...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Saúde / Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Nísia Trindade falará sobre fim da emergência em saúde por covid-19


Pub­li­ca­do em 07/05/2023 — 08:30 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pro­nun­ci­a­men­to, em cadeia nacional de rádio e tele­visão, na noite deste domin­go (7). A men­sagem, que deve ir ao ar por vol­ta das 20h, vai destacar a declar­ação da Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS), que decre­tou o fim da Emergên­cia de Saúde Públi­ca de Importân­cia Inter­na­cional em relação à covid-19. Segun­do a asses­so­ria da min­is­tra, a ideia é que ela ressalte que a covid-19 ain­da não acabou e que a vaci­nação con­tin­ua fun­da­men­tal.

Após mais de três anos, a OMS declar­ou na últi­ma sex­ta-feira (5) que a covid-19 não con­figu­ra mais emergên­cia em saúde públi­ca de importân­cia inter­na­cional. De acor­do com a enti­dade, o vírus se clas­si­fi­ca ago­ra como um “prob­le­ma de saúde esta­b­ele­ci­do e con­tín­uo”.

“É uma grande vitória para a sociedade, pos­sív­el graças à ciên­cia e à vaci­nação, ori­en­tadas para o aces­so à saúde. Ao mes­mo tem­po, o anún­cio não sig­nifi­ca o fim da cir­cu­lação do vírus, mas uma mudança de abor­dagem. Ain­da temos que ter cuida­dos, inclu­sive nos vaci­nan­do con­tra a covid-19, o que em muitos país­es pas­sou a com­por o cal­endário anu­al, a exem­p­lo da vaci­nação con­tra a influen­za”, escreveu a min­is­tra, nas redes soci­ais.

Em todo o mun­do, a pan­demia lev­ou à morte mais de 7 mil­hões de pes­soas, número que pode estar subes­ti­ma­do. Somente no Brasil, o número de vidas per­di­das ultra­pas­sou as 700 mil pes­soas.

Edição: Heloisa Cristal­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono

Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis Ana Car­oli­na Alli* Pub­li­ca­do em …