...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Economia / INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional

INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Não haverá agendamento. Equipes entrarão em contato com segurados


Publicado em 11/03/2024 — 11:04 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma sem­ana de mutirão de reabil­i­tação profis­sion­al a par­tir des­ta segun­da-feira (11). As equipes das super­in­tendên­cias region­ais do INSS farão o con­ta­to com os segu­ra­dos que estão na fila para o atendi­men­to, por­tan­to, não haverá agen­da­men­to.

Hoje, 37 mil segu­ra­dos estão na fila para avali­ação socio­profis­sion­al nas seis super­in­tendên­cias region­ais do INSS. Para o mutirão, foram disponi­bi­lizadas 4.773 vagas, sendo 580 em São Paulo; 1.530 em Minas Gerais; 88 no Rio de Janeiro; 630 em San­ta Cata­ri­na; 1.265 em Per­nam­bu­co; e 680 no Dis­tri­to Fed­er­al.

Após a avali­ação ini­cial, serão aten­di­dos os segu­ra­dos con­sid­er­a­dos aptos ao pro­gra­ma de reabil­i­tação profis­sion­al. O serviço envolve atendi­men­to com vários espe­cial­is­tas do INSS como ter­apeu­tas ocu­pa­cionais, fisioter­apeu­tas, psicól­o­gos, sociól­o­gos, ped­a­go­gos e assis­tentes soci­ais.

Entenda o serviço

Os encam­in­hamen­tos à reabil­i­tação profis­sion­al do INSS podem ocor­rer por meio da perí­cia médi­ca, por requer­i­men­to espon­tâ­neo e, em últi­mo caso, pela Justiça Fed­er­al.

Na perí­cia médi­ca, o segu­ra­do afas­ta­do por inca­paci­dade tem­porária — seja doença ou aci­dente — é avali­a­do e, se for con­stata­da a prováv­el impos­si­bil­i­dade de retorno às ativi­dades profis­sion­ais habit­u­ais de for­ma per­ma­nente, ele é encam­in­hado para as avali­ações peri­cial e socio­profis­sion­al.

A depen­der da situ­ação, o cidadão poderá ser encam­in­hado para treina­men­tos, cur­sos profis­sion­al­izantes e apren­diza­dos para requal­i­fi­cação em uma ativi­dade profis­sion­al com­patív­el com sua atu­al capaci­dade de tra­bal­ho.

Durante o pro­gra­ma de reabil­i­tação, o segu­ra­do con­tin­ua receben­do o bene­fí­cio por inca­paci­dade tem­porária. Con­cluí­do o proces­so e com resul­ta­do pos­i­ti­vo, ele retor­na ao mer­ca­do de tra­bal­ho em sua ativi­dade orig­inária ou em out­ra com­patív­el com suas condições atu­ais. Em caso neg­a­ti­vo, caso a reabil­i­tação não seja pos­sív­el, ocorre a aposen­ta­do­ria por invalidez.

Em comu­ni­ca­do, o INSS desta­cou que o serviço de reabil­i­tação profis­sion­al é um pro­gra­ma e não se tra­ta de um atendi­men­to iso­la­do. “Há uma sequên­cia de providên­cias em inúmeras eta­pas, por isso exis­tem critérios para o segu­ra­do ser con­sid­er­a­do elegív­el e pos­sa, então, ser acom­pan­hado por um profis­sion­al que irá con­duzi-lo em todas estas eta­pas nas for­mas pre­vis­tas em nor­ma­ti­vas do INSS”, expli­cou.

Ain­da de acor­do com o órgão, “diante da com­plex­i­dade do proces­so de recu­per­ação de um tra­bal­hador e dos inúmeros cus­tos que envolvem tan­tas ativi­dades e tan­tos profis­sion­ais”, o INSS tem acor­dos de coop­er­ação téc­ni­ca e con­vênios com enti­dades e empre­sas pri­vadas para reabil­i­tação físi­ca dos ben­efi­ciários que são elegíveis ao pro­gra­ma.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …