...
terça-feira ,30 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Afeganistão: novo balanço indica pelo menos 95 mortos em explosões

Afeganistão: novo balanço indica pelo menos 95 mortos em explosões

Repro­du­ção: © REUTERS TV/1TV

Número de feridos no duplo atentado terrorista chega a 150


Publi­ca­do em 27/08/2021 — 08:00 Por Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

Novo balan­ço divul­ga­do hoje (27) em Cabul, no Afe­ga­nis­tão, indi­ca que pelo menos 95 pes­so­as mor­re­ram e 150 fica­ram feri­das no duplo aten­ta­do ter­ro­ris­ta que ocor­reu nes­sa quin­ta-fei­ra (26) no aero­por­to da capi­tal afe­gã. A auto­ria do aten­ta­do foi rei­vin­di­ca­da pelo gru­po extre­mis­ta Esta­do Islâ­mi­co. 

De acor­do com o balan­ço ante­ri­or, o núme­ro de mor­tos era de pelo menos 60 e o de feri­dos, 140, a mai­o­ria afe­gãos que ten­ta­vam embar­car em voos dos paí­ses ali­a­dos, que tam­bém sofre­ram bai­xas.

Washing­ton atri­buiu os aten­ta­dos ao ramo afe­gão do gru­po extre­mis­ta Esta­do Islâ­mi­co e dis­se que um homem-bom­ba explo­diu dis­po­si­ti­vo num dos aces­sos do aero­por­to de Cabul, deno­mi­na­do Abbey Gate. Pou­co depois, um segun­do ati­vou um enge­nho explo­si­vo per­to do Hotel Baron, nas ime­di­a­ções do aeró­dro­mo.

Na sequên­cia dos dois aten­ta­dos sui­ci­das, com­ba­ten­tes do Esta­do Islâ­mi­co, que no Afe­ga­nis­tão é con­si­de­ra­do ini­mi­go dos tali­bãs, abri­ram fogo con­tra civis e mili­ta­res na área.

Pos­te­ri­or­men­te, em comu­ni­ca­do divul­ga­do pela agên­cia de pro­pa­gan­da Amaq, o Esta­do Islâ­mi­co da Pro­vín­cia de Kho­ra­san (ISKP, na sigla em inglês) afir­mou que um dos seus com­ba­ten­tes pas­sou “todas as for­ti­fi­ca­ções de segu­ran­ça” e colo­cou-se a menos de “cin­co metros de mili­ta­res nor­te-ame­ri­ca­nos”, ten­do então deto­na­do o cin­to de explo­si­vos.

O comu­ni­ca­do só men­ci­o­nou um homem-bom­ba e ape­nas um explo­si­vo.

Os tali­bãs con­quis­ta­ram Cabul em 15 de agos­to, con­cluin­do uma ofen­si­va ini­ci­a­da em maio, quan­do come­çou a reti­ra­da das for­ças mili­ta­res nor­te-ame­ri­ca­nas e da Orga­ni­za­ção do Tra­ta­do do Atlân­ti­co Nor­te (Otan).

As for­ças inter­na­ci­o­nais esta­vam no país des­de 2001, no âmbi­to da ofen­si­va lide­ra­da pelos Esta­dos Uni­dos con­tra o regi­me extre­mis­ta (1996–2001), que aco­lhia no ter­ri­tó­rio o líder da Al-Qae­da, Osa­ma bin Laden, prin­ci­pal res­pon­sá­vel pelos aten­ta­dos ter­ro­ris­tas de 11 de setem­bro de 2001.

A toma­da da capi­tal pôs fim à pre­sen­ça mili­tar estran­gei­ra de 20 anos no Afe­ga­nis­tão, dos Esta­dos Uni­dos e ali­a­dos na Otan.

* Com infor­ma­ções da RTP — Rádio e Tele­vi­são de Por­tu­gal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Presos fazem motim em penitenciária no Paraguai

Repro­du­ção: © Minis­te­rio de Jus­ti­cia Para­guai Rebelião foi controlada após 3 horas Publi­ca­do em 16/02/2024 …