...
domingo ,28 abril 2024
Home / Educação / Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média


Publi­ca­do em 05/11/2023 — 22:31 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O pri­mei­ro dia de apli­ca­ção das pro­vas do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) de 2023, nes­te domin­go (5), regis­trou ausên­cia média naci­o­nal de 28,1%. Os dados são pre­mi­li­na­res com base em 98% dos locais em que o exa­me foi rea­li­za­do. Foram mais de 3,9 milhões de ins­cri­tos nes­te ano. Ao todo, fize­ram o exa­me 71,9% dos can­di­da­tos, em mais de 132 mil salas de 1.750 muni­cí­pi­os bra­si­lei­ros. A abs­ten­ção foi simi­lar à regis­tra­da no ano pas­sa­do (28,3%). 

O balan­ço do dia de apli­ca­ção foi fei­to pelo minis­tro da Edu­ca­ção, Cami­lo San­ta­na, e o pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), Manu­el Palá­ci­os, em cole­ti­va de impren­sa na noi­te des­te domin­go. Nes­te pri­mei­ro dia, os estu­dan­tes fize­ram as pro­vas de lin­gua­gens; códi­gos e suas tec­no­lo­gi­as; e ciên­ci­as huma­nas e suas tec­no­lo­gi­as, além da reda­ção.

São Paulo (SP) 05/11/2023 - Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraiso . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­du­ção: Estu­dan­tes e pais na Uni­ver­si­da­de Pau­lis­ta no bair­ro do Paraí­so, em São Pau­lo. Foto: Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Com cer­ca de 13,1% a mais de ins­cri­tos em 2023, o minis­tro da Edu­ca­ção come­mo­rou o que cha­mou de rever­são de ten­dên­cia de que­da de par­ti­ci­pa­ção no exa­me, que é a prin­ci­pal for­ma de aces­so para quem dese­ja uma vaga no ensi­no supe­ri­or no país. “Tive­mos cer­ca de 500 mil ins­cri­tos a mais com­pa­ra­do ao ano de 2022. É um esfor­ço tam­bém que o gover­no tem fei­to para reto­mar que nos­sos jovens rea­li­zem o Enem, a espe­ran­ça de fazer uni­ver­si­da­de”, des­ta­cou Cami­lo San­ta­na. Nes­te ano, foram 3.939.242 ins­cri­ções con­fir­ma­das. No ano pas­sa­do, foram regis­tra­das 3.476.105 ins­cri­ções.

Na 25ª edi­ção do exa­me, pela pri­mei­ra vez, os grá­fi­cos e as figu­ras das pro­vas foram impres­sos em for­ma­to colo­ri­do para faci­li­tar às pes­so­as que são daltô­ni­cas ou tenham pro­ble­mas de visão. O car­tão-res­pos­ta tam­bém foi ampli­a­do tam­bém para pes­so­as com algu­ma defi­ci­ên­cia visu­al.

Incidentes

Segun­do o balan­ço apre­sen­ta­do por San­ta­na, o pri­mei­ro dia de pro­vas do Enem 2023 teve 4.293 can­di­da­tos eli­mi­na­dos por vio­la­ções, como por­tar equi­pa­men­to ele­trô­ni­co, ausen­tar-se da sala antes do horá­rio per­mi­ti­do (15h30), uti­li­zar impres­sos e não aten­der ori­en­ta­ções dos fis­cais. Todas essas regras estão pre­vis­tas no edi­tal.

São Paulo (SP) 05/11/2023 - Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraiso . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­du­ção: Estu­dan­tes aguar­dam iní­cio da pro­va na Uni­ver­si­da­de Pau­lis­ta, no bair­ro do Paraí­so, em São Pau­lo. Foto: Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Tam­bém foram con­ta­bi­li­za­dos 905 can­di­da­tos que tive­ram pro­ble­mas duran­te a apli­ca­ção das pro­vas, que envol­ve­ram emer­gên­ci­as médi­cas, inter­rup­ções tem­po­rá­ri­as de ener­gia e desa­bas­te­ci­men­to de água.

Estu­dan­tes que foram pre­ju­di­ca­dos por con­di­ções cli­má­ti­cas e pro­ble­mas de logís­ti­ca, e tam­bém aque­les que foram alo­ca­dos em locais de pro­va em dis­tân­cia mai­or do que a pre­vi­são do edi­tal (30 quilô­me­tros), pode­rão soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção das pro­vas para os dias 12 e 13 de dezem­bro. Os casos de doen­ças e ques­tões de saú­de que impe­di­ram a rea­li­za­ção da pro­va tam­bém dão direi­to à rea­pli­ca­ção. O reque­ri­men­to será dis­po­ni­bi­li­za­do pelo Inep.

Foto do exame

O minis­tro e o pre­si­den­te do Inep, Manu­al Palá­ci­os, tam­bém comen­ta­ram sobre as inves­ti­ga­ções envol­ven­do a ima­gem de uma pro­va de reda­ção do Enem 2023 que cir­cu­lou nas redes soci­ais e em gru­pos do What­sApp duran­te a tar­de. A Polí­cia Fede­ral (PF) foi aci­o­na­da para inves­ti­gar o caso.

“Essas ima­gens pas­sa­ram a cir­cu­lar após o iní­cio da apli­ca­ção, e a soli­ci­ta­ção é de que a PF faça as inves­ti­ga­ções neces­sá­ri­as, por­que os estu­dan­tes só podem sair com as pro­vas a par­tir das 18h30. Então, qual­quer momen­to ante­ri­or às 18h30, cons­ti­tui infra­ção”, obser­vou Palá­ci­os, que des­car­tou qual­quer envol­vi­men­to de ser­vi­do­res do Inep.

Brasília (DF) 05/11/2023 –Inep aciona PF por suposto vazamento da prova de redação do EnemFoto passou a circular na internet após início da aplicação do exame Fonte Redes Sociais
Repro­du­ção: Inep aci­o­na PF por supos­to vaza­men­to da pro­va de reda­ção do Enem Foto pas­sou a cir­cu­lar na inter­net após iní­cio da apli­ca­ção do exa­me Fon­te Redes Soci­ais.

De acor­do com Cami­lo San­ta­na, duas dili­gên­ci­as da PF para iden­ti­fi­car os res­pon­sá­veis pela divul­ga­ção das fotos foram rea­li­za­das em Per­nam­bu­co e no Dis­tri­to Fede­ral.

A ima­gem repro­du­zi­da na inter­net mos­tra a pági­na 19 do cader­no de pro­vas do tipo 3, bran­co. Na foto­gra­fia, há o tema da reda­ção: “Desa­fi­os para o enfren­ta­men­to da invi­si­bi­li­da­de do tra­ba­lho de cui­da­do rea­li­za­do pela mulher no Bra­sil”, bem como ins­tru­ções aos can­di­da­tos para redi­gir a dis­ser­ta­ção: como núme­ro de linhas da folha, uso de cane­ta pre­ta e pena­li­da­de com nota zero quan­do hou­ver fuga do tema pro­pos­to. A ima­gem mos­tra ain­da qua­tro tex­tos de apoio.

Pelas regras do Enem, des­cri­tas no edi­tal des­te ano, não é per­mi­ti­do o uso de ele­trô­ni­cos no local de pro­va, nem pos­tar fotos duran­te a ava­li­a­ção. Os par­ti­ci­pan­tes fla­gra­dos tiran­do fotos das pro­vas estão come­ten­do um cri­me e são, auto­ma­ti­ca­men­te, eli­mi­na­dos do Enem.

Exame

O Enem é con­si­de­ra­do a prin­ci­pal por­ta de entra­da para ins­ti­tui­ções de ensi­no supe­ri­or naci­o­nais e em Por­tu­gal e ocor­re nas 27 uni­da­des da fede­ra­ção, em dois domin­gos con­se­cu­ti­vos (5 e 12 de novem­bro). O resul­ta­do do Enem é usa­do para ingres­so nas uni­ver­si­da­des públi­cas, por meio do Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu) ou para bol­sas em uni­ver­si­da­des pri­va­das pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Para Todos (Prou­ni). O exa­me tam­bém é usa­do para aces­so ao Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (Fies), do Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC). Este é o pro­gra­ma do gover­no que finan­cia men­sa­li­da­des em ins­ti­tui­ções pri­va­das.

A mai­or par­te dos can­di­da­tos do Enem (mais de 1,8 milhão) já con­cluiu o ensi­no médio (48,2%), enquan­to 1,4 milhão de ins­cri­tos devem con­cluir o seg­men­to em 2023 (35,6%). Há ain­da os alu­nos que ain­da não con­cluí­ram o ensi­no médio e par­ti­ci­pam como trei­nei­ros, com o obje­ti­vo de tes­tar conhe­ci­men­tos.

Edi­ção: Cami­la Maci­el

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr/ Agên­cia Bra­sil Nesta edição, são ofertadas 67.301 vagas para financiamento Publi­ca­do em 15/03/2024 …