...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Educação / Adiantados do Enem evitam atraso no segundo dia de provas em Brasília

Adiantados do Enem evitam atraso no segundo dia de provas em Brasília

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Candidatos chegaram a local de exame com horas de antecedência


Pub­li­ca­do em 20/11/2022 — 15:11 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

No segun­do domin­go de apli­cação da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), muitos can­didatos em Brasília optaram pela pre­caução. Em meio à ameaça de chu­vas na cap­i­tal fed­er­al e à escassez de trans­portes públi­cos no fim de sem­ana, a maior parte dos inscritos chegou cedo. Em alguns casos, com horas de ante­cedên­cia.

No Cen­tro de Ensi­no Unifi­ca­do de Brasília (UniCeub), na Asa Norte, a reportagem não reg­istrou atra­sos até as 13h15, 15 min­u­tos após o fechamen­to dos portões. No entan­to, duas can­di­datas que pas­saram mal e não pud­er­am faz­er a pro­va saíram com os portões já fecha­dos. Uma delas chora­va e nen­hu­ma das duas con­cor­dou em dar entre­vista.

Tam­bém hou­ve pais que con­seguiram repas­sar, com os portões já fecha­dos, doc­u­men­tos que os fil­hos tin­ham esque­ci­do de traz­er. As carteiras de iden­ti­dade foram entregues aos segu­ranças, que as repas­saram aos coor­de­nadores do exame.

Precaução

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Repro­dução: Glória chegou ao local de pro­va com 12 horas de ante­cedên­cia — Val­ter Campanato/Agência Brasil

A campeã da pre­caução foi a pro­fes­so­ra de dança e tra­bal­hado­ra autôno­ma Glória Bruce Sil­vares, 23 anos. Ela veio de carona de Rial­ma, dis­tri­to de Ceres (GO) e chegou ao UniCeub por vol­ta da 0h de hoje (20) e pre­tende ir emb­o­ra assim que acabar a pro­va. Ape­sar de não ter dormi­do na véspera do exame, a can­di­da­ta se disse prepara­da para a pro­va porque faz o Enem pela quar­ta vez.

“No ano pas­sa­do, pas­sei para Dire­ito no Sisu [Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da] e para Engen­haria Civ­il no Fies [Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til], mas per­di as datas de inscrição”, diz Glória. Segun­do ela, a fal­ta de infor­mações sobre os proces­sos sele­tivos a fiz­er­am perder as vagas. Ela diz ter acha­do fácil o primeiro dia de pro­va, no domin­go pas­sa­do. “Só a redação foi com­pli­ca­da porque não con­segui resumir o tema em 30 lin­has”, jus­ti­fi­ca a can­di­da­ta, que optou pela área de dire­ito e diz ter dec­o­ra­do os livros da época de esco­la.

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Repro­dução: Ray Miran­da prestou o exame pela primeira vez — Val­ter Campanato/Agência Brasil

Recém-saí­do do ensi­no médio e pre­stando o Enem pela primeira vez, o estu­dante Ray Miran­da, 18 anos, tam­bém optou pela pre­caução. O can­dida­to, que estu­dou cin­co horas extras por dia des­de o iní­cio do ano, chegou de Águas Lin­das (GO) por vol­ta das 8h de ônibus. Por ter escol­hi­do a ver­são dig­i­tal do Enem, ele teve de faz­er a pro­va longe de casa. “A pro­va dig­i­tal é muito mais práti­ca. A gente não perde tem­po preenchen­do bolin­has para mar­car o gabar­i­to, e sobra mais tem­po para pen­sar nas questões”, expli­ca.

Preparação

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Repro­dução: Felipe veio de de Alto Paraí­so (GO) e às 9h já esta­va no portão de entra­da — Val­ter Campanato/Agência Brasil

O pro­fes­sor de karatê Felipe Szerdinsks, 24 anos, tam­bém preferiu pas­sar algu­mas horas na por­ta do local da pro­va. Morador de Alto Paraí­so (GO), chegou de car­ro por vol­ta das 9h e retornará para casa assim que acabar a pro­va, em uma viagem que dura aprox­i­mada­mente duas horas e 20 min­u­tos de automóv­el. For­ma­do em Serviços Judi­ciários e com pós-grad­u­ação em Dire­ito Fed­er­al, Felipe pre­tende mudar de vida e faz­er out­ro cur­so supe­ri­or na área de saúde ou edu­cação físi­ca, para atu­ar com artes mar­ci­ais.

“Fiz a edição de 2020, que foi adi­a­da para 2021 por causa da pan­demia, mas não pas­sei porque não estudei. Ago­ra, fiz um cursin­ho on-line por seis meses. No domin­go pas­sa­do, per­di tem­po na redação e não con­segui respon­der tudo, mas o que con­segui respon­der, achei fácil”, disse Felipe, que garante ser mel­hor em ciên­cias exatas, con­teú­do cobra­do hoje no Enem.

Recém saí­do do quar­tel, o reservista Harley Alves, 22 anos, ain­da não escol­heu a área em que quer faz­er fac­ul­dade, mas diz ter estu­da­do qua­tro aulas por dia durante um ano para prestar o Enem pela primeira vez. Vin­do de ônibus, chegou às 10h50 e esper­a­va a aber­tu­ra dos portões, ao meio-dia, com tran­quil­i­dade. “Achei a pro­va da sem­ana pas­sa­da fácil. Quan­do a gente se prepara, tudo corre bem”, comen­ta.

Correção

Os par­tic­i­pantes do Enem 2022 fazem hoje as provas de matemáti­ca e de ciên­cia da natureza, que englo­ba quími­ca, físi­ca e biolo­gia. Cada pro­va tem 45 questões obje­ti­vas. O exame é apli­ca­do em mais de 1,7 mil municí­pios nas modal­i­dades impres­sa e dig­i­tal. Nas duas modal­i­dades, as questões são iguais.

Pelo oita­vo ano con­sec­u­ti­vo, os veícu­los públi­cos da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) trans­mitem a cor­reção das prin­ci­pais questões do Exame Nacional do Ensi­no Médio logo após o tér­mi­no das provas. A par­tir das 19h30, pro­fes­sores comen­tarão e resolverão as questões ao vivo no espe­cial Caiu no Enem.

A ini­cia­ti­va mul­ti­platafor­ma entra no ar na pro­gra­mação da TV Brasil, nas redes soci­ais da emis­so­ra, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC. Com uma hora e meia de duração, o con­teú­do temáti­co ain­da fica disponív­el para o públi­co acom­pan­har quan­do e onde quis­er no app TV Brasil Play.

Gabarito

Os gabar­i­tos das provas serão divul­ga­dos pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) até o dia 23, online.

O Enem sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …