...
segunda-feira ,6 outubro 2025
Home / Educação / MEC lança curso de 180 horas para professores do ensino médio público

MEC lança curso de 180 horas para professores do ensino médio público

Mais Ensino Médio já está disponível na plataforma Avamec

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/08/2025 — 12:44
Brasília
Brasília (DF), 11/10/2023, Prédio do Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Min­istério da Edu­cação (MEC) lançou, nes­ta quin­ta-feira (21), o cur­so Mais Ensi­no Médio para for­mação de pro­fes­sores des­ta eta­pa do ensi­no bási­co.

cur­so vir­tu­al tem duração de 180 horas e já está disponív­el na platafor­ma de apren­diza­gem Avamec. Para acessá-la, o inter­es­sa­do deve dig­i­tar o login pelo por­tal Gov.br, se cadas­trar e infor­mar dados pes­soais, vín­cu­los profis­sion­ais e a for­mação acadêmi­ca.

O obje­ti­vo prin­ci­pal é mel­ho­rar a qual­i­dade da edu­cação como um todo, por meio da trans­for­mação das práti­cas docentes e da val­oriza­ção da juven­tude brasileira.

Ao mes­mo tem­po, a for­mação pre­tende pro­mover uma reflexão críti­ca sobre o cur­rícu­lo e as políti­cas edu­ca­cionais, entre elas, a Políti­ca Nacional do Ensi­no Médio (Pnaem), e como ade­quá-las às real­i­dades das esco­las públi­cas.

O curso

A capac­i­tação de docentes bus­ca alin­har a teo­ria com a práti­ca, abor­dan­do temas rel­e­vantes e con­tem­porâ­neos que impactam dire­ta­mente a vida dos estu­dantes e o tra­bal­ho docente.

O cur­so usa um cur­rícu­lo em espi­ral, o que sig­nifi­ca que ele revisi­ta e apro­fun­da os temas grad­ual­mente, evi­tan­do repetições desnecessárias.

A metodolo­gia do cur­so tem como estraté­gia a for­mação con­tin­u­a­da e em serviço e é basea­da em metodolo­gias de recon­hec­i­men­to, inter­venção pro­du­ti­va e estu­dos de casos.

Cultura digital

Entre os módu­los, há um volta­do para a cul­tura dig­i­tal, que capaci­ta os edu­cadores a aplicar a dig­i­tal­iza­ção na edu­cação.

Essa parte da for­mação está alin­ha­da à Estraté­gia Nacional de Esco­las Conec­tadas (Enec), preparan­do os docentes para usar a tec­nolo­gia para fins pedagógi­cos, em sala de aula, de for­ma efi­caz e inten­cional. O obje­ti­vo do uso efe­ti­vo das tec­nolo­gias dig­i­tais no cotid­i­ano esco­lar é apri­morar o apren­diza­do dos estu­dantes.

Na segun­da eta­pa, o cur­so se apro­fun­da em práti­cas inter­dis­ci­pli­nares e no estu­do de temas rel­e­vantes para as qua­tro áreas do con­hec­i­men­to da for­mação ger­al bási­ca, como crise climáti­ca. Tam­bém são abor­dadas pau­tas con­tem­porâneas, como as apos­tas esporti­vas (bets) e seus impactos econômi­cos e soci­ais, entre out­ras.

O cur­so pode ser con­cluí­do em, no mín­i­mo, 45 dias, e no máx­i­mo a con­clusão é de 200 dias.

Certificação

A con­clusão dos módu­los do Mais Ensi­no Médio é fei­ta auto­mati­ca­mente, medi­ante a real­iza­ção das ativi­dades de fix­ação que os com­põem. A nota mín­i­ma para aprovação é de 6 pon­tos.

Com o aproveita­men­to do par­tic­i­pante no cur­so, o cer­ti­fi­ca­do de con­clusão estará disponív­el para down­load, na opção “Cer­ti­fi­ca­do”, no menu do cur­so.

Há pos­si­bil­i­dade de obtenção de cer­ti­fi­ca­do de espe­cial­iza­ção, medi­ante aproveita­men­to de estu­dos, pelo Cen­tro de Edu­cação Aber­ta e a Dis­tân­cia da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Piauí.

Sai­ba mais sobre o Mais Ensi­no Médio aqui.

Mais cursos

O Min­istério da Edu­cação (MEC) tam­bém anun­ciou o lança­men­to para o Dia do Pro­fes­sor, em 15 de out­ubro, de qua­tro novos cur­sos com­ple­mentares, um para cada área do con­hec­i­men­to (ciên­cias humanas, ciên­cias da natureza, matemáti­ca e lin­gua­gens).

São eles:

  • Mais Ciên­cias Humanas e Soci­ais (Mais CHSA)
  • Mais Ciên­cias da Natureza e suas Tec­nolo­gias (Mais CNT)
  •  Mais matemáti­ca e suas tec­nolo­gias
  • Mais lin­gua­gens e suas tec­nolo­gias

Gestão da Escola

Em nota, a coor­de­nado­ra-ger­al de Ensi­no Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, afir­mou que o cur­so Mais Ensi­no Médio e os cur­sos com­ple­mentares, por área de con­hec­i­men­to, se somam ao cur­so de espe­cial­iza­ção Gestão da Esco­la Públi­ca de Ensi­no Médio (Gepem).

Este últi­mo é volta­do para dire­tores e coor­de­nadores pedagógi­cos que pos­suam for­mação em nív­el de grad­u­ação e este­jam em efe­ti­va atu­ação em esco­las públi­cas de ensi­no médio, vin­cu­ladas às redes estad­u­ais, dis­tri­tal e munic­i­pais.

“Este apoio do MEC visa a for­mação dos profis­sion­ais das redes públi­cas de ensi­no para a imple­men­tação da Políti­ca Nacional de Ensi­no Médio [PNAEM]”, afir­mou em nota a coor­de­nado­ra do MEC, Valdirene Oliveira.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país

Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia …