...
sábado ,27 abril 2024
Home / Meio Ambiente / Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

Repro­du­ção: © Divul­ga­ção TV Bra­sil

Caminhos passam por 51 unidades de conservação em 220 municípios


Publi­ca­do em 22/09/2023 — 12:34 Por Vitor Abda­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Tri­lhas são uma ati­vi­da­de pra­ze­ro­sa para os aman­tes da natu­re­za. É uma for­ma demo­crá­ti­ca, sau­dá­vel e, mui­tas vezes gra­tui­ta, de lazer, que pode incluir tra­je­tos de pou­cos metros a cami­nhos que se esten­dem por cen­te­nas de quilô­me­tros. 

“Essa opção de turis­mo ofe­re­ce aos visi­tan­tes opor­tu­ni­da­des úni­cas de explo­rar a diver­si­da­de natu­ral e cul­tu­ral do país de manei­ra sus­ten­tá­vel. Além de viven­ci­ar a bio­di­ver­si­da­de, as tri­lhas ain­da con­tri­bu­em com a eco­no­mia local, pro­mo­vem a con­ser­va­ção ambi­en­tal e fomen­tam o res­pei­to pelas comu­ni­da­des locais”, dis­se o minis­tro do Turis­mo, Cel­so Sabi­no, nes­ta sex­ta-fei­ra (22), ao par­ti­ci­par do 2º Con­gres­so Bra­si­lei­ro de Tri­lhas, em Nite­rói (RJ).

Um bole­tim com a atu­a­li­za­ção mais recen­te da rede foi lan­ça­do duran­te o even­to.

Algu­mas das tri­lhas no país são tão lon­gas que, para per­cor­rê-las, um dia não bas­ta. Em 2018, os minis­té­ri­os do Turis­mo e do Meio Ambi­en­te se uni­ram para cri­ar a Rede Tri­lhas — Rede Naci­o­nal de Tri­lhas de Lon­go Cur­so e Conec­ti­vi­da­de — com o obje­ti­vo de pro­mo­ver os cami­nhos como ins­tru­men­to de con­ser­va­ção da bio­di­ver­si­da­de e conec­ti­vi­da­de de pai­sa­gens e de gera­ção de empre­go e ren­da no entor­no das tri­lhas

Des­de então, vári­os per­cur­sos foram incor­po­ra­dos à rede, que inclui tri­lhas regi­o­nais, ou seja, aque­las que pre­ci­sam de pelo menos um per­noi­te para ser com­ple­ta­da, e naci­o­nais, aque­las que pre­ci­sam de 28 dias de cami­nha­da para serem per­cor­ri­das.

Atu­al­men­te, exis­tem mais de 30 tri­lhas cadas­tra­das na rede, soman­do cer­ca de 10 mil quilô­me­tros de tra­je­tos que cor­tam 51 uni­da­des de con­ser­va­ção, em 20 uni­da­des da fede­ra­ção e 220 muni­cí­pi­os.

Algu­mas tri­lhas são espe­cí­fi­cas para cami­nha­das, outras para bici­cle­tas, enquan­to a mai­o­ria pode ser fei­ta a pé, a cava­lo ou de bici­cle­ta. Uma delas é exclu­si­va para bar­cos: a Rota dos Pinhei­ros, no Para­ná.

Há tri­lhas para todos os gos­tos, vari­an­do des­de a peque­na Cami­nhos de Rio das Ostras, de 30 km, que pode ser fei­ta em ape­nas dois dias de cami­nha­da, no Rio de Janei­ro, até a gigan­tes­ca Trans­man­ti­quei­ra, que se esten­de por 1.200 km, pas­san­do por São Pau­lo, Rio e Minas, e que leva 70 dias para ser con­cluí­da.

A Rota da Fé é outro exem­plo de tri­lha mui­to lon­ga. Ela pas­sa por 2.500 km dos esta­dos de São Pau­lo e Minas e, de tão lon­ga, a Rede de Tri­lhas sequer esti­ma a dura­ção total, pre­fe­rin­do sepa­rá-la em tre­chos meno­res, de 300 km, que levam 12 dias para serem per­cor­ri­dos.

A rede per­mi­te que as tri­lhas sejam mape­a­das, divul­ga­das para o públi­co e rece­bam sina­li­za­ção padro­ni­za­da, com sím­bo­los que indi­cam, por exem­plo, a dire­ção da tri­lha, pon­tos de inte­res­se e saí­das.

“Enten­de­mos que as tri­lhas de lon­go cur­so são uma das mais impor­tan­tes fer­ra­men­tas para a implan­ta­ção do eco­tu­ris­mo em nível naci­o­nal. A gen­te tem que apro­vei­tar a opor­tu­ni­da­de de que o país se des­ta­ca em nível mun­di­al, enquan­to país do eco­tu­ris­mo e desen­vol­ver pro­du­tos que aten­dam à deman­da inter­na­ci­o­nal”, expli­ca a coor­de­na­do­ra de Desen­vol­vi­men­to e Apoio à Comer­ci­a­li­za­ção de Pro­du­tos e Expe­ri­ên­ci­as, Fabi­a­na Oli­vei­ra.

Par­te das tri­lhas, com mapas e infor­ma­ções sobre elas, podem ser con­sul­ta­das no site Etri­lhas.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …