...
sábado ,27 abril 2024
Home / Noticias / RS e SC entram em alerta para temporais a partir desta terça-feira

RS e SC entram em alerta para temporais a partir desta terça-feira

Repro­du­ção: © Defe­sa Civil

Frente fria pode provocar ventos acima de 70 km/hora


Publi­ca­do em 15/01/2024 — 22:10 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

 O Rio Gran­de do Sul vol­ta­rá a enfren­tar tem­po­rais nes­ta sema­na. De acor­do com aler­ta divul­ga­do pelo gover­no esta­du­al, os ven­tos podem pas­sar de 70 quilô­me­tros por hora nes­ta ter­ça-fei­ra (16) nas regiões de Cam­pa­nha, no sul, sudes­te e cen­tro do esta­do, além da região metro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre e lito­ral.

Para dias seguin­tes, estão pre­vis­tas chu­vas inten­sas, rai­os, mar agi­ta­do, ris­co de res­sa­ca e até even­tu­al que­da de gra­ni­zo por cau­sa de uma fren­te fria vin­da do oce­a­no. O aler­ta vale tam­bém para áre­as de San­ta Cata­ri­na.

“A ins­ta­bi­li­da­de per­de for­ça a par­tir da quin­ta-fei­ra (18), quan­do o sis­te­ma de bai­xa pres­são atmos­fé­ri­ca se des­lo­ca para o mar, mas ain­da dei­xa o tem­po ins­tá­vel entre San­ta Cata­ri­na e no Para­ná, espe­ci­al­men­te nas áre­as do les­te e nor­te des­ses esta­dos”, diz infor­me do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet).

O que fazer

A Defe­sa Civil reco­men­da que a popu­la­ção veri­fi­que con­di­ções dos telha­dos para pos­sí­veis repa­ros. Duran­te as chu­vas, a ori­en­ta­ção é ficar em segu­ran­ça, reti­rar ele­trô­ni­cos das toma­das e fechar bem por­tas e jane­las.

Sem luz

As chu­vas que atin­gi­ram o Rio Gran­de do Sul no domin­go (14) pro­vo­ca­ram diver­sos estra­gos e dei­xa­ram milha­res de mora­do­res sem luz.

De acor­do com a RGE, uma das con­ces­si­o­ná­ri­as de ener­gia que ope­ram no esta­do, 160 mil usuá­ri­os fica­ram no escu­ro duran­te o pico do tem­po­ral na noi­te de domin­go. Des­se total, o for­ne­ci­men­to foi res­ta­be­le­ci­do para 135 mil cli­en­tes e 25 mil con­ti­nu­a­vam sem ener­gia até as 17h40 des­ta segun­da-fei­ra (15).

A mai­o­ria dos usuá­ri­os fica nas regiões metro­po­li­ta­na, Vale do Sinos, Vale do Taqua­ri e Ser­ra.

Segun­do a empre­sa, o ser­vi­ço foi inter­rom­pi­do por cau­sa da que­da de galhos, árvo­res e obje­tos na rede elé­tri­ca devi­do à for­te ven­ta­nia.

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …