...
domingo ,28 abril 2024
Home / Esportes / Palmeiras desafia favoritismo do Chelsea em busca de título mundial

Palmeiras desafia favoritismo do Chelsea em busca de título mundial

Repro­du­ção: © Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reser­va­dos

Verdão encara adversário inglês cujo elenco é cinco vezes mais caro


Publi­ca­do em 12/02/2022 — 07:00 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da EBC — São Pau­lo

Em 30 de novem­bro de 1999, o Pal­mei­ras foi der­ro­ta­do por 1 a 0 pelo Man­ches­ter Uni­ted (Ingla­ter­ra), em Tóquio (Japão), na final do Mun­di­al de Clu­bes, que ain­da era dis­pu­ta­do no for­ma­to anti­go: a cha­ma­da Copa Inter­con­ti­nen­tal, que envol­via somen­te os cam­peões euro­peu e sul-ame­ri­ca­no. Pou­co mais de 22 anos depois, o Ver­dão está mais uma vez na deci­são e nova­men­te con­tra um rival inglês. Nes­te sába­do (12), às 13h30 (horá­rio de Bra­sí­lia), o Alvi­ver­de enfren­ta o Chel­sea no está­dio Moham­med Bin Zayed, em Abu Dha­bi (Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos), pelo pos­to de “melhor time do mun­do”.

O Pal­mei­ras se cre­den­ci­ou à deci­são ao ven­cer o Al Ahly (Egi­to) na últi­ma ter­ça-fei­ra (8), por 2 a 0, no está­dio Al Nahyan, tam­bém em Abu Dha­bi, por uma das semi­fi­nais. O meia Rapha­el Vei­ga e o ata­can­te Dudu balan­ça­ram as redes. No dia seguin­te, o Chel­sea bateu o Al Hilal (Ará­bia Sau­di­ta) por 1 a 0 no pal­co da final de sába­do, com gol do ata­can­te Rome­lu Luka­ku, no outro con­fron­to.

Os Blu­es che­gam à final como favo­ri­tos. O elen­co do atu­al ven­ce­dor da Liga dos Cam­peões é ava­li­a­do pelo Trans­fer­markt, site espe­ci­a­li­za­do em finan­ças no fute­bol, em 883 milhões de euros (R$ 5,2 bilhões, na cota­ção atu­al). Tra­ta-se do ter­cei­ro time mais caro do Cam­pe­o­na­to Inglês. Já o Pal­mei­ras vale 180,1 milhões de euros (pou­co mais de R$ 1 bilhão). O valor de mer­ca­do do escre­te alvi­ver­de — que é o mais alto da Amé­ri­ca do Sul — só fica à fren­te de três clu­bes da pri­mei­ra divi­são ingle­sa (Norwi­ch City, Burn­ley e Wat­ford).

No atu­al for­ma­to do Mun­di­al, vigen­te des­de 2005, é a pri­mei­ra vez que o Ver­dão che­ga à deci­são. No ano pas­sa­do, os pau­lis­tas caí­ram na semi­fi­nal, der­ro­ta­dos pelo Tigres (Méxi­co) por 1 a 0, em Doha (Catar). Já o Chel­sea foi fina­lis­ta em 2012, no Japão. Na semi­fi­nal, em Yokoha­ma, os Blu­es ganha­ram do Mon­ter­rey (Méxi­co), por 3 a 1, mas foram supe­ra­dos pelo Corinthi­ans na final. O time inglês per­deu por 1 a 0 no mes­mo local, com gol do ata­can­te Pao­lo Guer­re­ro.

Se for cam­peão nes­te sába­do, o Pal­mei­ras põe fim à dis­cus­são, pro­vo­ca­da pelos rivais, de que o clu­be não teria o títu­lo mun­di­al, ao con­trá­rio dos rivais Corinthi­ans, São Pau­lo e San­tos. O Ver­dão sus­ten­ta que a Copa Rio de 1951, por ele con­quis­ta­da, foi o pri­mei­ro Mun­di­al de Clu­bes e que a com­pe­ti­ção foi assim tra­ta­da na oca­sião — inclu­si­ve pela impren­sa.

A Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal de Fute­bol (Fifa) che­gou a reco­nhe­cer o fei­to e depois vol­tou atrás, chan­ce­lan­do ape­nas os ven­ce­do­res da Copa Inter­con­ti­nen­tal (rea­li­za­da entre 1960 e 2004) como cam­peões mun­di­ais. Porém, em tex­tos publi­ca­dos no site ofi­ci­al des­de o ano pas­sa­do, a pró­pria enti­da­de tra­ta a Copa Rio como “pri­mei­ro cam­pe­o­na­to mun­di­al de clu­bes”.

O téc­ni­co Abel Fer­rei­ra terá à dis­po­si­ção os 23 joga­do­res ins­cri­tos para o Mun­di­al. O trei­na­dor deve repe­tir a for­ma­ção da estreia, com Wever­ton; Mar­cos Rocha, Gus­ta­vo Gómez, Luan e Joaquín Pique­rez; Dani­lo, Zé Rafa­el e Gus­ta­vo Scar­pa; Rapha­el Vei­ga, Dudu e Rony.

No Chel­sea, a novi­da­de é que Tho­mas Tuchel esta­rá nova­men­te à fren­te da equi­pe. O téc­ni­co con­traiu o novo coro­na­ví­rus (covid-19), não via­jou com a dele­ga­ção e teve de aguar­dar o resul­ta­do nega­ti­vo para embar­car rumo a Abu Dha­bi. A expec­ta­ti­va é que os ingle­ses atu­em com Edou­ard Mendy; Ree­ce James, Thi­a­go Sil­va, Anto­nio Rudi­ger e Mar­cos Alon­so; N’Go­lo Kan­té, Jor­gi­nho e Hakim Ziye­ch; Kai Havertz, Mason Mount e Rome­lu Luka­ku.

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vitória empata clássico e volta a ser campeão baiano após sete anos

Repro­du­ção: © Vic­tor Ferreira/EC Vitória/Direitos Reser­va­dos Atlético vence em Minas, Fla no Rio e Palmeiras …