...
sábado ,18 outubro 2025
Home / Direitos Humanos / Violência contra a mulher terá hoje Cristo Redentor iluminado de lilás

Violência contra a mulher terá hoje Cristo Redentor iluminado de lilás

Rio teve 125 casos de feminicídio de julho de 2024 a junho de 2025

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/08/2025 — 11:26
Rio de Janeiro
A estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, ganha nova iluminação com tecnologia LED e controle informatizado.
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O Cristo Reden­tor, no Rio, recebe a ilu­mi­nação lilás, na noite des­ta quin­ta-feira (7), em ato sim­bóli­co que inte­gra a cam­pan­ha Agos­to Lilás.

A ação sim­boliza a neces­si­dade da con­sci­en­ti­za­ção sobre a vio­lên­cia con­tra a mul­her, uma real­i­dade que tem lev­a­do mul­heres e meni­nas a víti­mas de agressões vio­len­tas que lev­am até a fem­i­nicí­dios.

O even­to ocorre, a par­tir das 20h, e con­ta com a par­tic­i­pação da Coor­de­nado­ria Estad­ual da Mul­her em Situ­ação de Vio­lên­cia Domés­ti­ca e Famil­iar do Tri­bunal de Justiça do Rio de Janeiro, Polí­cia Mil­i­tar, Patrul­ha Maria da Pen­ha, Sec­re­taria de Esta­do da Mul­her e do San­tuário Arquid­ioce­sano Cristo Reden­tor.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Rio de Janeiro

Os números da vio­lên­cia con­tra a mul­her no Rio de Janeiro, con­forme o Obser­vatório Judi­cial da Vio­lên­cia Domés­ti­ca e Famil­iar con­tra a Mul­her, ban­co de dados do Poder Judi­ciário flu­mi­nense, que reúne números estatís­ti­cos ref­er­entes aos proces­sos judi­ci­ais em trâmite no esta­do, mostram que nos últi­mos 12 meses (de jul­ho de 2024 a jun­ho de 2025) a lesão cor­po­ral foi o assun­to mais cadastra­do nas ações penais de com­petên­cia de Vio­lên­cia Domés­ti­ca e Famil­iar con­tra a Mul­her, total­izan­do 6.487 casos.

Feminicídios

O Obser­vatório tam­bém reúne dados sobre casos de fem­i­nicí­dios no Rio de Janeiro. Eles indicam que, no mes­mo perío­do, foram reg­istra­dos 125 novos casos de fem­i­nicí­dio, além de 67 ten­ta­ti­vas.

»Câmara apro­va pen­são espe­cial para fil­hos de víti­mas de fem­i­nicí­dio

Dados do Brasil

De acor­do com os números do Mapa da Segu­rança Públi­ca de 2025, no ano pas­sa­do foram reg­istra­dos, no país, 1.459 casos de fem­i­nicí­dio, aumen­to de 0,69% em relação a 2023, com 1 1.449.

“Em média, cer­ca de qua­tro mul­heres foram assas­si­nadas por dia em 2024 em razão do Gênero, em con­tex­tos de vio­lên­cia domés­ti­ca, famil­iar, ou por menospre­zo e Dis­crim­i­nação rela­ciona­dos à condição do sexo fem­i­ni­no”, infor­ma o lev­an­ta­men­to.

O Mapa mostra tam­bém os municí­pios com maior número de fem­i­nicí­dios em 2024:

  • Rio de Janeiro, 51 casos;
  • São Paulo, 51 casos;
  • Man­aus, 16 casos;
  • Teresina, 12 casos;
  • Cam­po Grande, 11 casos.
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“Não vamos negar aos nossos filhos o direito à vacina”, diz Padilha

Ministro da Saúde fez pronunciamento na TV e rádio sobre o dia D Luiz Clau­dio …