...
quarta-feira ,1 maio 2024
Home / Educação / Adiantados do Enem evitam atraso no segundo dia de provas em Brasília

Adiantados do Enem evitam atraso no segundo dia de provas em Brasília

Repro­du­ção: © Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

Candidatos chegaram a local de exame com horas de antecedência


Publi­ca­do em 20/11/2022 — 15:11 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

No segun­do domin­go de apli­ca­ção da edi­ção de 2022 do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem), mui­tos can­di­da­tos em Bra­sí­lia opta­ram pela pre­cau­ção. Em meio à ame­a­ça de chu­vas na capi­tal fede­ral e à escas­sez de trans­por­tes públi­cos no fim de sema­na, a mai­or par­te dos ins­cri­tos che­gou cedo. Em alguns casos, com horas de ante­ce­dên­cia.

No Cen­tro de Ensi­no Uni­fi­ca­do de Bra­sí­lia (Uni­Ceub), na Asa Nor­te, a repor­ta­gem não regis­trou atra­sos até as 13h15, 15 minu­tos após o fecha­men­to dos por­tões. No entan­to, duas can­di­da­tas que pas­sa­ram mal e não pude­ram fazer a pro­va saí­ram com os por­tões já fecha­dos. Uma delas cho­ra­va e nenhu­ma das duas con­cor­dou em dar entre­vis­ta.

Tam­bém hou­ve pais que con­se­gui­ram repas­sar, com os por­tões já fecha­dos, docu­men­tos que os filhos tinham esque­ci­do de tra­zer. As car­tei­ras de iden­ti­da­de foram entre­gues aos segu­ran­ças, que as repas­sa­ram aos coor­de­na­do­res do exa­me.

Precaução

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Repro­du­ção: Gló­ria che­gou ao local de pro­va com 12 horas de ante­ce­dên­cia — Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

A cam­peã da pre­cau­ção foi a pro­fes­so­ra de dan­ça e tra­ba­lha­do­ra autô­no­ma Gló­ria Bru­ce Sil­va­res, 23 anos. Ela veio de caro­na de Rial­ma, dis­tri­to de Ceres (GO) e che­gou ao Uni­Ceub por vol­ta da 0h de hoje (20) e pre­ten­de ir embo­ra assim que aca­bar a pro­va. Ape­sar de não ter dor­mi­do na vés­pe­ra do exa­me, a can­di­da­ta se dis­se pre­pa­ra­da para a pro­va por­que faz o Enem pela quar­ta vez.

“No ano pas­sa­do, pas­sei para Direi­to no Sisu [Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da] e para Enge­nha­ria Civil no Fies [Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til], mas per­di as datas de ins­cri­ção”, diz Gló­ria. Segun­do ela, a fal­ta de infor­ma­ções sobre os pro­ces­sos sele­ti­vos a fize­ram per­der as vagas. Ela diz ter acha­do fácil o pri­mei­ro dia de pro­va, no domin­go pas­sa­do. “Só a reda­ção foi com­pli­ca­da por­que não con­se­gui resu­mir o tema em 30 linhas”, jus­ti­fi­ca a can­di­da­ta, que optou pela área de direi­to e diz ter deco­ra­do os livros da épo­ca de esco­la.

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Repro­du­ção: Ray Miran­da pres­tou o exa­me pela pri­mei­ra vez — Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

Recém-saí­do do ensi­no médio e pres­tan­do o Enem pela pri­mei­ra vez, o estu­dan­te Ray Miran­da, 18 anos, tam­bém optou pela pre­cau­ção. O can­di­da­to, que estu­dou cin­co horas extras por dia des­de o iní­cio do ano, che­gou de Águas Lin­das (GO) por vol­ta das 8h de ôni­bus. Por ter esco­lhi­do a ver­são digi­tal do Enem, ele teve de fazer a pro­va lon­ge de casa. “A pro­va digi­tal é mui­to mais prá­ti­ca. A gen­te não per­de tem­po pre­en­chen­do boli­nhas para mar­car o gaba­ri­to, e sobra mais tem­po para pen­sar nas ques­tões”, expli­ca.

Preparação

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Repro­du­ção: Feli­pe veio de de Alto Paraí­so (GO) e às 9h já esta­va no por­tão de entra­da — Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

O pro­fes­sor de kara­tê Feli­pe Szer­dinsks, 24 anos, tam­bém pre­fe­riu pas­sar algu­mas horas na por­ta do local da pro­va. Mora­dor de Alto Paraí­so (GO), che­gou de car­ro por vol­ta das 9h e retor­na­rá para casa assim que aca­bar a pro­va, em uma via­gem que dura apro­xi­ma­da­men­te duas horas e 20 minu­tos de auto­mó­vel. For­ma­do em Ser­vi­ços Judi­ciá­ri­os e com pós-gra­du­a­ção em Direi­to Fede­ral, Feli­pe pre­ten­de mudar de vida e fazer outro cur­so supe­ri­or na área de saú­de ou edu­ca­ção físi­ca, para atu­ar com artes mar­ci­ais.

“Fiz a edi­ção de 2020, que foi adi­a­da para 2021 por cau­sa da pan­de­mia, mas não pas­sei por­que não estu­dei. Ago­ra, fiz um cur­si­nho on-line por seis meses. No domin­go pas­sa­do, per­di tem­po na reda­ção e não con­se­gui res­pon­der tudo, mas o que con­se­gui res­pon­der, achei fácil”, dis­se Feli­pe, que garan­te ser melhor em ciên­ci­as exa­tas, con­teú­do cobra­do hoje no Enem.

Recém saí­do do quar­tel, o reser­vis­ta Har­ley Alves, 22 anos, ain­da não esco­lheu a área em que quer fazer facul­da­de, mas diz ter estu­da­do qua­tro aulas por dia duran­te um ano para pres­tar o Enem pela pri­mei­ra vez. Vin­do de ôni­bus, che­gou às 10h50 e espe­ra­va a aber­tu­ra dos por­tões, ao meio-dia, com tran­qui­li­da­de. “Achei a pro­va da sema­na pas­sa­da fácil. Quan­do a gen­te se pre­pa­ra, tudo cor­re bem”, comen­ta.

Correção

Os par­ti­ci­pan­tes do Enem 2022 fazem hoje as pro­vas de mate­má­ti­ca e de ciên­cia da natu­re­za, que englo­ba quí­mi­ca, físi­ca e bio­lo­gia. Cada pro­va tem 45 ques­tões obje­ti­vas. O exa­me é apli­ca­do em mais de 1,7 mil muni­cí­pi­os nas moda­li­da­des impres­sa e digi­tal. Nas duas moda­li­da­des, as ques­tões são iguais.

Pelo oita­vo ano con­se­cu­ti­vo, os veí­cu­los públi­cos da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC) trans­mi­tem a cor­re­ção das prin­ci­pais ques­tões do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio logo após o tér­mi­no das pro­vas. A par­tir das 19h30, pro­fes­so­res comen­ta­rão e resol­ve­rão as ques­tões ao vivo no espe­ci­al Caiu no Enem.

A ini­ci­a­ti­va mul­ti­pla­ta­for­ma entra no ar na pro­gra­ma­ção da TV Bra­sil, nas redes soci­ais da emis­so­ra, na Rádio MEC AM e na Rádio Naci­o­nal AM e OC. Com uma hora e meia de dura­ção, o con­teú­do temá­ti­co ain­da fica dis­po­ní­vel para o públi­co acom­pa­nhar quan­do e onde qui­ser no app TV Bra­sil Play.

Gabarito

Os gaba­ri­tos das pro­vas serão divul­ga­dos pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) até o dia 23, onli­ne.

O Enem sele­ci­o­na estu­dan­tes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu), para bol­sas em ins­ti­tui­ções pri­va­das, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni), e ser­ve de parâ­me­tro para o Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em ins­ti­tui­ções de ensi­no por­tu­gue­sas que têm con­vê­nio com o Inep.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral Um homem foi preso em flagrante na Baixada Fluminense Publicado em …