...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / RS e SC entram em alerta para temporais a partir desta terça-feira

RS e SC entram em alerta para temporais a partir desta terça-feira

Repro­dução: © Defe­sa Civ­il

Frente fria pode provocar ventos acima de 70 km/hora


Pub­li­ca­do em 15/01/2024 — 22:10 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

 O Rio Grande do Sul voltará a enfrentar tem­po­rais nes­ta sem­ana. De acor­do com aler­ta divul­ga­do pelo gov­er­no estad­ual, os ven­tos podem pas­sar de 70 quilômet­ros por hora nes­ta terça-feira (16) nas regiões de Cam­pan­ha, no sul, sud­este e cen­tro do esta­do, além da região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre e litoral.

Para dias seguintes, estão pre­vis­tas chu­vas inten­sas, raios, mar agi­ta­do, risco de ressaca e até even­tu­al que­da de grani­zo por causa de uma frente fria vin­da do oceano. O aler­ta vale tam­bém para áreas de San­ta Cata­ri­na.

“A insta­bil­i­dade perde força a par­tir da quin­ta-feira (18), quan­do o sis­tema de baixa pressão atmos­féri­ca se deslo­ca para o mar, mas ain­da deixa o tem­po instáv­el entre San­ta Cata­ri­na e no Paraná, espe­cial­mente nas áreas do leste e norte dess­es esta­dos”, diz informe do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet).

O que fazer

A Defe­sa Civ­il recomen­da que a pop­u­lação ver­i­fique condições dos tel­ha­dos para pos­síveis reparos. Durante as chu­vas, a ori­en­tação é ficar em segu­rança, reti­rar eletrôni­cos das tomadas e fechar bem por­tas e janelas.

Sem luz

As chu­vas que atin­gi­ram o Rio Grande do Sul no domin­go (14) provo­caram diver­sos estra­gos e deixaram mil­hares de moradores sem luz.

De acor­do com a RGE, uma das con­ces­sionárias de ener­gia que oper­am no esta­do, 160 mil usuários ficaram no escuro durante o pico do tem­po­ral na noite de domin­go. Desse total, o fornec­i­men­to foi resta­b­ele­ci­do para 135 mil clientes e 25 mil con­tin­u­avam sem ener­gia até as 17h40 des­ta segun­da-feira (15).

A maio­r­ia dos usuários fica nas regiões met­ro­pol­i­tana, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Ser­ra.

Segun­do a empre­sa, o serviço foi inter­rompi­do por causa da que­da de gal­hos, árvores e obje­tos na rede elétri­ca dev­i­do à forte ven­ta­nia.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …