...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Meio Ambiente / Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

Repro­dução: © Divul­gação TV Brasil

Caminhos passam por 51 unidades de conservação em 220 municípios


Pub­li­ca­do em 22/09/2023 — 12:34 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Tril­has são uma ativi­dade praze­rosa para os amantes da natureza. É uma for­ma democráti­ca, saudáv­el e, muitas vezes gra­tui­ta, de laz­er, que pode incluir tra­je­tos de poucos met­ros a cam­in­hos que se esten­dem por cen­te­nas de quilômet­ros. 

“Essa opção de tur­is­mo ofer­ece aos vis­i­tantes opor­tu­nidades úni­cas de explo­rar a diver­si­dade nat­ur­al e cul­tur­al do país de maneira sus­ten­táv­el. Além de viven­ciar a bio­di­ver­si­dade, as tril­has ain­da con­tribuem com a econo­mia local, pro­movem a con­ser­vação ambi­en­tal e fomen­tam o respeito pelas comu­nidades locais”, disse o min­istro do Tur­is­mo, Cel­so Sabi­no, nes­ta sex­ta-feira (22), ao par­tic­i­par do 2º Con­gres­so Brasileiro de Tril­has, em Niterói (RJ).

Um bole­tim com a atu­al­iza­ção mais recente da rede foi lança­do durante o even­to.

Algu­mas das tril­has no país são tão lon­gas que, para per­cor­rê-las, um dia não bas­ta. Em 2018, os min­istérios do Tur­is­mo e do Meio Ambi­ente se uni­ram para cri­ar a Rede Tril­has — Rede Nacional de Tril­has de Lon­go Cur­so e Conec­tivi­dade — com o obje­ti­vo de pro­mover os cam­in­hos como instru­men­to de con­ser­vação da bio­di­ver­si­dade e conec­tivi­dade de pais­agens e de ger­ação de emprego e ren­da no entorno das tril­has

Des­de então, vários per­cur­sos foram incor­po­ra­dos à rede, que inclui tril­has region­ais, ou seja, aque­las que pre­cisam de pelo menos um per­noite para ser com­ple­ta­da, e nacionais, aque­las que pre­cisam de 28 dias de cam­in­ha­da para serem per­cor­ri­das.

Atual­mente, exis­tem mais de 30 tril­has cadastradas na rede, soman­do cer­ca de 10 mil quilômet­ros de tra­je­tos que cor­tam 51 unidades de con­ser­vação, em 20 unidades da fed­er­ação e 220 municí­pios.

Algu­mas tril­has são especí­fi­cas para cam­in­hadas, out­ras para bici­cle­tas, enquan­to a maio­r­ia pode ser fei­ta a pé, a cav­a­lo ou de bici­cle­ta. Uma delas é exclu­si­va para bar­cos: a Rota dos Pin­heiros, no Paraná.

Há tril­has para todos os gos­tos, var­ian­do des­de a peque­na Cam­in­hos de Rio das Ostras, de 30 km, que pode ser fei­ta em ape­nas dois dias de cam­in­ha­da, no Rio de Janeiro, até a gigan­tesca Trans­man­tiqueira, que se estende por 1.200 km, pas­san­do por São Paulo, Rio e Minas, e que leva 70 dias para ser con­cluí­da.

A Rota da Fé é out­ro exem­p­lo de tril­ha muito lon­ga. Ela pas­sa por 2.500 km dos esta­dos de São Paulo e Minas e, de tão lon­ga, a Rede de Tril­has sequer esti­ma a duração total, preferindo sep­a­rá-la em tre­chos menores, de 300 km, que lev­am 12 dias para serem per­cor­ri­dos.

A rede per­mite que as tril­has sejam mapeadas, divul­gadas para o públi­co e rece­bam sinal­iza­ção padroniza­da, com sím­bo­los que indicam, por exem­p­lo, a direção da tril­ha, pon­tos de inter­esse e saí­das.

“Enten­demos que as tril­has de lon­go cur­so são uma das mais impor­tantes fer­ra­men­tas para a implan­tação do eco­tur­is­mo em nív­el nacional. A gente tem que aproveitar a opor­tu­nidade de que o país se desta­ca em nív­el mundi­al, enquan­to país do eco­tur­is­mo e desen­volver pro­du­tos que aten­dam à deman­da inter­na­cional”, expli­ca a coor­de­nado­ra de Desen­volvi­men­to e Apoio à Com­er­cial­iza­ção de Pro­du­tos e Exper­iên­cias, Fabi­ana Oliveira.

Parte das tril­has, com mapas e infor­mações sobre elas, podem ser con­sul­tadas no site Etril­has.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10 …