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Festival 3i volta de forma presencial no Rio de Janeiro

Repro­du­ção: © Divul­ga­ção

Evento será realizado de 5 a 7 de maio


Publi­ca­do em 03/05/2023 — 06:13 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

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O Rio de Janei­ro rece­be, em maio, o Fes­ti­val 3i, no for­ma­to pre­sen­ci­al e em ver­são mais enxu­ta, em que o foco são os temas do empre­en­de­do­ris­mo, da sus­ten­ta­bi­li­da­de do jor­na­lis­mo, da ino­va­ção. “A gen­te quer tra­zer cases de suces­so de pro­du­tos jor­na­lís­ti­cos que estão sen­do fei­tos no país e da rela­ção com a tec­no­lo­gia. Por isso, esta­mos tra­zen­do a dis­cus­são tan­to da regu­la­ção das pla­ta­for­mas [digi­tais], a rela­ção que o jor­na­lis­mo tem com as big techs [gran­des empre­sas de tec­no­lo­gia], como tam­bém a rela­ção da inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al (IA) e do impac­to que ela pode ter no jor­na­lis­mo e no deba­te públi­co tam­bém”, dis­se a dire­to­ra exe­cu­ti­va da Asso­ci­a­ção de Jor­na­lis­mo Digi­tal (Ajor), Maia For­tes.

Con­si­de­ra­do um dos prin­ci­pais even­tos de jor­na­lis­mo e empre­en­de­do­ris­mo da Amé­ri­ca Lati­na, o Fes­ti­val 3i terá sua quar­ta edi­ção naci­o­nal entre 5 e 7 de maio, na Casa da Gló­ria, no Rio de Janei­ro.

Os orga­ni­za­do­res do even­to que­rem tra­zer o lema do Fes­ti­val 3i, for­ma­do por ino­va­ção, inde­pen­dên­cia e ins­pi­ra­ção, para o jor­na­lis­mo no Bra­sil e no mun­do. Duran­te a pan­de­mia da covid-19, o fes­ti­val teve edi­ções onli­ne. No iní­cio do ano pas­sa­do, acon­te­ceu uma edi­ção gra­tui­ta e esten­di­da, envol­ven­do dez dias de even­tos, com três mesas de deba­tes a cada dia.

“Foi um mar­co ini­ci­al para a cons­tru­ção da nova edi­ção que, a par­tir de ago­ra, tem como res­pon­sá­vel pela orga­ni­za­ção a Ajor”, dis­se Maia For­tes. “A ideia era con­se­guir elen­car temá­ti­cas que a gen­te enten­dia que eram rele­van­tes naque­le momen­to, para o jor­na­lis­mo”.

Inscrições

O fes­ti­val reú­ne mais de 40 pro­fis­si­o­nais da Amé­ri­ca Lati­na e do mun­do para par­ti­ci­par dos deba­tes. Os ingres­sos para o Fes­ti­val 3i estão à ven­da pelo Sym­pla. O pas­sa­por­te para os três dias do even­to tem cus­to de R$ 250 a entra­da intei­ra e R$ 125 meia entra­da. Caso quei­ra adqui­rir o ingres­so por dia, o valor é R$ 150 (intei­ra) e R$ 75 (meia entra­da). Os par­ti­ci­pan­tes rece­be­rão cer­ti­fi­ca­do. As ins­cri­ções para as ofi­ci­nas já estão aber­tas e podem ser fei­tas na pági­na do fes­ti­val.

O dire­tor-geral da Fun­da­ção Gabo, Jai­me Abel­lo, é o con­vi­da­do de hon­ra do fes­ti­val e fará uma pales­tra no pri­mei­ro dia do even­to. A Fun­da­ção Gabo foi fun­da­da pelo escri­tor Gabri­el Gar­cía Már­quez com a mis­são de pro­mo­ver um jor­na­lis­mo melhor e esti­mu­lar a cri­a­ti­vi­da­de, com ênfa­se no méto­do de semi­ná­ri­os e ofi­ci­nas. “A gen­te enten­de que a pró­pria fun­da­ção cum­pre o papel de dis­se­mi­nar esse con­cei­to, essa con­cep­ção, para toda a Amé­ri­ca Lati­na, há bas­tan­te tem­po, e ela tem sido uma refe­rên­cia na pro­du­ção de conhe­ci­men­to, seja pes­qui­sas ou workshops rela­ci­o­na­dos ao jor­na­lis­mo digi­tal, eles estão sem­pre à fren­te des­sa pers­pec­ti­va”, dis­se Maia.

Regulação

Na dis­cus­são da regu­la­ção das pla­ta­for­mas digi­tais, virão repre­sen­tan­tes do Cana­dá e da Euro­pa, que estão deba­ten­do o tema no momen­to atu­al, assim como o Bra­sil. Par­ti­ci­pam da mesa o cana­den­se Tay­lor Owen, dire­tor fun­da­dor do Cen­tro de Mídia, Tec­no­lo­gia e Demo­cra­cia da Uni­ver­si­da­de McGill; o dina­marquês Iacob Gam­mel­toft, geren­te de Polí­ti­cas da News­Me­dia Euro­pe; Fran­cis­co Bri­to Cruz, dire­tor exe­cu­ti­vo da Inter­ne­tLab; e o depu­ta­do fede­ral Orlan­do Sil­va (PCdoB/SP), rela­tor do Pro­je­to de Lei nº 2630/2020, o PL das Fake News, que esta­be­le­ce nor­mas para redes soci­ais e apli­ca­ti­vos de men­sa­gens a fim de pro­mo­ver mais trans­pa­rên­cia, com­ba­ter as notí­ci­as fal­sas e cri­ar meca­nis­mos de remu­ne­ra­ção do jor­na­lis­mo.

Os impac­tos da inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al no jor­na­lis­mo e no deba­te públi­co serão assun­to de deba­te no Fes­ti­val 3i, reu­nin­do nomes como Jonathan Stray, do Cen­ter for Human Com­pa­ti­ble AI, na Uni­ver­si­da­de da Cali­fór­nia, em Ber­ke­ley, Esta­dos Uni­dos; Flo­ren­cia Coe­lho, cofun­da­do­ra da equi­pe La Nación Data, na Argen­ti­na; e o sul-afri­ca­no Tshe­po Tsha­ba­la­la, geren­te do Jour­na­lism AI, pro­je­to de pes­qui­sa e trei­na­men­to da Lon­don Scho­ol of Eco­no­mics and Poli­ti­cal Sci­en­ce (LSE).

Periferia

Maia For­tes infor­mou tam­bém que o Fes­ti­val 3i terá uma mesa foca­da no jor­na­lis­mo peri­fé­ri­co. “É impor­tan­te dis­cu­tir o papel que cum­prem essas orga­ni­za­ções que estão no ter­ri­tó­rio e, mui­tas vezes, aca­bam sen­do refe­rên­cia para os veí­cu­los mai­o­res pro­du­zi­rem pau­tas rela­ci­o­na­das a esses ter­ri­tó­ri­os”, dis­se.

Uma par­te mais trans­ver­sal da pro­gra­ma­ção do even­to visa olhar como os empre­en­de­do­res de jor­na­lis­mo con­se­guem se estru­tu­rar e cri­ar orga­ni­za­ções que tenham mais segu­ran­ça ins­ti­tu­ci­o­nal. “A gen­te vai ter mesas deba­ten­do novas fon­tes de finan­ci­a­men­to, rela­ção com a audi­ên­cia, por­que enten­de­mos que o públi­co está no cen­tro do jor­na­lis­mo. Tere­mos outra mesa sobre a pos­sí­vel cri­a­ção de fun­dos jor­na­lís­ti­cos no Bra­sil e no mun­do”, dis­se.

Nes­sas mesas estão con­fir­ma­das as par­ti­ci­pa­ções de Ati­la Iama­ri­no, bió­lo­go e divul­ga­dor cien­tí­fi­co; Bran­ca Vian­na, fun­da­do­ra e pro­du­to­ra da Rádio Novel­lo; jor­na­lis­ta e colu­nis­ta Tia­go Roge­ro, ven­ce­dor do Prê­mio Vla­di­mir Her­zog 2020 pelo pro­je­to Que­ri­no, pod­cast com olhar afro­cen­tra­do sobre a his­tó­ria do Bra­sil; a mexi­ca­na Ale­jan­dra Higa­re­da, fun­da­do­ra da revis­ta Mal­ves­ti­da, que tra­ba­lha a temá­ti­ca femi­ni­na de for­ma moder­na e inclu­si­va; e a atriz e jor­na­lis­ta Ade­ma­ra Bar­ros.

O Fes­ti­val 3i é uma rea­li­za­ção da Asso­ci­a­ção de Jor­na­lis­mo Digi­tal (Ajor). Esta edi­ção con­ta com patro­cí­nio de Goo­gle, Meta, Lumi­na­te, Tik­Tok, Fun­da­ção Tide Setu­bal e Clua (Cli­ma­te and Land Use Alli­an­ce); apoio de Ford Foun­da­ti­on e Oak Foun­da­ti­on; e pro­du­ção da Car­dá­pio de Idei­as Comu­ni­ca­ção e Even­tos.

Fun­da­da em 3 de maio de 2021, Dia Inter­na­ci­o­nal da Liber­da­de de Impren­sa, a Ajor vai come­mo­rar, duran­te o fes­ti­val, dois anos de exis­tên­cia. A enti­da­de repre­sen­ta mais de 100 orga­ni­za­ções bra­si­lei­ras de jor­na­lis­mo digi­tal e tra­ba­lha para for­ta­le­cê-las ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

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