...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / MDS facilita saída de quem recebe Bolsa Família indevidamente

MDS facilita saída de quem recebe Bolsa Família indevidamente

Repro­du­ção: © 29 17:31:47

Pasta divulgou passo a passo de como sair do programa


Publi­ca­do em 17/02/2023 — 13:07 Por Kari­ne Melo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Pes­so­as que rece­bem o Bol­sa Famí­lia de for­ma inde­vi­da podem soli­ci­tar sua exclu­são do Cadas­tro Úni­co volun­ta­ri­a­men­te. A remo­ção pode ser soli­ci­ta­da no apli­ca­ti­vo do Cadas­tro Úni­co de segun­da a sex­ta, das 7h às 21h.

Segun­do a pas­ta, a medi­da é des­ti­na­da a “quem foi indu­zi­do a se ins­cre­ver de for­ma incor­re­ta para rece­ber o Auxí­lio Bra­sil”, nome que subs­ti­tuiu o Bol­sa Famí­lia ado­ta­do duran­te o gover­no de Jair Bol­so­na­ro (PL). Podem se reti­rar do cadas­tro pes­so­as que decla­ra­ram morar sozi­nhas, mas que moram com a famí­lia. A cate­go­ria é con­si­de­ra­da pelo gover­no como a mai­or fon­te de frau­des no Bol­sa Famí­lia. A esti­ma­ti­va do Minis­té­rio é que 2,5 milhões de pes­so­as este­jam rece­ben­do o bene­fí­cio inde­vi­da­men­te. Duran­te 2023, 5 milhões de pes­so­as se cadas­tra­ram como “moran­do sozi­nhas”.

Como fazer

Para excluir o cadas­tro, bas­ta aces­sar o apli­ca­ti­vo do Cadas­tro Úni­co ou o site, cli­car em “con­sul­ta com­ple­ta”, depois no botão “vol­tar” e, no botão ver­me­lho, esco­lher “can­ce­le o seu cadas­tro” para con­fir­mar a deci­são. A reco­men­da­ção do MDS é uti­li­zar a ver­são mais recen­te do apli­ca­ti­vo. A pas­ta divul­gou um pas­so a pas­so para auxi­li­ar os inte­res­sa­dos.

Para evi­tar sobre­car­ga nos locais de aten­di­men­to, o MDS defi­niu com muni­cí­pi­os e esta­dos um cro­no­gra­ma para a ave­ri­gua­ção dos cadas­tros uni­pes­so­ais, que irá de mar­ço a dezem­bro de 2023. “As pes­so­as serão avi­sa­das por men­sa­gens de extra­to e até mes­mo por SMS”, infor­mou a pas­ta em nota.

BPC

Segun­do o minis­té­rio, bene­fi­ciá­ri­os do Bene­fí­cio de Pres­ta­ção Con­ti­nu­a­da (BPC) não estão envol­vi­dos na ação, que tam­bém não con­tem­pla pes­so­as em situ­a­ção de rua. “A par­tir da exclu­são, essas pes­so­as pode­rão, sem pres­sa, bus­car os locais de aten­di­men­to nas cida­des e rea­li­zar o cadas­tra­men­to cor­re­to em suas famí­li­as”, dis­se a pas­ta em nota divul­ga­da à impren­sa.

Edi­ção: Clau­dia Felc­zak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …