...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Entretenimento / Galo da Madrugada homenageia este ano o cantor Reginaldo Rossi

Galo da Madrugada homenageia este ano o cantor Reginaldo Rossi

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil

Nascido no Recife, artista era considerado o Rei do Brega


Publi­ca­do em 10/02/2024 — 08:02 Por Fabi­o­la Sinim­bú – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

banner carnaval 2024

O Galo da Madru­ga­da, blo­co tra­di­ci­o­nal do Reci­fe, reco­nhe­ci­do des­de 1994 pelo Livro dos Recor­des (Guin­ness Book) como o mai­or do mun­do, des­fi­la nes­te sába­do (10) com uma home­na­gem ao can­tor e com­po­si­tor Regi­nal­do Ros­si, con­si­de­ra­do o Rei do Bre­ga, que mor­reu em 2013. A agre­mi­a­ção pro­me­te um car­na­val de fre­vo e bre­ga per­nam­bu­ca­nos, em um espe­tá­cu­lo úni­co.

Per­nam­bu­ca­no do Reci­fe, Ros­si ini­ci­ou a car­rei­ra artís­ti­ca depois de cur­sar enge­nha­ria e leci­o­nar físi­ca e mate­má­ti­ca. Na épo­ca, foi cro­o­ner (can­tor) em boa­tes na capi­tal e coman­da­va a ban­da de rock The Sil­ver Jets. Fez par­te do movi­men­to Jovem Guar­da, que tinha como ins­pi­ra­ção íco­nes inter­na­ci­o­nais do rock’n roll como Elvis Pres­ley e The Bea­tles.

Qua­se cin­co anos depois do pri­mei­ro álbum, já na déca­da de 70, Regi­nal­do deu iní­cio a um tra­ba­lho român­ti­co que resul­tou no álbum À Pro­cu­ra de Você. Des­de então, suas can­ções, com letras de for­te ape­lo sen­ti­men­tal, toma­ram as cama­das mais popu­la­res e foram rotu­la­das de de “bre­gas” pelas eli­tes.

Ao mes­mo tem­po, músi­cas como Mon Amour, Meu Bem, Ma Fem­me e Peda­ço de Mau Cami­nho ganha­ram espa­ço entre os bra­si­lei­ros e, ain­da no iní­cio da déca­da de 80, Ros­si ganhou o pri­mei­ro dis­co de ouro, ao ven­der 100 mil cópi­as do álbum A Vol­ta.

Daí em dian­te, seu tra­ba­lho rever­be­rou den­tro e fora do país, Regi­nal­do tocou com os gran­des nomes da MPB (músi­ca popu­lar bra­si­lei­ra) e do pop naci­o­nal, revi­si­tan­do seus gran­des suces­sos, foi pre­mi­a­do, rece­beu home­na­gens e ele­vou a músi­ca român­ti­ca a pata­ma­res mais ele­va­dos.

Pluralidade

De acor­do com os diri­gen­tes do Galo da Madru­ga­da, o tema Regi­nal­do Ros­si no Rei­na­do do Fre­vo bus­ca reu­nir o bre­ga ao fre­vo, como dois impor­tan­tes íco­nes da cul­tu­ra popu­lar per­nam­bu­ca­na, de for­ma plu­ral, como Regi­nal­do Ros­si can­ta­va as bele­zas do Reci­fe. “Temos uma plu­ra­li­da­de imen­sa de expres­sões artís­ti­cas, mas, sem dúvi­das, essas duas estão entre as que mais levam nos­sa iden­ti­da­de a outras par­tes do Bra­sil e do mun­do”, decla­rou o pre­si­den­te do Galo, Rômu­lo Mene­ses.

Fun­da­do em 1978, o Galo da Madru­ga­da é um dos blo­cos mais tra­di­ci­o­nais da capi­tal per­nam­bu­ca­na e, em 45 anos, já home­na­ge­ou gran­des nomes da cul­tu­ra per­nam­bu­ca­na, como o escri­tor Ari­a­no Suas­su­na e o can­tor e com­po­si­tor Alceu Valen­ça. Este ano, os 30 tri­os elé­tri­cos que des­fi­lam, ao lon­go de nove horas, pelo blo­co devem reu­nir no cen­tro do Reci­fe mais de 2,5 milhões de pes­so­as, núme­ro de foliões alcan­ça­do no car­na­val de 2023.

No cen­tro das cele­bra­ções, o bre­ga, qua­se dez anos após a mor­te de Regi­nal­do Ros­si, em 2013, foi con­si­de­ra­do pela pre­fei­tu­ra do Reci­fe Patrimô­nio Cul­tu­ral Ima­te­ri­al. Atu­al­men­te, o gêne­ro musi­cal ganhou a dimen­são de um movi­men­to e é pro­du­zi­do e con­su­mi­do em toda a região metro­po­li­ta­na da capi­tal per­nam­bu­ca­na e em vári­os outros esta­dos, como o Pará, geran­do, inclu­si­ve novos gêne­ros como o tec­no­bre­ga.

Atu­al­men­te, inú­me­ros artis­tas des­pon­tam no cená­rio cul­tu­ral reci­fen­se por meio das músi­cas român­ti­cas ao esti­lo do “rei”, como o Con­de Só Bre­ga, que é um dos nomes acla­ma­dos pelo movi­men­to, como suces­sor no for­te lega­do dei­xa­do por Regi­nal­do Ros­si.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 09 – 28 – 33 – …