...
domingo ,28 abril 2024
Home / Justiça / Robinho passa noite na cadeia e ficará uma semana em cela separada

Robinho passa noite na cadeia e ficará uma semana em cela separada

Repro­du­ção: © Divulgação/ San­tos FC/ Direi­tos Reser­va­dos

Banhos de sol serão realizados de forma isolada


Publicado em 22/03/2024 — 09:29 Por Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

O ex-joga­dor Rob­son de Sou­za, Robi­nho, pas­sou a pri­mei­ra noi­te na Peni­ten­ciá­ria 2 Dr. José Augus­to Sal­ga­do, na cida­de de Tre­mem­bé, inte­ri­or pau­lis­ta, em uma cela espe­ci­al. Deve­rá per­ma­ne­cer em iso­la­men­to por cer­ca de uma sema­na, onde fica­rá em obser­va­ção. Até mes­mo os banhos de sol serão rea­li­za­dos de for­ma sepa­ra­da dos demais deten­tos. Após o perío­do de adap­ta­ção padrão deve­rá ficar numa cela comum.

Ele che­gou ao com­ple­xo peni­ten­ciá­rio de Tre­mem­bé por vol­ta da 1h des­ta sex­ta-fei­ra, onde cum­pri­rá pena de nove anos em regi­me fecha­do por estu­pro cole­ti­vo na Itá­lia. Robi­nho foi pre­so no iní­cio da noi­te de ontem no pré­dio de apar­ta­men­tos onde mora no bair­ro de Apa­re­ci­da, cida­de de San­tos, lito­ral de São Pau­lo.

Depois foi enca­mi­nha­do para uma audi­ên­cia de cus­tó­dia e exa­mes no Ins­ti­tu­to Médi­co Legal antes de ser enca­mi­nha­do para a peni­ten­ciá­ria. A cadeia de Tre­mem­bé é conhe­ci­da como a “peni­ten­ciá­ria dos famo­sos”. Entre os deten­tos do local está Ale­xan­dre Nar­do­ni, Cris­ti­an Cra­vi­nhos, Gil Rugai, o ex-médi­co Roger Abdel­mas­sih entre outros.

A P2 abri­ga pre­sos envol­vi­dos em casos de gran­de como­ção soci­al. Tem capa­ci­da­de para mais de 390 pre­sos em regi­me semi­a­ber­to e fecha­do. As celas podem abri­gar até oito pre­sos. É inte­gran­te de um com­ple­xo peni­ten­ciá­rio onde tam­bém está a pri­são femi­ni­na, conhe­ci­da como P1, San­ta Maria Eufrá­sia Pel­le­ti­er. Nes­se local estão pre­sas como Suza­ne Rich­to­fen, Eli­ze Mat­su­na­ga e Ana Caro­li­na Jato­bá.

A pri­são de Robi­nho ocor­reu cer­ca de 24 horas depois de o Supe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) vali­dar a pena impos­ta ao ex-joga­dor pela jus­ti­ça da Itá­lia. Ele e outros cin­co ami­gos par­ti­ci­pa­ram de estu­pro cole­ti­vo de uma mulher alba­ne­sa numa boa­te na cida­de de Milão, em 2013. Ricar­do Fal­co tam­bém foi con­de­na­do pela jus­ti­ça ita­li­a­na. Os outros qua­tro, ape­sar de terem sido denun­ci­a­dos pelo Minis­té­rio Públi­co do país euro­peu, nem che­ga­ram a ser jul­ga­dos por­que dei­xa­ram a Itá­lia duran­te as inves­ti­ga­ções e não foram loca­li­za­dos pela jus­ti­ça.

O advo­ga­do do ex-joga­dor, José Edu­ar­do Alck­min, afir­mou que recor­re­rá da deci­são mono­crá­ti­co do minis­tro Luiz Fux, do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), dada no fim da tar­de de ontem per­mi­tin­do a pri­são de Robi­nho. Ele quer que o pedi­do de habe­as cor­pus seja jul­ga­do pelo ple­ná­rio da supre­ma cor­te.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Repro­du­ção: © Polí­cia Mili­tar SP/Twitter Documento analisa situação em 156 países e dedica 5 páginas …