...
domingo ,28 abril 2024
Home / Noticias / Morre, no Rio, a cantora Leny Andrade, aos 80 anos

Morre, no Rio, a cantora Leny Andrade, aos 80 anos

Repro­du­ção: © Leny Andrade/Instagram

Artista iniciou a carreira profissional em 1958


Publi­ca­do em 24/07/2023 — 11:46 Por Ana Cris­ti­na Cam­pos – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Mor­reu na manhã des­ta segun­da-fei­ra (24) a can­to­ra Leny Andra­de, aos 80 anos de ida­de. Ela esta­va inter­na­da no Hos­pi­tal de Clí­ni­cas de Jaca­re­pa­guá, na zona oes­te do Rio de Janei­ro. A cau­sa não foi divul­ga­da. A mor­te foi con­fir­ma­da pela asses­so­ria do Reti­ro dos Artis­tas, onde a can­to­ra resi­dia des­de 2019.

Ain­da não há infor­ma­ções sobre veló­rio e sepul­ta­men­to da artis­ta.

Leny Andra­de ini­ci­ou sua car­rei­ra pro­fis­si­o­nal em 1958, atu­an­do como cro­o­ner da orques­tra de Per­mí­nio Gon­çal­ves. Nas déca­das de 1980 e 1990, divi­diu-se entre o Bra­sil e os Esta­dos Uni­dos, onde gra­vou vári­os dis­cos de sam­ba-jazz, den­tre os quais o clás­si­co Luz Neon. Lan­çou tam­bém CDs em par­ce­ria com ins­tru­men­tis­tas de reno­me, como César Camar­go Mari­a­no, Cris­tó­vão Bas­tos e Rome­ro Lubam­bo.

Teve vári­os hits nas para­das bra­si­lei­ras, e em 2007 divi­diu um Grammy Lati­no com César Camar­go Mari­a­no para Melhor Álbum MPB ao Vivo.

Em 2018, come­mo­rou 60 anos de car­rei­ra com apre­sen­ta­ções pelo pro­je­to Clu­be do Cho­ro Con­vi­da, acom­pa­nha­da pelo vio­lo­nis­ta Luiz Mei­ra. Can­tou as músi­cas que se tor­na­ram mar­can­tes em sua tra­je­tó­ria, como Esta­mos aí (Dur­val Fer­rei­ra, Mau­rí­cio Einhorn), Rio (Rober­to Menes­cal e Ronal­do Bôs­co­li), Céu e Mar (Johnny Alf), Influên­cia do Jazz (Car­los Lyra), Con­ti­go Apren­di (Arman­do Man­za­ne­ro), além do pout-pour­ri de Tom Jobim, com Este seu OlharTris­teVivo Sonhan­do e Você vai ver e Garo­ta de Ipa­ne­ma.

Em agos­to de 2022, gra­vou, com o pia­nis­ta Gil­son Peranz­zet­ta, a músi­ca Por Cau­sa de Você (Tom Jobim e Dolo­res Duran), lan­ça­da como sin­gle pela Mills Records em janei­ro de 2023 em come­mo­ra­ção aos seus 80 anos.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …