­soas se cadas­traram como “moran­do soz­in­has”.

Como fazer

Para excluir o cadas­tro, bas­ta aces­sar o aplica­ti­vo do Cadas­tro Úni­co ou o site, clicar em “con­sul­ta com­ple­ta”, depois no botão “voltar” e, no botão ver­mel­ho, escol­her “can­cele o seu cadas­tro” para con­fir­mar a decisão. A recomen­dação do MDS é uti­lizar a ver­são mais recente do aplica­ti­vo. A pas­ta divul­gou um pas­so a pas­so para aux­il­iar os inter­es­sa­dos.

Para evi­tar sobre­car­ga nos locais de atendi­men­to, o MDS definiu com municí­pios e esta­dos um crono­gra­ma para a averiguação dos cadas­tros unipes­soais, que irá de março a dezem­bro de 2023. “As pes­soas serão avisadas por men­sagens de extra­to e até mes­mo por SMS”, infor­mou a pas­ta em nota.

BPC

Segun­do o min­istério, ben­efi­ciários do Bene­fí­cio de Prestação Con­tin­u­a­da (BPC) não estão envolvi­dos na ação, que tam­bém não con­tem­pla pes­soas em situ­ação de rua. “A par­tir da exclusão, essas pes­soas poderão, sem pres­sa, bus­car os locais de atendi­men­to nas cidades e realizar o cadas­tra­men­to cor­re­to em suas famílias”, disse a pas­ta em nota divul­ga­da à impren­sa.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …