...
sábado ,27 abril 2024
Home / Noticias / Açafrão, o ouro de Mara Rosa é tema do Caminhos da Reportagem

Açafrão, o ouro de Mara Rosa é tema do Caminhos da Reportagem

Repro­du­ção: @Agência Bra­sil / EBC

Programa vai ao ar neste domingo (20), às 22h, na TV Brasil


Publi­ca­do em 20/11/2022 — 09:08 Por EBC — Bra­sí­lia

ouvir:

O Nor­te de Goiás, que no sécu­lo 18 foi explo­ra­do por ban­dei­ran­tes em bus­ca do ouro, ago­ra cul­ti­va outro tipo de rique­za. O aça­frão-da-ter­ra, tam­bém conhe­ci­do como cúr­cu­ma, é a cul­tu­ra pre­do­mi­nan­te na região de Mara Rosa, reco­nhe­ci­da pela pro­du­ção da plan­ta. O pro­du­to ganhou o selo de indi­ca­ção geo­grá­fi­ca (IG), que reco­nhe­ce a qua­li­da­de e tra­di­ção de um pro­du­to a par­tir das con­di­ções ambi­en­tais e do modo de fazer local.

Em par­ce­ria com o Ser­vi­ço Bra­si­lei­ro de Apoio às Micro e Peque­nas Empre­sas (Sebrae), a equi­pe da TV Bra­sil visi­tou a região para conhe­cer como é fei­ta a pro­du­ção e a ver­sa­ti­li­da­de da plan­ta, mui­to usa­da na culi­ná­ria e até mes­mo no setor têx­til. O pro­gra­ma vai ao ar hoje (20), às 22h.

Cer­ca de um quar­to do aça­frão bra­si­lei­ro é pro­du­zi­do na região de Mara Rosa e, em 2016, foi cer­ti­fi­ca­do como IG.  “Acho que é a ter­ra boa, a plan­ta se adap­tou ao cli­ma e Deus aben­ço­ou tam­bém o lugar. Por­que o aça­frão nas­ce em todo lugar, mas não pro­duz tan­to quan­to nes­ta região. É um mis­té­rio de Deus”, diz Antô­nio do Nas­ci­men­to, pro­du­tor de aça­frão cer­ti­fi­ca­do.

Boa par­te da colhei­ta é fei­ta por peque­nos pro­du­to­res, de for­ma manu­al, em tra­di­ção que pas­sa de gera­ção em gera­ção. “Eu gos­to mui­to de tra­ba­lhar na ter­ra, por­que era um ser­vi­ço que minha mãe fazia. Me lem­bra mui­to e me sin­to pró­xi­ma dela, que mor­reu de cân­cer. É uma for­ma que tenho de home­na­geá-la, fazen­do o que ela mais gos­ta­va que era tra­ba­lhar com aça­frão”, con­ta Sebas­ti­a­na For­tu­na­to, tra­ba­lha­do­ra rural.

“Na mai­or par­te das vezes, são peque­nos pro­du­to­res que estão por trás de uma indi­ca­ção geo­grá­fi­ca. Mui­tas vezes, eles não têm con­di­ções de com­pe­tir em volu­me de pro­du­ção com gran­des regiões ou pro­du­to­res. Então, uma for­ma de agre­ga­rem valor ao pro­du­to, pro­por­ci­o­nar desen­vol­vi­men­to aos peque­nos negó­ci­os e aos demais ins­ta­la­dos na região é por meio da dife­ren­ci­a­ção da indi­ca­ção geo­grá­fi­ca”, expli­ca Hul­da Gies­bre­cht , ana­lis­ta de ino­va­ção do Sebrae Naci­o­nal. A enti­da­de apoia os pro­du­to­res para que obte­nham a cer­ti­fi­ca­ção de IG. Ao todo, o Bra­sil tem 92 indi­ca­ções geo­grá­fi­cas reco­nhe­ci­das atu­al­men­te.

Para garan­tir a qua­li­da­de, a pro­du­ção de aça­frão cer­ti­fi­ca­do pas­sa por con­tro­le de qua­li­da­de, eta­pa por eta­pa.  “Todo aça­frão com selo pas­sa por um pro­ces­so no labo­ra­tó­rio. Ele é um pro­du­to de mai­or qua­li­da­de por­que não tem uso de her­bi­ci­da”, diz Wesl­ley Oli­vei­ra, enge­nhei­ro agrô­no­mo da Empre­sa de Assis­tên­cia Téc­ni­ca e Exten­são Rural (Ema­ter).

Da mesa ao guarda-roupa

O uso do aça­frão como tem­pe­ro já é bas­tan­te difun­di­do e, em Mara Rosa, há um fes­ti­val culi­ná­rio espe­cí­fi­co com recei­tas exclu­si­vas que levam o ingre­di­en­te. A equi­pe da TV Bra­sil conhe­ceu tam­bém uma che­fe de cozi­nha, em São Pau­lo, que usa o tem­pe­ro para colo­rir mas­sas arte­sa­nais. “Fiz uma cole­ção que eu cha­mo de mas­sas aos sabo­res e per­fu­mes do Bra­sil, para que a gen­te pos­sa usu­fruir e divul­gar as nos­sas pre­ci­o­si­da­des”, diz Ana Soa­res, des­ta­can­do o aro­ma espe­ci­al do aça­frão.

O ama­re­lo carac­te­rís­ti­co do pro­du­to tam­bém é usa­do na fabri­ca­ção de coran­tes. A desig­ner Mai­be Maroc­co­lo desen­vol­veu o pro­je­to Mat­tri­ca­ria para pes­qui­sar o poten­ci­al das plan­tas bra­si­lei­ras no desen­vol­vi­men­to de tin­tas ou na apli­ca­ção no seg­men­to de tin­tu­ra­ria têx­til. Ela mos­tra como o aça­frão impri­me um ama­re­lo vivo e úni­co aos teci­dos.

Além do pra­to e dos teci­dos, cada vez mais a plan­ta vem sen­do reco­nhe­ci­da pelos seus bene­fí­ci­os à saú­de. Uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras têm pes­qui­sa­do o poten­ci­al anti-infla­ma­tó­rio do aça­frão e nutri­ci­o­nis­tas já reco­men­dam a inclu­são da plan­ta na die­ta para melho­rar tam­bém a imu­ni­da­de.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …