...
segunda-feira ,29 abril 2024
Home / Economia / Caoa anuncia fechamento da fábrica e demissão de 480 trabalhadores

Caoa anuncia fechamento da fábrica e demissão de 480 trabalhadores

Repro­du­ção: © REUTERS/Rahel Patrasso/Direitos reser­va­dos

Montadora anuncia plano de eletrificação no Brasil


Publi­ca­do em 06/05/2022 — 14:39 Por Lud­mil­la Sou­za — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A mon­ta­do­ra Caoa Chery comu­ni­cou ao Sin­di­ca­to dos Meta­lúr­gi­cos de São José dos Cam­pos e Região, nes­ta quin­ta-fei­ra (5), que vai fechar a fábri­ca de Jaca­reí e demi­tir cer­ca de 480 tra­ba­lha­do­res. Segun­do o sin­di­ca­to, a deci­são pegou os meta­lúr­gi­cos de sur­pre­sa.

Em reu­nião com o sin­di­ca­to, na quin­ta-fei­ra, a dire­ção da Caoa Chery infor­mou que um mode­lo sai­rá de linha, e dois mode­los pas­sa­rão a ser impor­ta­dos da Chi­na. Com isso, a empre­sa pre­ten­de encer­rar toda a pro­du­ção de Jaca­reí (SP). A fábri­ca infor­mou que a uni­da­de pas­sa­rá por uma moder­ni­za­ção para a pro­du­ção de car­ros elé­tri­cos, que come­ça­ria ape­nas em 2025.

Em nota, a mon­ta­do­ra infor­mou que está aten­ta às deman­das glo­bais em rela­ção à mobi­li­da­de sus­ten­tá­vel e assu­me o com­pro­mis­so com o Bra­sil e seus con­su­mi­do­res de ele­tri­fi­car todos os mode­los de seu port­fó­lio até o final de 2023. Com isso, ini­cia um gran­de pro­ces­so de remo­de­la­ção da sua uni­da­de fabril em Jaca­reí, inte­ri­or de São Pau­lo.

“Esta é a pri­mei­ra vez que a fábri­ca, inau­gu­ra­da em 2015, pas­sa­rá por uma atu­a­li­za­ção des­se por­te. Loca­li­za­da em um pon­to estra­té­gi­co de São Pau­lo, com fácil aces­so às prin­ci­pais rodo­vi­as do país, a uni­da­de fabril pas­sa­rá por mudan­ças para ade­qua­ção dos pro­ces­sos pro­du­ti­vos que per­mi­ti­rão a intro­du­ção de novos pro­du­tos con­ce­bi­dos a par­tir de pla­ta­for­mas de últi­ma gera­ção, equi­pa­dos com pro­pul­so­res híbri­dos ou 100% elé­tri­cos”.

A adap­ta­ção da uni­da­de de Jaca­reí terá como parâ­me­tro os pro­ces­sos pro­du­ti­vos já ado­ta­dos na fábri­ca da Caoa Mon­ta­do­ra, loca­li­za­da em Aná­po­lis (GO), infor­mou a mon­ta­do­ra. “Para que as mudan­ças ocor­ram de for­ma efe­ti­va, a Caoa Chery infor­ma a para­da tem­po­rá­ria da uni­da­de fabril de Jaca­reí (SP). A sus­pen­são das ati­vi­da­des tem como obje­ti­vo ajus­tar os pro­ces­sos pro­du­ti­vos da plan­ta para novos mode­los com tec­no­lo­gi­as híbri­das e elé­tri­cas, visan­do a moder­ni­za­ção e atu­a­li­za­ção das linhas de pro­du­ção.”

Já em rela­ção aos cola­bo­ra­do­res da plan­ta de Jaca­reí, a empre­sa infor­mou que está em nego­ci­a­ção com os repre­sen­tan­tes do Sin­di­ca­to dos Meta­lúr­gi­cos de São José dos Cam­pos e região para a defi­ni­ção de um paco­te de inde­ni­za­ção suple­men­tar, “além do regu­lar paga­men­to das ver­bas res­ci­só­ri­as legais, seguin­do o seu com­pro­mis­so de res­pei­to aos tra­ba­lha­do­res”, infor­mou a nota.

Segun­do o sin­di­ca­to, com a deci­são, todos os 370 meta­lúr­gi­cos da pro­du­ção de Jaca­reí seri­am demi­ti­dos. A empre­sa infor­mou tam­bém que pre­ten­de dis­pen­sar mais da meta­de dos fun­ci­o­ná­ri­os do admi­nis­tra­ti­vo, setor que hoje con­ta com 230 tra­ba­lha­do­res na plan­ta. O res­tan­te do efe­ti­vo seria rema­ne­ja­do para outras uni­da­des da mon­ta­do­ra.

A fábri­ca da Chery foi inau­gu­ra­da em Jaca­reí no dia 28 de agos­to de 2014. Em 2017, meta­de da ope­ra­ção da mon­ta­do­ra chi­ne­sa no Bra­sil foi com­pra­da pelo Gru­po Caoa.

Assembleia dos trabalhadores

Em assem­bleia na manhã des­ta sex­ta-fei­ra (6), os meta­lúr­gi­cos da Caoa Chery em Jaca­reí apro­va­ram o iní­cio de uma cam­pa­nha con­tra o fecha­men­to da fábri­ca e pela manu­ten­ção dos pos­tos de tra­ba­lho. Como par­te da cam­pa­nha, os tra­ba­lha­do­res apro­va­ram a pro­pos­ta de aber­tu­ra de layoff a par­tir de junho para todos os fun­ci­o­ná­ri­os da mon­ta­do­ra.

A pro­pos­ta foi apre­sen­ta­da pelo Sin­di­ca­to dos Meta­lúr­gi­cos de São José dos Cam­pos e Região. Foi apro­va­da ain­da uma cam­pa­nha polí­ti­ca, cobran­do do poder públi­co medi­das que bar­rem o fecha­men­to da fábri­ca e pre­ser­vem os pos­tos de tra­ba­lho na plan­ta de Jaca­reí.

Na mes­ma assem­bleia, foi rejei­ta­da por una­ni­mi­da­de a pro­pos­ta apre­sen­ta­da pela empre­sa para demis­são dos tra­ba­lha­do­res e paga­men­to de três salá­ri­os nomi­nais como inde­ni­za­ção. O resul­ta­do será leva­do pelo sin­di­ca­to à mon­ta­do­ra, em uma nova reu­nião mar­ca­da para ter­ça-fei­ra (10).

Na nego­ci­a­ção ocor­ri­da na manhã de ontem (5) com a dire­ção da Caoa Chery, o sin­di­ca­to propôs o layoff (sus­pen­são de con­tra­to) de cin­co meses a par­tir de 1º de junho, com mais três meses de esta­bi­li­da­de para todos os tra­ba­lha­do­res, garan­tin­do os empre­gos até janei­ro.

“O pro­gra­ma seria uma alter­na­ti­va para evi­tar a demis­são em mas­sa anun­ci­a­da pela empre­sa, com o fecha­men­to da fábri­ca em Jaca­reí”, segun­do a nota envi­a­da pelo sin­di­ca­to.

Passeata

Logo após a assem­bleia des­ta sex­ta-fei­ra, cer­ca de 400 tra­ba­lha­do­res saí­ram em pas­se­a­ta até a pre­fei­tu­ra de Jaca­reí. Jun­to com o sin­di­ca­to, eles rei­vin­di­cam ao pre­fei­to Izai­as San­ta­na (PSDB) e à Câma­ra Muni­ci­pal a pro­po­si­ção e apro­va­ção de um pro­je­to de lei que proí­ba o fecha­men­to da fábri­ca. Uma reu­nião com o pre­fei­to foi agen­da­da para hoje (6), às 15h.

Como par­te da cam­pa­nha pela pre­ser­va­ção dos empre­gos e manu­ten­ção da fábri­ca na cida­de, os tra­ba­lha­do­res ini­ci­am hoje um acam­pa­men­to em fren­te à mon­ta­do­ra.

“Não vamos per­mi­tir que a Caoa Chery, que foi ampla­men­te pri­vi­le­gi­a­da com bene­fí­ci­os fis­cais, sim­ples­men­te demi­ta os tra­ba­lha­do­res e feche a fábri­ca na cida­de. Vamos fazer uma gran­de cam­pa­nha con­tra esse total des­res­pei­to aos tra­ba­lha­do­res e à popu­la­ção de Jaca­reí, que cer­ta­men­te sofre­rá for­te impac­to com essa medi­da. Assim como fize­mos na Avi­bras, onde con­se­gui­mos rever­ter as 420 demis­sões, vamos lutar com toda for­ça em defe­sa dos empre­gos na Caoa Chery”, afir­mou o pre­si­den­te do Sin­di­ca­to, Wel­ler Gon­çal­ves.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira …