...
domingo ,28 abril 2024
Home / Esportes / Copa do Catar: Inglaterra chega às oitavas após vitória sobre Gales

Copa do Catar: Inglaterra chega às oitavas após vitória sobre Gales

Repro­du­ção: © Reuters/Paul Childs/Direitos reser­va­dos

English Team triunfa por 3 a 0 para avançar como primeiro do Grupo B


Publi­ca­do em 29/11/2022 — 18:16 Por Car­los Moli­na­ri — TV Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A Ingla­ter­ra con­fir­mou o favo­ri­tis­mo no Gru­po B da Copa do Catar ao supe­rar o País de Gales por 2 a 0, nes­ta ter­ça-fei­ra (29) no Está­dio Ahmad Bin Ali, para che­gar às oita­vas de final como pri­mei­ro colo­ca­do da cha­ve.

Ingla­ter­ra e País de Gales for­mam o Rei­no Uni­do, jun­to com a Escó­cia e a Irlan­da do Nor­te. Os dois paí­ses fazem fron­tei­ra e são cos­tu­mei­ros adver­sá­ri­os no fute­bol, ten­do dis­pu­ta­do mais de cem con­fron­tos. Nenhum, no entan­to, mais impor­tan­te do que este.

O pri­mei­ro con­fron­to entre as duas sele­ções foi dis­pu­ta­do em 1879 (os ingle­ses ven­ce­ram por 2 a 1 numa épo­ca na qual o fute­bol nem tinha ampli­a­do suas fron­tei­ras para além da Grã-Bre­ta­nha). Acres­cen­te a isso o fato de a sele­ção do País de Gales ter nove joga­do­res nas­ci­dos, jus­ta­men­te, na Ingla­ter­ra e que o prin­ci­pal clu­be do país, o Swan­sea City, dis­pu­ta, na ver­da­de, o Cam­pe­o­na­to Inglês da 2ª Divi­são.

Num con­fron­to de tan­ta tra­di­ção, Gales entrou em cam­po depen­den­do de uma vitó­ria sobre a Ingla­ter­ra (e um empa­te entre Irã e Esta­dos Uni­dos) para ir mais lon­ge na Copa. Per­ce­beu que era uma mis­são difi­cí­li­ma, até por­que não con­se­guia nem tro­car pas­ses, nem ata­car. Logo aos 9 minu­tos, o inglês Rash­ford apa­re­ceu dian­te do golei­ro Ward, que saiu de car­ri­nho para evi­tar o gol.

Rom­pen­do com a tra­di­ção, a Ingla­ter­ra dei­xou de pri­vi­le­gi­ar as joga­das de chu­vei­ri­nho na área, uma irri­tan­te e anti­ga espe­ci­a­li­da­de bri­tâ­ni­ca. O time do téc­ni­co Gareth South­ga­te, emba­la­do pela tor­ci­da can­tan­do o hino God Save the King, pre­fe­ria o jogo rápi­do pró­xi­mo à área, dian­te de uma retran­ca bem pos­ta­da. Aos 37 minu­tos, numa joga­da com dois pas­ses de cal­ca­nhar, Phil Foden aca­bou des­per­di­çan­do a con­clu­são com um chu­te por sobre a meta de Ward. A Ingla­ter­ra tinha o domí­nio ter­ri­to­ri­al e a pos­se de bola, mas não fez gols no 1º tem­po.

Na eta­pa final tudo mudou. Aos 4 minu­tos, Mar­cus Rash­ford cobrou uma fal­ta com per­fei­ção, a bola foi no ângu­lo do golei­ro Ward e o que se viu foi um gola­ço inglês. Aos 5 minu­tos, a Ingla­ter­ra tirou todas as chan­ces do país vizi­nho, quan­do Har­ry Kane cru­zou ras­tei­ro na área e Phil Foden com­ple­tou para as redes. Dois gols em dois minu­tos foi um gol­pe mui­to duro para o País de Gales.

Aos 22 minu­tos Mar­cus Rash­ford foi lan­ça­do, domi­nou a bola, inva­diu a área, cor­tou para o meio e encheu o pé, com a bola pas­san­do por bai­xo das per­nas do golei­ro Ward. Foi o ter­cei­ro da Ingla­ter­ra.

A Ingla­ter­ra ain­da des­per­di­çou alguns gols, com Jude Bel­lingham per­den­do um chu­te ras­tei­ro nas mãos do golei­ro Ward e Sto­nes baten­do ina­cre­di­ta­vel­men­te por cima, den­tro da peque­na área, aos 45 minu­tos.

Com a vitó­ria por 3 a 0, a Ingla­ter­ra avan­ça em pri­mei­ro lugar no Gru­po B e enfren­ta Sene­gal no domin­go (4), a par­tir das 16 horas (horá­rio de Bra­sí­lia). Já o País de Gales, eli­mi­na­do sem ter fei­to uma boa Copa, pode ten­tar vol­tar a um Mun­di­al em 2026, quan­do a Fifa dará 16 vagas dire­tas para as sele­ções euro­pei­as.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vitória empata clássico e volta a ser campeão baiano após sete anos

Repro­du­ção: © Vic­tor Ferreira/EC Vitória/Direitos Reser­va­dos Atlético vence em Minas, Fla no Rio e Palmeiras …