...
domingo ,28 abril 2024
Home / Noticias / “Maior desastre natural da história”, diz governador da Bahia

“Maior desastre natural da história”, diz governador da Bahia

Repro­du­ção: © REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reser­va­dos

Ministros estão no estado para avaliar áreas mais afetadas


Publi­ca­do em 28/12/2021 — 09:30 Por Kari­ne Melo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O gover­na­dor da Bahia, Rui Cos­ta , dis­se hoje (28) que o esta­do atra­ves­sa “o mai­or desas­tre natu­ral da his­tó­ria”. Em entre­vis­ta cole­ti­va, Cos­ta dis­se que ain­da não é pos­sí­vel dizer quan­do come­ça­rá a recons­tru­ção das áre­as des­truí­das pelas enchen­tes que atin­gem o esta­do nes­te mês.

“A Bahia está devas­ta­da e ain­da não é pos­sí­vel esti­pu­lar quan­do as estra­das vão ser recu­pe­ra­das. Não sabe­mos a exten­são. Vamos ter que olhar, caso a caso, a solu­ção téc­ni­ca. Em alguns luga­res vamos ter que mudar a opção. Uma pon­te de 50 metros de lar­gu­ra, por exem­plo, que foi leva­da pela água pode ser um pou­co mai­or, com 70 metros, para faci­li­tar a pas­sa­gem do rio”, adi­an­tou.

Ain­da segun­do Cos­ta, não será per­mi­ti­do que casas vol­tem a ser cons­truí­das em áre­as de ris­co, pró­xi­mas a rios ou em ter­re­nos pro­pen­sos a des­li­za­men­tos. O gover­na­dor escla­re­ceu que a pri­o­ri­da­de das obras serão pon­tes e estra­das essen­ci­ais que ligam os muni­cí­pi­os a outras regiões e que este­jam em locais de mais fácil aces­so.

Números

Já são 116 muni­cí­pi­os afe­ta­dos e o núme­ro de cida­des que decre­ta­ram situ­a­ção de emer­gên­cia che­ga a 100. Segun­do a Defe­sa Civil da Bahia, até o momen­to, 470 mil mora­do­res foram pre­ju­di­ca­dos de algu­ma manei­ra pelos tem­po­rais. As enchen­tes do esta­do já dei­xa­ram 20 mor­tos e mais de 31 mil desa­bri­ga­dos.

“A sen­sa­ção que nós temos é, pelas ima­gens que vemos, de um gran­de bom­bar­deio em todo o esta­do”, dis­se o gover­na­dor. Ele acres­cen­tou que pelo menos 50 cida­des tem casas embai­xo d’água. “Ago­ra que a água come­ça a bai­xar, a gen­te vê o estra­go que foi fei­to em casas de pes­so­as sim­ples, que fize­ram um esfor­ço dana­do para erguê-las.”

Auxílio

Sem adi­an­tar quan­to será dado a cada famí­lia, Rui Cos­ta rei­te­rou o ape­lo fei­to ontem (27) para que pre­fei­tos façam os cadas­tros das pes­so­as afe­ta­das pelas enchen­tes. “Vamos fazer um valor de auxí­lio finan­cei­ro para essas famí­li­as, mas pre­ci­sa­mos pri­mei­ro enten­der quan­tas pes­so­as foram pre­ju­di­ca­das.”

O gover­na­dor está em Ilhéus, onde estão cen­tra­li­za­das as ope­ra­ções para aten­der a popu­la­ção afe­ta­da. Na entre­vis­ta, ele agra­de­ceu a aju­da de diver­sos esta­dos entre eles Mara­nhão, Cea­rá, Per­nam­bu­co, São Pau­lo, Rio de Janei­ro, Mato Gros­so e o Dis­tri­to Fede­ral, que já anun­ci­a­ram aju­da com recur­sos, dona­ti­vos e até envio de bom­bei­ros para socor­rer a popu­la­ção.

Sobrevoo

Na manhã des­ta ter­ça-fei­ra (28) está pre­vis­to um sobre­voo de três minis­tros — João Roma (Cida­da­nia), Rogé­rio Mari­nho (Desen­vol­vi­men­to Regi­o­nal) e Mar­ce­lo Quei­ro­ga (Saú­de) — sobre as áre­as mais afe­ta­das pelas chu­vas e enchen­tes no sul da Bahia.

Às 11h, está pre­vis­ta uma cole­ti­va dos minis­tros em Ilhéus (BA). O minis­tro da Cida­da­nia, João Roma, visi­tou no domin­go (26) a cida­de de Ilhéus e outras áre­as afe­ta­das. No muni­cí­pio, Roma afir­mou que é cru­ci­al reti­rar as famí­li­as das áre­as de ris­co.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …