...
sábado ,27 abril 2024
Home / Noticias / Temporal deixa um morto e milhares sem energia no Rio Grande do Sul

Temporal deixa um morto e milhares sem energia no Rio Grande do Sul

Repro­du­ção: © Defe­sa Civil/ Por­to Ale­gre

Chuvas provocaram alagamentos e queda de árvores


Publi­ca­do em 17/01/2024 — 10:39 Por Alex Rodri­gues – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Ao menos uma pes­soa mor­reu devi­do às con­sequên­ci­as do tem­po­ral que atin­giu o Rio Gran­de do Sul no iní­cio da noi­te des­ta ter­ça-fei­ra (16).

Até a manhã des­ta quar­ta-fei­ra (17), 25 cida­des já tinham comu­ni­ca­do à Defe­sa Civil esta­du­al uma série de danos e ocor­rên­ci­as cau­sa­das pela chu­va e for­tes ven­tos, como ala­ga­men­tos e des­te­lha­men­to de imó­veis.

O óbi­to con­fir­ma­do ocor­reu em Cacho­ei­ri­nha, na região metro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre. Um homem, cujo nome e ida­de não foram divul­ga­dos, foi atin­gi­do pela mar­qui­se de um super­mer­ca­do que caiu devi­do à for­ça dos ven­tos que atin­gi­ram a cida­de no fim da noi­te de ontem. De acor­do com a Defe­sa Civil muni­ci­pal, a víti­ma era uma pes­soa em situ­a­ção de rua que, horas antes, teria se recu­sa­do a acom­pa­nhar ser­vi­do­res da pre­fei­tu­ra até um alber­gue.

Saída da Castelo Branco para a Sertório, cruzamento com a Voluntários: água com 60cm de altura, veículos não passam. Foto: Prefeitura de POA/X
Repro­du­ção: Saí­da da Cas­te­lo Bran­co para a Ser­tó­rio, cru­za­men­to com a Volun­tá­ri­os: água com 60 cm de altu­ra — Pre­fei­tu­ra de POA/X

Segun­do o coor­de­na­dor da Defe­sa Civil de Cacho­ei­ri­nha, Van­der­lei Mar­cos, ao menos 19 pes­so­as foram aten­di­das nas uni­da­des de saú­de do muni­cí­pio com feri­men­tos leves. Embo­ra não haja desa­bri­ga­dos e desa­lo­ja­dos, pelo menos 20 famí­li­as tive­ram que dei­xar suas casas, momen­ta­ne­a­men­te, retor­nan­do pou­co tem­po depois, com o aval da Defe­sa Civil.

De acor­do com Mar­cos, já foram con­ta­bi­li­za­das mais de 600 resi­dên­ci­as des­te­lha­das e a que­da de mais de 200 árvo­res e de 150 pos­tes. Dez bair­ros estão sem ener­gia elé­tri­ca.

“Nes­te momen­to, esta­mos com todas as equi­pes mobi­li­za­das para res­ta­be­le­cer os ser­vi­ços; ampli­an­do as equi­pes de podas [de árvo­res e galhos] e dis­tri­buin­do lonas. Esta­mos pro­cu­ran­do agir o mais rápi­do pos­sí­vel, pois a chu­va parou, mas há pre­vi­são de novas pan­ca­das”, dis­se Van­der­lei Mar­cos a Agên­cia Bra­sil.

Bloqueio total: rua Conde dePorto Alegre, 544, por queda de árvore sobre a via e veículo. Foto: Prefeitura POA/X
Repro­du­ção: Rua Con­de de Por­to Ale­gre, 544, blo­que­a­da por que­da de árvo­re — Pre­fei­tu­ra POA/X

O gover­na­dor Edu­ar­do Lei­te usou sua con­ta pes­so­al no X (anti­go Twit­ter) para se soli­da­ri­zar com ami­gos e paren­tes da víti­ma de Cacho­ei­ri­nha.

“Come­ça­mos o dia com res­cal­do dos estra­gos pro­vo­ca­dos pelos tem­po­rais da noi­te pas­sa­da. Infe­liz­men­te, uma pes­soa per­deu a vida duran­te esse epi­só­dio, em Cacho­ei­ri­nha. Nos­sa soli­da­ri­e­da­de a fami­li­a­res e ami­gos da víti­ma”, escre­veu Lei­te, acres­cen­tan­do que, nas 25 cida­des que já comu­ni­ca­ram ter sofri­do danos, as prin­ci­pais ocor­rên­ci­as estão asso­ci­a­das à que­da de árvo­res e de pos­tes, além da inter­rup­ção de vias públi­cas. “Foram mais de 500 cha­ma­das ao Cor­po de Bom­bei­ros, que está mobi­li­za­do para aten­der a todos”.

De acor­do com a Defe­sa Civil esta­du­al, entre as 25 cida­des que repor­ta­ram danos sofri­dos nas últi­mas horas estão: São Vicen­te do Sul; San­ta­na da Boa Vis­ta; Ace­guá; São Gabri­el; San­ta Maria; Mata; São Miguel das Mis­sões; Cane­la; Gra­ma­do; Peju­ça­ra; Guaí­ba; Por­to Ale­gre; Via­mão; Gra­va­taí; Eldo­ra­do do Sul; Alvo­ra­da; Cacho­ei­ri­nha; Can­di­o­ta; Cano­as e Vitó­ria das Mis­sões.

“Impor­tan­te res­sal­tar que o esta­do segue em situ­a­ção de aler­ta para tem­po­rais na região metro­po­li­ta­na [de Por­to Ale­gre, bem como no] Vale do Caí, Cam­pos de Cima da Ser­ra e para o lito­ral. Exis­te a pos­si­bi­li­da­de de novos epi­só­di­os cli­má­ti­cos no final des­sa quar­ta-fei­ra [hoje]”, acres­cen­tou o órgão esta­du­al, nas redes soci­ais.

Capital

Ceic: Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) reúne representantes de órgãos e serviços para traçar as medidas de contenção da crise causada pelas chuvas. Foto: Prefeitura POA/X
Repro­du­ção: Pre­fei­to de Por­to Ale­gre Sebas­tião Melo reu­ni­do com a Comis­são Per­ma­nen­te de Atu­a­ção em Emer­gên­cia na manhã des­ta quar­ta-fei­ra — Pre­fei­tu­ra POA/X

Em Por­to Ale­gre, em ape­nas uma hora, cho­veu o equi­va­len­te a mais da meta­de da média pre­vis­ta para janei­ro. Segun­do o Cen­tro Naci­o­nal de Moni­to­ra­men­to e Aler­tas de Desas­tres Natu­rais (Cema­den), a pre­ci­pi­ta­ção atin­giu 76 milí­me­tros, quan­do eram espe­ra­dos 110 milí­me­tros para todo o mês. O ven­to che­gou a 89 quilô­me­tros por hora (km/h) na região do Aero­por­to Sal­ga­do Filho.

De acor­do com a pre­fei­tu­ra, o for­ne­ci­men­to de ener­gia elé­tri­ca foi inter­rom­pi­do em vári­os bair­ros, afe­tan­do cin­co das seis esta­ções de tra­ta­men­to de água, o que pode com­pro­me­ter o for­ne­ci­men­to de água para cer­ca de 1,2 milhão de pes­so­as que moram ou tra­ba­lham nos bair­ros afe­ta­dos.

A que­da de árvo­res e o ala­ga­men­to de ave­ni­das e ruas cau­sou mui­tos trans­tor­nos para moto­ris­tas e pedes­tres. Até às 7h, a pre­fei­tu­ra já havia rece­bi­do mais de 150 cha­ma­dos devi­do à que­da de árvo­res ou galhos.

Uni­da­des de saú­de de Por­to Ale­gre tam­bém foram atin­gi­das. Os hos­pi­tais de Pron­to-Socor­ro e de Clí­ni­cas, o Ins­ti­tu­to de Car­di­o­lo­gia, o Cen­tro de Saú­de IAPI e o pron­to-aten­di­men­to da Vila dos Comer­ciá­ri­os esta­vam sem luz até pou­co antes da publi­ca­ção des­ta maté­ria.

Ceic: Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) reúne representantes de órgãos e serviços para traçar as medidas de contenção da crise causada pelas chuvas. Foto: Prefeitura POA/X
Repro­du­ção: Comis­são Per­ma­nen­te de Atu­a­ção em Emer­gên­cia reú­ne repre­sen­tan­tes de órgãos e ser­vi­ços para tra­çar medi­das de con­ten­ção da cri­se cau­sa­da pelas chu­vas — Pre­fei­tu­ra POA/X

“Nos­sa pri­o­ri­da­de é reto­mar o for­ne­ci­men­to de ener­gia e de água”, afir­mou, em nota, o pre­fei­to Sebas­tião Melo, que come­çou o dia reu­ni­do com secre­tá­ri­os muni­ci­pais para ava­li­ar a situ­a­ção geral.

“Quem puder ficar em casa, fique, pois a cida­de está pra­ti­ca­men­te para­da. Esta­mos com todo o gover­no muni­ci­pal nas ruas aten­den­do as ocor­rên­ci­as e aju­dan­do a popu­la­ção nes­te momen­to difí­cil”, asse­guou o pre­fei­to.

Maté­ria ampli­a­da às 10h53

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …