...
domingo ,28 abril 2024
Home / Saúde / Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Nísia Trindade falará sobre fim da emergência em saúde por covid-19


Publi­ca­do em 07/05/2023 — 08:30 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A minis­tra da Saú­de, Nísia Trin­da­de, fará um pro­nun­ci­a­men­to, em cadeia naci­o­nal de rádio e tele­vi­são, na noi­te des­te domin­go (7). A men­sa­gem, que deve ir ao ar por vol­ta das 20h, vai des­ta­car a decla­ra­ção da Orga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de (OMS), que decre­tou o fim da Emer­gên­cia de Saú­de Públi­ca de Impor­tân­cia Inter­na­ci­o­nal em rela­ção à covid-19. Segun­do a asses­so­ria da minis­tra, a ideia é que ela res­sal­te que a covid-19 ain­da não aca­bou e que a vaci­na­ção con­ti­nua fun­da­men­tal.

Após mais de três anos, a OMS decla­rou na últi­ma sex­ta-fei­ra (5) que a covid-19 não con­fi­gu­ra mais emer­gên­cia em saú­de públi­ca de impor­tân­cia inter­na­ci­o­nal. De acor­do com a enti­da­de, o vírus se clas­si­fi­ca ago­ra como um “pro­ble­ma de saú­de esta­be­le­ci­do e con­tí­nuo”.

“É uma gran­de vitó­ria para a soci­e­da­de, pos­sí­vel gra­ças à ciên­cia e à vaci­na­ção, ori­en­ta­das para o aces­so à saú­de. Ao mes­mo tem­po, o anún­cio não sig­ni­fi­ca o fim da cir­cu­la­ção do vírus, mas uma mudan­ça de abor­da­gem. Ain­da temos que ter cui­da­dos, inclu­si­ve nos vaci­nan­do con­tra a covid-19, o que em mui­tos paí­ses pas­sou a com­por o calen­dá­rio anu­al, a exem­plo da vaci­na­ção con­tra a influ­en­za”, escre­veu a minis­tra, nas redes soci­ais.

Em todo o mun­do, a pan­de­mia levou à mor­te mais de 7 milhões de pes­so­as, núme­ro que pode estar subes­ti­ma­do. Somen­te no Bra­sil, o núme­ro de vidas per­di­das ultra­pas­sou as 700 mil pes­so­as.

Edi­ção: Heloi­sa Cris­tal­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ziraldo mudou campanhas de prevenção da saúde, dizem especialistas

Repro­du­ção: © Ziraldo/Divulgação Segundo o Instituto Nacional do Câncer, materiais são usados até hoje Publicado …