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Festival 3i volta de forma presencial no Rio de Janeiro

Repro­dução: © Divul­gação

Evento será realizado de 5 a 7 de maio


Pub­li­ca­do em 03/05/2023 — 06:13 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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O Rio de Janeiro recebe, em maio, o Fes­ti­val 3i, no for­ma­to pres­en­cial e em ver­são mais enx­u­ta, em que o foco são os temas do empreende­doris­mo, da sus­tentabil­i­dade do jor­nal­is­mo, da ino­vação. “A gente quer traz­er cas­es de suces­so de pro­du­tos jor­nalís­ti­cos que estão sendo feitos no país e da relação com a tec­nolo­gia. Por isso, esta­mos trazen­do a dis­cussão tan­to da reg­u­lação das platafor­mas [dig­i­tais], a relação que o jor­nal­is­mo tem com as big techs [grandes empre­sas de tec­nolo­gia], como tam­bém a relação da inteligên­cia arti­fi­cial (IA) e do impacto que ela pode ter no jor­nal­is­mo e no debate públi­co tam­bém”, disse a dire­to­ra exec­u­ti­va da Asso­ci­ação de Jor­nal­is­mo Dig­i­tal (Ajor), Maia Fortes.

Con­sid­er­a­do um dos prin­ci­pais even­tos de jor­nal­is­mo e empreende­doris­mo da Améri­ca Lati­na, o Fes­ti­val 3i terá sua quar­ta edição nacional entre 5 e 7 de maio, na Casa da Glória, no Rio de Janeiro.

Os orga­ni­zadores do even­to querem traz­er o lema do Fes­ti­val 3i, for­ma­do por ino­vação, inde­pendên­cia e inspi­ração, para o jor­nal­is­mo no Brasil e no mun­do. Durante a pan­demia da covid-19, o fes­ti­val teve edições online. No iní­cio do ano pas­sa­do, acon­te­ceu uma edição gra­tui­ta e esten­di­da, envol­ven­do dez dias de even­tos, com três mesas de debates a cada dia.

“Foi um mar­co ini­cial para a con­strução da nova edição que, a par­tir de ago­ra, tem como respon­sáv­el pela orga­ni­za­ção a Ajor”, disse Maia Fortes. “A ideia era con­seguir elen­car temáti­cas que a gente enten­dia que eram rel­e­vantes naque­le momen­to, para o jor­nal­is­mo”.

Inscrições

O fes­ti­val reúne mais de 40 profis­sion­ais da Améri­ca Lati­na e do mun­do para par­tic­i­par dos debates. Os ingres­sos para o Fes­ti­val 3i estão à ven­da pelo Sym­pla. O pas­s­aporte para os três dias do even­to tem cus­to de R$ 250 a entra­da inteira e R$ 125 meia entra­da. Caso queira adquirir o ingres­so por dia, o val­or é R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia entra­da). Os par­tic­i­pantes rece­berão cer­ti­fi­ca­do. As inscrições para as ofic­i­nas já estão aber­tas e podem ser feitas na pági­na do fes­ti­val.

O dire­tor-ger­al da Fun­dação Gabo, Jaime Abel­lo, é o con­vi­da­do de hon­ra do fes­ti­val e fará uma palestra no primeiro dia do even­to. A Fun­dação Gabo foi fun­da­da pelo escritor Gabriel Gar­cía Márquez com a mis­são de pro­mover um jor­nal­is­mo mel­hor e estim­u­lar a cria­tivi­dade, com ênfase no méto­do de sem­i­nários e ofic­i­nas. “A gente entende que a própria fun­dação cumpre o papel de dis­sem­i­nar esse con­ceito, essa con­cepção, para toda a Améri­ca Lati­na, há bas­tante tem­po, e ela tem sido uma refer­ên­cia na pro­dução de con­hec­i­men­to, seja pesquisas ou work­shops rela­ciona­dos ao jor­nal­is­mo dig­i­tal, eles estão sem­pre à frente dessa per­spec­ti­va”, disse Maia.

Regulação

Na dis­cussão da reg­u­lação das platafor­mas dig­i­tais, virão rep­re­sen­tantes do Canadá e da Europa, que estão deba­ten­do o tema no momen­to atu­al, assim como o Brasil. Par­tic­i­pam da mesa o canadense Tay­lor Owen, dire­tor fun­dador do Cen­tro de Mídia, Tec­nolo­gia e Democ­ra­cia da Uni­ver­si­dade McGill; o dina­mar­quês Iacob Gam­meltoft, ger­ente de Políti­cas da News­Me­dia Europe; Fran­cis­co Brito Cruz, dire­tor exec­u­ti­vo da Inter­net­Lab; e o dep­uta­do fed­er­al Orlan­do Sil­va (PCdoB/SP), rela­tor do Pro­je­to de Lei nº 2630/2020, o PL das Fake News, que esta­b­elece nor­mas para redes soci­ais e aplica­tivos de men­sagens a fim de pro­mover mais transparên­cia, com­bat­er as notí­cias fal­sas e cri­ar mecan­is­mos de remu­ner­ação do jor­nal­is­mo.

Os impactos da inteligên­cia arti­fi­cial no jor­nal­is­mo e no debate públi­co serão assun­to de debate no Fes­ti­val 3i, reunin­do nomes como Jonathan Stray, do Cen­ter for Human Com­pat­i­ble AI, na Uni­ver­si­dade da Cal­ifór­nia, em Berke­ley, Esta­dos Unidos; Flo­ren­cia Coel­ho, cofun­dado­ra da equipe La Nación Data, na Argenti­na; e o sul-africano Tshe­po Tsha­bal­ala, ger­ente do Jour­nal­ism AI, pro­je­to de pesquisa e treina­men­to da Lon­don School of Eco­nom­ics and Polit­i­cal Sci­ence (LSE).

Periferia

Maia Fortes infor­mou tam­bém que o Fes­ti­val 3i terá uma mesa foca­da no jor­nal­is­mo per­iféri­co. “É impor­tante dis­cu­tir o papel que cumprem essas orga­ni­za­ções que estão no ter­ritório e, muitas vezes, acabam sendo refer­ên­cia para os veícu­los maiores pro­duzirem pau­tas rela­cionadas a ess­es ter­ritórios”, disse.

Uma parte mais trans­ver­sal da pro­gra­mação do even­to visa olhar como os empreende­dores de jor­nal­is­mo con­seguem se estru­tu­rar e cri­ar orga­ni­za­ções que ten­ham mais segu­rança insti­tu­cional. “A gente vai ter mesas deba­ten­do novas fontes de finan­cia­men­to, relação com a audiên­cia, porque enten­demos que o públi­co está no cen­tro do jor­nal­is­mo. Ter­e­mos out­ra mesa sobre a pos­sív­el cri­ação de fun­dos jor­nalís­ti­cos no Brasil e no mun­do”, disse.

Nes­sas mesas estão con­fir­madas as par­tic­i­pações de Ati­la Iamari­no, biól­o­go e divul­gador cien­tí­fi­co; Bran­ca Vian­na, fun­dado­ra e pro­du­to­ra da Rádio Nov­el­lo; jor­nal­ista e col­u­nista Tia­go Rogero, vence­dor do Prêmio Vladimir Her­zog 2020 pelo pro­je­to Queri­no, pod­cast com olhar afro­cen­tra­do sobre a história do Brasil; a mex­i­cana Ale­jan­dra Higare­da, fun­dado­ra da revista Malvesti­da, que tra­bal­ha a temáti­ca fem­i­ni­na de for­ma mod­er­na e inclu­si­va; e a atriz e jor­nal­ista Ade­mara Bar­ros.

O Fes­ti­val 3i é uma real­iza­ção da Asso­ci­ação de Jor­nal­is­mo Dig­i­tal (Ajor). Esta edição con­ta com patrocínio de Google, Meta, Lumi­nate, Tik­Tok, Fun­dação Tide Setubal e Clua (Cli­mate and Land Use Alliance); apoio de Ford Foun­da­tion e Oak Foun­da­tion; e pro­dução da Cardá­pio de Ideias Comu­ni­cação e Even­tos.

Fun­da­da em 3 de maio de 2021, Dia Inter­na­cional da Liber­dade de Impren­sa, a Ajor vai comem­o­rar, durante o fes­ti­val, dois anos de existên­cia. A enti­dade rep­re­sen­ta mais de 100 orga­ni­za­ções brasileiras de jor­nal­is­mo dig­i­tal e tra­bal­ha para for­t­alecê-las insti­tu­cional­mente.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

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