...
sábado ,13 abril 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil

Estimativa é que 100 mil pessoas visitem o local


Publicado em 28/03/2024 — 06:48 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Aten­ção, gamerscos­player, enge­nhei­ros de tec­no­lo­gia da infor­ma­ção (TI), cien­tis­tas, pro­fes­so­res makers, empre­en­de­do­res, men­to­res, curi­o­sos e visi­o­ná­ri­os de diver­sas par­tes do Bra­sil e de todas as ida­des: foi dada a lar­ga­da para 6ª edi­ção da Cam­pus Party Bra­sí­lia (CPBSB6) na noi­te des­sa quar­ta-fei­ra (27), no Está­dio Mané Gar­rin­cha.

Até o fim do even­to, no domin­go (31), a expec­ta­ti­va de públi­co é de 100 mil visi­tan­tes na área gra­tui­ta aber­ta ao públi­co em geral (Área Open) e cer­ca de 10 mil pes­so­as na are­na, onde só tran­si­tam os que paga­ram ingres­sos, os cha­ma­dos cam­pu­sei­ros, a mai­o­ria jovens inte­res­sa­dos no uni­ver­so geek e nerd. Somen­te na área de cam­ping, mon­ta­da em dois anda­res do está­dio, devem acam­par 2,5  mil par­ti­ci­pan­tes e volun­tá­ri­os cadas­tra­dos.

Duran­te a cerimô­nia de aber­tu­ra em um pal­co 360º, o pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Cam­pus Party, Fran­ces­co Far­rug­gia, reve­lou que pre­ten­de tor­nar a capi­tal fede­ral, já em 2025, o mai­or fes­ti­val sobre tec­no­lo­gia, ino­va­ção, dis­rup­ção e empre­en­de­do­ris­mo do país. “O DF é a capi­tal do Bra­sil e todas as Cam­pus Party mais impor­tan­tes fei­tas no mun­do, des­de Sin­ga­pu­ra, dos Esta­dos Uni­dos, do Cana­dá, da Euro­pa, Amé­ri­ca Lati­na e Áfri­ca, se pas­sam nas capi­tais de cada país. Aqui no Bra­sil, a mais impor­tan­te hoje é São Pau­lo e vamos tra­ba­lhar para que a capi­tal [Bra­sí­lia] venha a ser a mai­or Cam­pus Party do país. Depois, con­se­gui­re­mos que seja, como foi São Pau­lo em um momen­to, a mai­or Cam­pus Party do mun­do”, pro­je­ta.

Brasília (DF) 27/03/2024 – começa nesta quarta no Estádio Mané Garrincha Tema este ano é To infinity and beyond (Ao infinito e além). Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­du­ção: Bra­sí­lia – Bar­ra­cas mon­ta­das no Está­dio Mané Gar­ri­nha para a 6ª Cam­pus Party — Foto Joéd­son Alves/Agência Bra­sil

Nes­te ano, o even­to tem como tema To infi­nity and Beyond (Ao infi­ni­to e além), liga­do à astro­no­mia, e home­na­ge­a­rá os 50 anos do Pla­ne­tá­rio de Bra­sí­lia Luiz Crulz. O dire­tor exe­cu­ti­vo CEO da Cam­pus Party Bra­sil, Toni­co Nova­es, dis­se à Agên­cia Bra­sil que o even­to dei­xa­rá um lega­do para os bra­si­li­en­ses. “Nós vamos dei­xar de pre­sen­te para o Pla­ne­tá­rio de Bra­sí­lia o Data Sky, um soft­ware pro­je­ta­do em uma tela, onde as pes­so­as vão poder se rela­ci­o­nar de acor­do com assun­tos espe­cí­fi­cos de seu inte­res­se.”

Programação

O fes­ti­val terá, ao todo, mais de 400 horas de ati­vi­da­des e mais de 500 con­fe­ren­cis­tas, além de workshops, com­pe­ti­ções, men­to­ri­as, expe­ri­ên­ci­as imer­si­vas, por exem­plo, em simu­la­do­res para apro­xi­mar os cam­pu­sei­ros às tec­no­lo­gi­as do futu­ro, con­for­me a pro­gra­ma­ção divul­ga­da pela orga­ni­za­ção. Tudo isso dis­tri­buí­do em três gran­des pal­cos: What´s Next, Petro­bras e Ser­pro. E espa­ços temá­ti­cos: Fábri­ca de Empre­en­de­do­res, Super Novas, Big Bang, Cam­pus Kids, Are­na Dis­rup­ção, Are­na de Dro­nes, Login e Robo­co­re.

Entre os con­fe­ren­cis­tas do fes­ti­val nes­ta quin­ta-fei­ra (28), os de mai­or des­ta­que são os you­tu­bers bra­si­lei­ros Ibe­rê The­nó­rio, fun­da­dor do canal Manu­al do Mun­do há 15 anos; Thi­a­go Bra­ga, do Bra­são de Armas, que con­ta e ana­li­sa his­tó­ri­as sobre bata­lhas e guer­ras; além da influ­en­cer Nathá­lia Rodri­gues de Oli­vei­ra, a Nath Finan­ças, que abor­da ques­tões rela­ci­o­na­das à edu­ca­ção, orga­ni­za­ção e até ao pla­ne­ja­men­to finan­cei­ro; e o pes­qui­sa­dor Ricar­do Cap­pra que mos­tra­rá hoje opor­tu­ni­da­des na área de inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al (IA) de dados.

Brasília (DF) 27/03/2024 – começa nesta quarta no Estádio Mané Garrincha Tema este ano é To infinity and beyond (Ao infinito e além). Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­du­ção: Bra­sí­lia – Tema da 6ª Cam­pus Party nes­te ano é To infi­nity and beyond (Ao infi­ni­to e além) — Foto Joéd­son Alves/Agência Bra­sil

Ama­nhã (29), a cri­a­do­ra do pri­mei­ro apli­ca­ti­vo para o ensi­no-apren­di­za­gem de lín­guas indí­ge­nas ame­a­ça­das de extin­ção, Suel­len Tobler, vai con­tar como o app Nhe­en­ga­tu vem sen­do usa­do em esco­las indí­ge­nas. Nhe­en­ga­tu é con­si­de­ra­do o idi­o­ma per­di­do dos indí­ge­nas da Amazô­nia, depois de ter sido bani­do pelos colo­ni­za­do­res por­tu­gue­ses.

Bilheteria

Os inte­res­sa­dos ain­da podem com­prar onli­ne os ingres­sos para a CPBSB6 .

O ingres­so do tipo Pre­sen­ci­al Sem Cam­ping cus­ta R$ 346,10 e o ingres­so com Cam­ping ou Cam­ping Duplo aumen­ta para R$ 453,10.

O ingres­so gra­tui­to dará aces­so, duran­te todos os dias da Cam­pus Party, à área Open do even­to, além de per­mi­tir o uso de inú­me­ras ban­ca­das e inter­net dis­po­ní­veis para jogar, brin­car, pro­gra­mar com­pu­ta­do­res e estu­dar.

Os cra­chás dos par­ti­ci­pan­tes são reti­ra­dos na área de cre­den­ci­a­men­to do Está­dio Mané Gar­rin­cha.

Ser­vi­ço da Cam­pus Party Bra­sí­lia – 6ª edi­ção

Local: Está­dio Mané Gar­rin­cha

Are­na

De 28 a 30/03: fun­ci­o­na­men­to 24 horas;

31/03: até as 17h;

Área Open 

De 28 a 30/03: das 10h30 às 20h;

31/03: das 10h30 às 16h;

Cam­ping

Fun­ci­o­na­men­to 24 hoas até as 18h de domin­go (31) para pagan­tes e volun­tá­ri­os.

Algu­mas ati­vi­da­des do fes­ti­val terão trans­mis­sões ao vivo no canal da Cam­pus Party Bra­sil no You­tu­be.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …