...
domingo ,28 abril 2024
Home / Noticias / Defesa Civil: mais de 40 cidades de Pernambuco estão em emergência

Defesa Civil: mais de 40 cidades de Pernambuco estão em emergência

Repro­du­ção: © REUTERS/Diego Nigro/Direitos reser­va­dos

Chuva não deve dar trégua no Nordeste pelos próximos 60 dias


Publi­ca­do em 31/05/2022 — 20:15 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Mais de 40 cida­des de Per­nam­bu­co decre­ta­ram ou estão em pro­ces­so de decre­tar situ­a­ção de emer­gên­cia por con­ta das chu­vas que atin­gem a Região Nor­des­te do país. Há ain­da muni­cí­pi­os em situ­a­ção simi­lar em Ala­go­as e no Rio Gran­de do Nor­te. O rela­to é do secre­tá­rio Naci­o­nal de Defe­sa Civil, coro­nel Ale­xan­dre Lucas Alves.

Em entre­vis­ta ao pro­gra­ma A Voz do Bra­sil, ele ava­li­ou que a situ­a­ção em Per­nam­bu­co ain­da é crí­ti­ca, já que há desa­pa­re­ci­dos em meio aos mais de 100 mor­tos con­fir­ma­dos. “Ain­da cho­ve aqui na região e isso traz um pro­ble­ma tan­to para as for­ças de segu­ran­ça que estão nas ações de bus­ca e res­ga­te como nas demais ações de socor­ro, assis­tên­cia e res­pos­ta ao desas­tre”.

O secre­tá­rio lem­brou que, para que o gover­no fede­ral pos­sa libe­rar recur­sos dire­ta­men­te aos esta­dos e muni­cí­pi­os atin­gi­dos por even­tos cli­má­ti­cos impor­tan­tes, é neces­sá­rio que o ente fede­ra­ti­vo decre­te situ­a­ção de emer­gên­cia, deli­mi­te a área do desas­tre e levan­te os danos. A Defe­sa Civil Naci­o­nal, então, ana­li­sa a docu­men­ta­ção e publi­ca o reco­nhe­ci­men­to fede­ral.

“A par­tir des­se docu­men­to, os minis­té­ri­os podem atu­ar em apoio aos muni­cí­pi­os e todo o sis­te­ma fede­ral pode mudar os pro­ces­sos admi­nis­tra­ti­vos para agi­li­zar o aten­di­men­to aos afe­ta­dos”, expli­cou.

Sistema de alertas

O coro­nel des­ta­cou que o sis­te­ma de aler­tas da Defe­sa Civil Naci­o­nal con­fi­gu­ra o prin­ci­pal ins­tru­men­to pra evi­tar mor­tes em situ­a­ções como a regis­tra­da em Per­nam­bu­co. Segun­do ele, qual­quer bra­si­lei­ro pode envi­ar um SMS para o núme­ro 40199 e infor­mar o CEP resi­den­ci­al para rece­ber aler­tas do gover­no fede­ral, esta­du­al e muni­ci­pal no celu­lar.

“Rece­ben­do aler­tas de chu­va for­te ou de even­to cli­má­ti­co impor­tan­te, tam­bém virão jun­to ações de auto­pro­te­ção e de pro­te­ção comu­ni­tá­ria que, jun­to com as ações de pro­te­ção públi­cas, podem e mui­to impe­dir mor­tes como as que esta­mos viven­do no Nor­des­te”, dis­se.

“Para o Nor­des­te, é impor­tan­te lem­brar que ain­da temos 60 dias de chu­vas pela fren­te. É um perío­do que está come­çan­do ago­ra, um perío­do crí­ti­co. Mui­ta chu­va ain­da pode cair. É impor­tan­te que toda a popu­la­ção des­sa região cadas­tre o seu celu­lar no 40199, rece­ba os aler­tas, este­ja aten­ta às ori­en­ta­ções da defe­sa civil e, prin­ci­pal­men­te, tenha a per­cep­ção do ris­co e ado­te medi­das de auto­pro­te­ção.”

Assista à entrevista em A Voz do Brasil:

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …